| | | | | | | | |   

Renato Pita preparado para o rali de sanremo

10 October , 2013

Renato Pita e Marco Macedo já completaram os reconhecimentos do Rali de Sanremo, penúltima prova do programa da dupla no Campeonato de Europa de Ralis (ERC) 2013. O piloto BP Portugal gostou muito dos troços da Riviera das Flores italiana, considerando-os, talvez, os seus preferidos até agora, mas reconhece igualmente que são os mais difíceis e exigentes dos cinco que já percorreu nesta campanha europeia.

O motor do Peugeot 208 R2 foi submetido a uma revisão de rotina e, uma vez feitos os reconhecimentos, está tudo a postos para que a única dupla portuguesa no ERC 2013 comece a disputar o emblemático e exigente Rali de Sanremo. “É uma prova muito técnica, mas com pisos de que gosto particularmente. E é também, sem dúvida alguma, o rali que considero mais difícil dos que disputei até agora no ERC”, começa por dizer o português.

Os reconhecimentos foram uma tarefa algo complicada, porque as florestais italianas são muto estreitas – quase não se cruzam dois carros – e, como estão abertas a todo o tráfego, isso dificulta a tomada de notas. “Depois, o facto de andarmos frequentemente entre o nível do mar e mais de mil metros de altitude tem-me criado algum desgaste físico adicional”, refere ainda Renato Pita. E a famosa classificativa nocturna de 55 quilómetros é outro desafio: “Tem quase o dobro do tamanho da maior que disputei até agora e corre-se de noite… Sei que vou ter alguma dificuldade em manter um ritmo constante”.

No entanto, o optimismo prevalece no seio da equipa, que nunca correu com a pressão dos resultados ao longo da época e muito menos o fará agora. “Esta é uma prova em que o mínimo erro me pode sair bastante caro, pelo que quero em primeiro lugar completá-la, para assegurar uma boa base para o próximo ano. Mas vou todavia tentar o melhor resultado possível, naturalmente”, garante Renato.

Marco Macedo afina pelo mesmo diapasão e refere ainda outras dificuldades: “É um rali muito exigente e os pneus vão voltar a desempenhar um papel muito importante, visto haver diferentes condições de aderência nos troços. Para além de termos apanhado chuva e sol ao longo do percurso, há classificativas com secções em pinhais de copas muito cerradas, onde a humidade é quase permanente. Mas são contingências dos ralis e as condições são normalmente iguais para todos”.

O Rali de Sanremo vai para estrada na sexta-feira (11 de Outubro), às 13h33 portuguesas e, após três «especiais» disputadas durante a tarde, às 20h21 (sempre na hora portuguesa) corre-se a longa classificativa nocturna de 55,40 km. A prova termina no sábado, com a disputa de mais seis especiais de classificação ao longo do dia, a partir das 09h59, para encerrar com a cerimónia de pódio, às 17h04.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks