| | | | | | | | |   

Novadriver quer regressar às vitórias no FIA GT Series

25 September , 2013

O Team Novadriver vai cumprir a quinta e penúltima jornada dupla do FIA GT Series, a realizar-se no Circuito de Navarra, Espanha. Como sempre, a mais bem sucedida equipa portuguesa nas corridas de GT e campeã de Portugal de Circuitos 2012/2013, vai alinhar um Audi R8 LMS Ultra com as cores do Banco Sol, Circuito do Estoril e SIVA, tendo ao seu volante César Campaniço. O segundo piloto do Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver será revelado oportunamente.

Nesta penúltima jornada dupla, o Team Novadriver tem como objetivo regressar às vitórias, depois de um início de competição brilhante (“pole-position” e dupla vitória na categoria Pro-Am em Nogaro) que tem vindo a esmorecer devido aos inesperados abandonos em Zandvoort e na Eslováquia. Quando faltam apenas quatro corridas – duas jornadas duplas, em Navarra e a novidade Azerbaijão – o Team Novadriver ainda está na luta pela vitória na categoria Pro-Am, o objetivo traçado no início da época.

O Circuito de Navarra, localizado junto a França, na zona dos vinhos Rioja e da excelente gastronomia basca, é um traçado técnico, caracterizado como um percurso médio-lento, com um perímetro de 3,933 metros, 15 curvas (6 para a direita, 9 para a esquerda) e uma reta da meta com 800 metros, sendo que a largura oscila entre os 12 e os 15 metros.

Traçado que, em teoria, favorece as características do Audi R8 LMS Ultra, excelente no comportamento em curva, mas lento em linha reta devido ao BoP (Balance of Performance) imposto pela FIA. Recordamos que em 2012, o Team Novadriver com César Campaniço e Ni Amorim, alcançou, em Navarra, um pódio à geral na corrida ali disputada pelo Campeonato Europeu FIA GT3.

O Team Novadriver cumpriu uma completa revisão ao Audi R8 LMS Ultra e levou a cabo treinos intensivos com os seus elementos para melhorar os tempos de paragem nas boxes para troca de pilotos, pneus e reabastecimento, algo que tem papel preponderante no desfecho final das corridas.

Após a aparição da equipa WRT com os seus Audi R8 LMS Ultra com as especificações de 2012, forma de contornar o desfavorável BoP do modelo alemão, esta questão do balanço de performance continua a não estar resolvida. Apesar dos esforços da Audi junto da FIA para alterar a atual situação, nada ainda foi feito pelo que será possível que em Navarra regressem as versões 2012 do Audi R8 LMS Ultra. O Team Novadriver estará preparado e terá em Navarra uma resposta pronta caso seja possível usar a versão 2012, algo que o regulamento não autorizava no ano passado.

As duas corridas do FIA GT Series terão transmissão em direto no sítio de internet do campeonato (www.fiagtseries.com) e na Sport Tv.

César Campaniço – “As duas últimas provas foram madrastas para a equipa, mas tenho plena confiança no Team Novadriver para cumprir as duas últimas jornadas dupla da competição ao melhor nível. Trabalhámos muito nas paragens nas boxes, estamos preparados para usar a versão 2012 do Audi R8 LMS Ultra caso o BoP não seja alterado e vamos receber um novo piloto, o que aumenta, ainda mais, o fator motivação de todos para alinhavar boas prestações e, quem sabe, lutar pela vitória na categoria. Mesmo sabendo que os nossos adversários raramente cometem erros. Porém, o desporto automóvel é fértil em surpresas e depois do azar nos tocar à porta em Zandvoort e na Eslováquia, acredito que Navarra será bem diferente.” 

Horário da prova

Sábado, 28 Setembro

10.00 – 11.20 – Treinos Livres 1

12.35 – 13.50 – Treinos Livres 2

16.00 – 17.00 – Qualificação

Domingo, 29 Setembro

09.15 – 10.15 – Corrida “Qualifying”

13.15 – 14.15 – Corrida “Main”

Classificação do FIA GT Series PRO-AM

1ºs Sergey Afanasiev/Andreas Simonsen, 96 pts

2ºs Dominik Baumann/Hari Proczyk, 88 pts

3ºs César Campaniço, 59 pts

Calendário FIA GT Series

29 Março – 1 Abril – França/Nogaro

19 – 21 Abril – Bélgica/Zolder

05 – 07 Julho – Holanda/Zandvoort

16 – 18 Agosto – Eslováquia/Slovakia Ring

28 – 29 Setembro – Espanha/Navarra

19 – 20 Outubro – Azerbaijão


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks