| | | | | | | | |   

Novadriver esclarece situação pontual dos campeões 2013

4 September , 2013

Após a quarta vitória consecutiva do Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver, pilotado por César Campaniço, Carlos Vieira e Mikko Eskelinen, no Campeonato de Portugal de Circuitos, os três pilotos sagraram-se campeões de Portugal.

Infelizmente, a classificação oficial do Campeonato de Portugal de Circuitos, publicado no sítio oficial da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), exibe apenas César Campaniço como primeiro classificado, deixando Carlos Vieira e Mikko Eskelinen no segundo lugar, não tendo sido contabilizadas as pontuações alcançadas por aqueles pilotos nas duas primeiras provas da competição (Aragão e Estoril).

A razão para esta situação, que não é inédita, reside num problema burocrático. O Team Novadriver efetuou a inscrição dos dois Audi R8 LMS Ultra e dos pilotos que iriam disputar o Campeonato de Portugal de Circuitos (CPC), tendo regularizado, no imediato, o pagamento das inscrições, embora não tendo nomeado todos os titulares das duas equipas devido à serôdia inscrição e alguma, natural, indefinição a mais de 60 dias do início da competição.

Inesperada e inexplicavelmente, Carlos Vieira e Mikko Eskelinen só foram considerados para efeitos de pontuação a partir da terceira prova do CPC, quando ambos tinham já disputado as primeiras duas corridas (Aragão e Estoril), ganho as mesmas na companhia de César Campaniço, tendo sido aceite nestes provas a inscrição dos três pilotos, estando registado na FPAK a inscrição e o devido pagamento de todos com generosa antecedência.

O Team Novadriver foi surpreendido por esta situação, por ter agido de boa fé, estando neste momento a tentar, por todas as vias, a regularização da situação que, necessariamente, provoca algum desconforto e perplexidade até pelo facto de ser um erro administrativo que pode suceder a qualquer momento.

Convirá referir que esta situação só existe devido a um regulamento pouco claro que à luz do direito civil e do direito administrativo, que permite várias interpretações ao autorizar a participação de pilotos em provas regidas pelo mesmo sem que pontuem para a competição e que, evidentemente, não está adaptado a provas em que, por carro, podem competir dois ou mais pilotos.

Algo inédito e estranho, pois todos os regulamentos internacionais homologados pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), nomeadamente os que regulamentam os campeonatos de velocidade em circuito com carros GT (Viaturas de Grande Turismos), autorizam, automaticamente, a pontuação para a competição de todos os pilotos utilizados pelas equipas inscritas.

O Team Novadriver deposita toda a confiança na Federação de Automobilismo e Karting (FPAK) e acredita que será feita justiça neste lamentável caso de erro administrativo, repondo os pontos conquistados pelo Audi R8 LMS Ultra com César Campaniço, Carlos Vieira e Mikko Eskelinen, entregando aos três o título de Campeões de Portugal de Circuitos.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks