| | | | | | | | |   

Hyundai i20 WRC evolui em testes intensivos em França e na Finlândia

5 September , 2013

O programa de testes intensivos da Hyundai Motorsport continuou a um ritmo elevado durante o mês de Agosto. O i20 WRC spec – 2014 fez a sua estreia no asfalto em França, e também realizou um teste nas rápidas estradas de terra batida, na Finlândia, do qual foram recolhidos dados valiosos para apreciação técnica.

Os pilotos de testes, Bryan Bouffier e Juho Hänninen, estiveram presentes durante os dez dias de testes, em que ambos partilharam ensaios, numa primeira fase no asfalto e numa segunda fase nos troços especiais da Finlândia onde Hänninen, conduzindo em casa, assumiu o controlo dos testes.

A mais recente alteração do i20 WRC foi colocada à prova em estradas de asfalto pela primeira vez na região de Vosges, em França, de 12 a 16 de Agosto com o principal objectivo de ganhar experiência e recolher dados neste tipo de piso.

“Sendo nossa primeira vez com o i20 WRC spec – 2014 no asfalto, adoptamos um plano de testes deliberadamente amplo, com o principal objectivo de definir a base de configuração para este tipo de superficie”, explicou o Director da Equipa Michel Nandan. “Nós completámos uma boa quilometragem sem grandes problemas, e obtivemos um retorno valioso tanto do Bryan como do Juho, o que nos permitirá concentrar nos componentes individuais na próxima afinação. No geral, foi uma estreia em asfalto muito positiva”.

Bryan Bouffier acrescentou: “Eu penso que este teste nos deu uma base muito boa para podermos evoluir no desenvolvimento da viatura. As estradas na região de Vosges permitiram-nos avaliar componentes fundamentais e identificar as características do i20 WRC no asfalto. Estou muito satisfeito com o comportamento do carro nas secções rápidas e quando a estrada apresenta irregularidades. Claro que vamos continuar a trabalhar em algumas áreas, mas no geral eu acho o carro muito bem equilibrado e fácil de conduzir.”

Depois do teste em asfalto, a equipa mudou-se para a Finlândia na semana passada para abordar as rápidas estradas de terra batida e os bem conhecidos e espetaculares saltos, que caracterizam o Rali da Finlândia, um dos rali mais exigentes a nível técnico do Campeonato Mundial de Ralis. Com o herói local Juho Hänninen ao volante, o teste contou com a versão mais actualizada do i20 WRC spec – 2014.

“Na Finlândia, utilizámos uma evolução do carro de 2014, diferente da que foi utilizada na França”, acrescentou Nandan. “Foram aplicadas algumas alterações à forma do chassis e durante o teste trabalhámos na aerodinâmica do carro. O i20 WRC foi equipado com um novo sistema aerodinâmico e concentrámos os nossos esforços em encontrar um bom equilíbrio. Quisemos verificar todos os aspectos do carro para que tivesse um correcto desempenho a alta velocidade, bem como nos saltos, que são extremamente exigentes. O carro pode chegar a uma aceleração extrema através destes saltos e por isso é essencial estudar o comportamento do carro e todos os seus componentes no momento da aterragem. Também experimentámos diferentes suspensões e soluções diferenciadas para desenvolver a melhor configuração possível para o início do próximo ano.”

Juho Hänninen comentou: “Tive uma agradável surpresa com a condução do i20 WRC após o primeiro teste. Quando se vai para a Finlândia pela primeira vez, nunca sabe o que esperar, às vezes, pode ser realmente difícil e pode haver uma grande quantidade de trabalho no que concerne à suspensão. Neste caso, porém, foi muito fácil e desde o primeiro dia que fomos capazes de trabalhar fazendo apenas pequenos ajustes. O carro reagiu muito bem a todas as mudanças que fizemos ao longo dos cinco dias. Eu senti que podia confiar no carro imediatamente e o sentimento ficou ainda mais forte dia após dia.”

Com sessões de testes planeadas quase a cada duas semanas, a Hyundai Motorsport enfrenta agora o período mais movimentado da fase de desenvolvimento antes de sua entrada no FIA World Rally Championship do próximo ano.

“Com novos desenvolvimentos no carro a cada sessão de testes, há muito trabalho a ser feito não só no terreno, mas também de volta à fábrica, com o objectivo de ter o carro pronto. Há um grande esforço por parte de toda a equipa e todos eles estão a dar o seu melhor “, concluiu Nandan.

 


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks