| | | | | | | | |   

Novadriver fora de prova devido a problemas mecânicos

15 September , 2013

O Team Novadriver deslocou-se até ao Circuito Vasco Sameiro, em Braga, para disputar a quinta e última jornada do Campeonato de Portugal de Circuitos (CPC), tendo como objetivo conquistar os dois primeiros lugares da competição, depois de ter obtido o título no Autódromo Internacional do Algarve, palco para a penúltima prova do CPC.

Após os pilotos terem cumprido o habitual programa técnico durante os treinos livres e consultados os tempos registados, causou estranheza aos técnicos do Team Novadriver a perda de dois a três segundos em relação aos tempos normais registados pelos Audi R8 LMS Ultra no Circuito de Braga.

Auscultados os pilotos e verificada, com todo o detalhe, a telemetria dos dois Audi R8 LMS Ultra, os engenheiros do Team Novadriver detectaram temperaturas do líquido de refrigeração e dos lubrificantes demasiado elevadas, com particular gravidade no Audi R8 LMS Ultra #10.

Analisados os tempos e a telemetria, facilmente se concluiu que residia nas elevadas temperaturas sentidas no Circuito Vasco Sameiro, o problema de aquecimento nos motores. Na sessão livre matinal os tempos registados pelos dois Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver foram dentro do esperado, já nas outras duas sessões, a perda de performance era assinalável.

Após uma consulta aos técnicos da Audi Sport Customer Racing ficou evidente para a equipa técnica do Team Novadriver que perante uma corrida de duas horas com temperaturas elevadas, o andamento dos seus dois Audi R8 LMS Ultra seria bastante condicionado e o risco de destruição dos motores dos dois carros muito elevado. Face a esta inusitada e completamente inesperada situação, a direção do Team Novadriver reuniu com os seus pilotos e, de forma absolutamente unânime, ficou decidido não participar na corrida.

Decisão dura e muito difícil de tomar, pois o Team Novadriver gostaria de terminar a temporada, depois de conquistado o título e o segundo lugares do campeonato, na pista minhota. Era essa a sua intenção, tendo a equipa pago o valor de inscrição, deslocado toda a logística para o Circuito Vasco Sameiro e comprado os pneus e o combustível para o fim de semana, tendo inclusive cumprido as sessões de treinos livres. Porém, numa altura em que tudo está decidido em termos de campeonato, não valia a pena correr o risco do Team Novadriver sair de Braga com dois motores partidos.

O Team Novadriver lamenta e repudia profundamente alguns comentários absolutamente infundados sobre qualquer tipo de premeditação nesta ação. Se houvesse algum fundo de verdade nisso, perante a fraquíssima adesão à prova desde o fecho das inscrições, o Team Novadriver não teria feito a longa e onerosa deslocação, poupado alguns milhares de euros.

César Campaniço – “Estou muito triste com esta situação, ainda por cima porque é a primeira vez que ficamos de fora devido a problemas mecânicos. A equipa técnica do Team Novadriver tentou tudo para colocar em pista os dois Audi R8 LMS Ultra, mas havia o perigo sério de quebra dos motores e por uma questão de segurança e de acordo com todos os pilotos da equipa, decidimos não participar na corrida. Já nada havia para resolver em termos de contas do campeonato, devido à ausência dos nossos principais adversários, pelo que o risco de sair de Braga com dois motores danificados não compensava. Vamos agora perceber melhor o que se passou e preparar a equipa para a reta final da temporada com o Campeonato de Espanha IBER GT e o FIA GT Series, onde eu e o Team Novadriver ainda temos algumas ambições. Lamento a falta de desportivismo de algumas pessoas, que após todo o esforço feito para estarmos presentes em Braga, colocaram em causa a honestidade das nossas atitudes perante a impossibilidade técnica de participar na prova. Quero também destacar o grande sentido de equipa dos nossos cinco pilotos e da equipa técnica que, unanimemente, tomaram a difícil decisão de não competir depois de ter sido feito o investimento para participar. É algo que como responsável pelo Team Novadriver me deixa muito satisfeito, sendo algo que não esquecerei depois de semanas difíceis de trabalho e conflitos externos que são publicamente conhecidos.”


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks