| | | | | | | | |   

WEC: Domínio absoluto e invicto da Audi em 2013

2 September , 2013

A Audi manteve-se invicta na temporada 2013 do campeonato WEC. O Audi R18 e- tron quattro híbrido ganhou a quarta corrida de um total de oito jornadas agendadas para a presente temporada do Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC). Além disso, reivindicou a vitória nas clássicas de 12 horas de Sebring, em março. O fim-de-semana da corrida no Brasil terminou com a vitória de Marcel Fässler / André Lotterer / Benoît Treluyer, enquanto Loïc Duval / Tom Kristensen / Allan McNish ocuparam o segundo lugar. Com este sucesso nas 6 Horas de São Paulo, os vencedores reduziram a diferença para os seus colegas de equipa na classificação geral de pilotos para 22 pontos.

Depois de uma corrida autoritária a todos os níveis, os atuais campeões do mundo comemoraram a sua segunda vitória do campeonato WEC desta temporada após o sucesso na jornada de Spa, em maio. Perante mais de 38.000 espectadores Fässler / Lotterer / Treluyer com o carro número ‘1’ cruzaram a linha de chegada em Interlagos com uma vantagem de três voltas sobre o outro carro da equipa. A situação na classificação a meio da temporada tornou-se assim mais emocionante: após Le Mans – os vencedores Loïc Duval, Tom Kristensen e Allan McNish – chegaram ao Brasil com uma vantagem de 30 pontos.

A diferença significativa no final da corrida não reflete, no entanto, o verdadeiro desempenho evidenciado pelo carro número ‘2’. Na fase inicial, o Audi tripulado por Allan McNish dominou a prova. Porém, mais tarde, este trio de pilotos viveu momentos de algum infortúnio: num período com o safety car em pista, e já com Tom Kristensen ao volante, voltou ao traçado brasileiro atrás de um carro da categoria GT, bem mais lento. O nove vezes vencedor de Le Mans (que averbou a volta mais rápida na corrida) perdeu cerca de meio minuto, porque o carro da frente não estava a manter o ritmo do pelotão da frente. Posteriormente, Loïc Duval assumiu os comandos do Audi R18 e- tron quattro híbrido e numa altura em que estava em franca recuperação, perdeu a roda traseira direita do seu carro à saída do pit-lane (142ª volta) na sequência de um erro de montagem. Assim, Duval teve que completar uma volta em três rodas, além de ter sido penalizado com dois stop-and-go, perdendo no total quatro voltas.

No final, o Diretor da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich tinha motivos para estar satisfeito com um fim-de-semana perfeito. A Audi Sport Team Joest não só conquistou as duas primeiras posições para a grelha de partida como estabeleceu a volta mais rápida da corrida além de uma “dobradinha” no final destas 6 Horas de São Paulo, comemoranda a primeira vitória na América do Sul. Melhor era impossível! A aguardada luta com os carros da Toyota não aconteceu, na sequência do prematuro abandono da equipa japonesa logo na 25.ª volta.

Agora haverá que aguardar três semanas para os carros da Audi Sport continuaram a ter como objetivo a sua série de vitórias. Em 22 de setembro, o WEC tem agendada a jornada no circuito de Austin, no Texas, EUA, pela primeira vez.

Classificação Final
1. Fässler / Lotterer / Treluyer (Audi R18 e-tron quattro), 235 voltas
2. Duval / Kristensen / McNish (Audi R18 e-tron quattro), a 3 voltas
3. Beche / Heidfeld / Prost (Lola-Toyota), a 5 voltas
4. Conway / Martin / Rusinov (Oreca -Nissan), a 13 voltas
5. Baguette / Gonzalez / Plowman (Morgan -Nissan), a 14 voltas
6. Kaffer / Perez Companc / Minassian (Oreca -Nissan), a 14 voltas
7. Jeannette / Wirdheim / Zügel (Zytek -Nissan), a 18 voltas
8. Ihara / Merlin / Nicolet (Morgan -Nissan), a 21 voltas
9. Bruni / Fisichella (Ferrari), a 23 voltas
10. Mücke / Turner (Aston Martin), a 23 voltas


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks