Já terminou a primeira Etapa da edição de 2013 do Rali de Marrocos e a dupla Ricardo Porém/Manuel Porém entrou com o pé direito na prova, ao conquistar a 15ª posição da geral, tendo gasto 3h02m02s num dia com 203 quilómetros ao cronómetro e que contemplava a travessia do Erg Cheggaga.
No final da etapa a dupla portuguesa revelava um enorme sorriso nos lábios, tal a forma como as coisas correram nesta que foi a sua estreia absoluta no deserto em competição. Com muitas dunas e algumas armadilhas este dia correu de feição e o piloto de Leiria afirmava que “foi espectacular. Estava um pouco ansioso, por saber que iríamos ter pela frente uma etapa de dunas, com muita navegação, mas a verdade é que ultrapassámos este primeiro desafio sem qualquer tipo de problemas. O meu irmão Manuel esteve impecável e isso deu-me uma confiança adicional. Não nos perdemos, tive as notas sempre no sítio certo e este primeiro sucesso deve-se em muito a ele. O carro é muito bom e conseguimos evitar todos os perigos da pista. Foi um dia muito bom e que nos dá uma motivação adicional para o que temos pela frente.”
Para amanhã, estão reservados mais 240 quilómetros de especial, antecedidos de uma ligação de 65 quilómetros e outra de 95 quilómetros entre o final do troço e o Bivouac. A segunda etapa será radicalmente diferente da de hoje, com uma especial em zona de montanha, muito técnica, em que será exigida uma atenção redobrada por parte do piloto.
Classificação após a 1ª Etapa:
1º Terranova/Fiúza (Mini), 2h22m00s
2º Rakhimbayev/Zhiltsov (Toyota), a 7m41s
3º Ten-Brinke/Baumel (Ford), a 8m29s
4º Sireyjol/Beguin (Buggy), a 9m03s
5º Wevers/Lurquin (Ford), a 9m26s
(…) 15º Ricardo Porém/Manuel Porém (Nissan), a 40m02s
(…) 20º Paulo Ferreira/Jorge Monteiro (Nissan), a 53m42s
por: Comunicado de Imprensa