| | | | | | | | |   

Range Rover Híbridos: ‘Rota da Seda 2013’ – a chegada à China

4 October , 2013

Ao atravessar montanhas que nenhum veículo estrageiro alguma vez havia atravessado, a expedição `Rota da Seda 2013´ completou a etapa Xinjiang-Tibete, um dos percursos mais exigentes do mundo por se circular continuamente nos 4.000 metros de altitude.

Durante esta dura etapa, os membros da expedição atravessaram lugares que poucos ocidentais cruzaram, atravessando áreas fronteiriças sob controlo militar em altitudes que os próprios médicos e experientes alpinistas consideram de risco “elevado”, “muito elevado” ou “extremadamente elevado”.

Antes de chegar à China, a expedição `Rota da Seda´ passou a última das oito noites no Quirguistão, num campo de iurtas perto de Tash Rabat, um antigo albergue que data do século XV e que era usado para dar abrigo aos comerciantes nómadas da rota da seda. No dia seguinte, a equipa dos três Range Rover híbridos chegou a Kasgar, uma das cidades mais remotas e ocidentais da China e onde, na altura do império romano, a antiga rota se separava no caminho para norte e sul.

Depois da entrada na China surgiram as montanhas mais escarpadas que a caravana teve que atravessar. Durante os cinco dias seguintes, os membros da expedição e os seus Land Rover viajaram rumo a sudeste, desde Kasgar até Zhangmu, na fronteira com o Nepal, circulando por um caminho deteriorado cuja altitude oscila entre os 3.500 e os 4.500 metros.

Ao nível do mar, 21% do ar é oxigenado, mas a 5 mil metros esta percentagem reduz para 10%. Todos os membros da expedição sofreram os efeitos da altitude no seu organismo, chegando, inclusivamente, a precisar de alguns suplementos de oxigénio.

O rendimento dos Range Rover híbridos viu-se menos afetado pela altitude e pela falta de oxigénio. Com a ajuda dos motores elétricos, os Range Rover híbridos avançaram normalmente, apenas com a sensação de uma resposta menos direta às investidas sobre o acelerador, especialmente em declives com grandes inclinações e apesar da elevada carga.

Os fabricantes de automóveis, raramente têm a oportunidade de testar os seus veículos a uma altitude tão elevada pelo que a Land Rover aproveitou a ocasião para monitorizar e seguir atentamente a informação proporcionada por todos os sensores do Range Rover Hybrid. Esta expedição é o teste final dos novos Range Rover Hybrid antes de passarem à fase de produção no final deste ano.

A última noite da caravana na China passou-se a apenas 1,5 km da Ponte da Amizade que une a China ao Nepal. 


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks