| | | | | | | | |   

Mike Rockenfeller conquista título na penúltima jornada em Zandvoort

30 September , 2013

Campeão no DTM 2013 ao volante de um Audi. Na penúltima jornada da temporada, Mike Rockenfeller ao volante do Schaeffler Audi RS 5 DTM garantiu a conquista antecipada do título de pilotos no mais competitivo e prestigiado campeonato de carros de Turismo. Ao mesmo tempo, e perante os 41.000 espectadores (durante todo o fim-de-semana) presentes no circuito de Zandvoort, a Audi e a Audi Sport Team Phoenix assumiram a liderança do campeonato de Marcas, antes da derradeira jornada a disputar em Hockenheim.

“A Audi conquistou o título de campeão de pilotos no DTM pela nona vez, a quinta nos últimos sete anos. Prova inequívoca da proverbial filosofia da nossa marca – “Na vanguarda da técnica” – e do elevado desempenho dos nossos modelos RS”, destacou Rupert Stadler, Presidente da Audi que na companhia do seu colega do Conselho de Administração, Dr. Ulrich Hackenberg, “sofreram” até Mike Rockenfeller cruzar a linha de chegada na corrida de Zandvoort. “Estamos a competir contra dois fortes concorrentes no DTM. O sucesso de cada “Audian” é um verdadeiro orgulho para nós, tem um valor correspondente.”

Antes na derradeira jornada a disputar no Hockenheimring, Rockenfeller tem uma vantagem de 26 pontos, posicionando-o num lugar que lhe garante desde já a conquista virtual do título de pilotos. Logo no momento do arranque, Rockenfeller ultrapassou o BMW de Marco Wittmann (que havia assegurado a pole-position) e passou a rodar no segundo lugar que necessitava para a conquista antecipada do título no caso de Augusto Farfus e o seu BMW – único rival na discussão pelo título – triunfarem em Zandvoort, como, aliás, viria a acontecer. Rockenfeller arrancou com os pneus de opção e após a mudança para os pneus normais continuou a ocupar o mesmo lugar, após o seu colega de marca Timo Scheider lhe ter facilitado a ultrapassagem durante o seu segundo pit stop e, posteriormente o ter seguido como “uma sombra” para garantir o terceiro lugar final. Rockenfeller rodou sempre na segunda posição, mesmo numa altura perto do final e durante um período do safety car em pista.

“Ganhar o título do DTM uma corrida antes do final da temporada é fantástico. Acho que vai demorar um pouco para assimilar o que conseguimos fazer”, salientou o novo campeão do DTM após a corrida. “Gostaria de agradecer à Audi, à Audi Sport Team Phoenix bem como ao Timo (Scheider) que hoje me ajudou muito. Com os pneus de opção, estava muito rápido no início da corrida, mas após a primeira paragem do Augusto (Farfus) e depois de mudar para pneus normais, não estive tão rápido. Estou muito orgulhoso por toda a equipa da Audi. Após as dificuldades sentidas o ano passado, trabalhamos bastante na pré-época para melhorar o carro. Ser consistente e rápido para marcar pontos foi a chave para o sucesso”.

Timo Scheider no AUTO TEST Audi RS 5 DTM da Audi Sport Team Abt Sportsline conquistou o terceiro lugar, o seu primeiro pódio da temporada. O bi-campeão do DTM mudou de pneus normais para um “set” de opção bastante cedo numa estratégia que resultou em pleno. Reentrou em pista à frente de Rockenfeller e de Wittmann para depois deixar passar o seu colega da Audi e rodar sempre “colado” à traseira do futuro campeão até ao cruzar da linha de chegada.

Uma corrida rápida e de “raiva” protagonizou Mattias Ekström no Red Bull Audi RS 5 DTM. Um conjunto de espetaculares ultrapassagens – só na última volta foram três – garantiu ao sueco terminar na quarta posição. Adrien Tambay (Audi ultra RS 5 DTM), Filipe Albuquerque (Audi RS 5 Financial Services DTM / Audi Sport Team Rosberg) e Miguel Molina (Audi RS 5 DTM) ao assegurarem a quinta, oitava e décima posições, respetivamente, também contribuíram para a Audi somar agora 325 pontos e assumir a liderança na classificação das Marcas, à frente da BMW (317) e da Mercedes -Benz (239). Na classificação das equipas, a Audi Sport Team Phoenix tem uma vantagem de três pontos sobre a BMW RBM antes da realização da derradeira jornada da temporada.

“Parabéns e um sincero “muito obrigado” para o Mike (Rockenfeller), a Audi Sport Team Phoenix e a toda a equipa da Audi!”, sublinhou Dieter Gass, Diretor da Audi Sport no DTM desde a temporada de 2013. “O Mike garantiu o título de pilotos a uma corrida do final da temporada. Entre as Marcas estamos agora também na liderança. Não podemos desejar mais do que isso. Mike é um campeão digno, hoje não cometeu erros mesmo sob muita pressão. O Timo (Scheider) apoiou-o e merece ter conquistado o seu primeiro pódio nesta temporada. Também a recuperação do Mattias (Ekström) foi sensacional. Há muitas razões para comemorar esta noite e é isso que vamos fazer. “Obrigado” também a todos os elementos de Ingolstadt e de Neckarsulm, como às equipas e fornecedores que tornaram possível este título no DTM para a Audi”.

Classificação Final

1. Augusto Farfus / BMW Team RBM (BMW M3 DTM), 44 voltas em 1h 13m 26,294s
2. Mike Rockenfeller / Audi Sport Team Phoenix (Audi RS 5 DTM), a 1,603s
3. Timo Scheider / Audi Sport Team Abt (Audi RS 5 DTM), a 2,149s
4. Mattias Ekström / Audi Sport Team Abt Sportsline (Audi RS 5 DTM), a 3,383 s
5. Marco Wittmann / BMW Team MTEK (BMW M3 DTM), a 3,652s
6. Adrien Tambay (Audi Sport Team Abt / Audi RS 5 DTM), a 3,834s
7. Joey Hand / BMW Team RBM (BMW M3 DTM), a 4,444s
8. Filipe Albuquerque / Audi Sport Team Rosberg (Audi RS 5 DTM), a 5,060s
9. Gary Paffett / EURONICS Mercedes AMG DTM (Mercedes AMG C-Coupé), a 6,795s
10. Miguel Molina / Audi Sport Team Phoenix (Audi RS 5 DTM), a 7,023s
11. Martin Tomczyk / BMW Team RMG (BMW M3 DTM), a 7,397s
12. Pascal Wehrlein / Mercedes AMG DTM (Mercedes AMG C-Coupé), a 7,415s
13. Jamie Green / Audi Sport Team Abt Sportsline (Audi RS 5 DTM), a 8,068s
14. Edoardo Mortara / Audi Sport Team Rosberg (Audi RS 5 DTM), a 9,992s
15. Christian Vietoris / Mercedes AMG DTM-Team DTM (Mercedes AMG C-Coupé), a 10,596s
16. Robert Wickens / STIHL Mercedes AMG DTM (Mercedes AMG C-Coupé), a 11,117s
17. Daniel Juncadella / stern Mercedes AMG DTM (Mercedes AMG C-Coupé), a 11,558s
18. Timo Glock / BMW Team MTEK (BMW M3 DTM), a 12,043s
19. Andy Priaulx / BMW Team RMG (BMW M3 DTM), a 12,890s
20. Bruno Spengler / BMW Team Schnitzer (BMW M3 DTM), a 21,301s


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks