| | | | | | | | |   

Porsche Panamera Diesel está ainda mais atractivo

2 September , 2013

Com o novo motor de 300 Cv e um pacote de performance dinâmica, a Porsche tornou o Panamera Diesel ainda mais atractivo a tempo do Salão Internacional Automóvel de Frank-furt (IAA). O modelo foi novamente equipado com um motor de seis cilindros em V, com três litros de capacidade, mas com a potência a ser aumentada em 50 Cv, o equivalente a um incremento de 20% na performance quando comparado com o seu predecessor. Como resultado, a
O que resta do anterior motor do Panamera Diesel são as dimensões do motor. As partes móveis em particular, tais como as cambotas e os pistons, foram totalmente redesenhadas e dimensionadas com o objectivo de incrementar a potência. Pela primeira vez, a Porsche também combinou este novo motor com um turbocompressor arrefecido por água. O novo turbocompressor consegue um maior débito de ar e uma pressão mais elevada que chega aos 3 bar (anteriormente era de 2,5 bar). Ao mesmo tempo que a potência sobe para os 300 Cv às 4000 rpm, o binário também subiu 100 Nm, para os 650 Nm entre as 1750 rpm e as 2500 rpm, oferecendo uma maior disponibilidade a baixos regimes. Mas esta potência tem aceleração é mais rápida oito décimos de segundo, o que quer dizer que o novo modelo vai dos 0 aos 100 km/h em 6,0 segundos, enquanto a velocidade máxima foi melho-rada para os 259 km/h comparada com os 244 km/h do anterior modelo. Para além da maior potência, a performance dinâmica também foi optimizada: por exemplo, agora o Panamera Diesel dispõe do diferencial traseiro autoblocante com o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV+), de série pela primeira vez – até agora, este equipamento estava reservado para os modelos a gasolina. A transmissão e o chassis também foram alvo de afinações. Cerca de 8.500 Panamera Diesel já foram entregues até hoje o que quer dizer que, esta versão Die-sel, representa uma quota de cerca de 15 % de toda a gama Panamera.

O que resta do anterior motor do Panamera Diesel são as dimensões do motor. As partes móveis em particular, tais como as cambotas e os pistons, foram totalmente redesenhadas e dimensionadas com o objectivo de incrementar a potência. Pela primeira vez, a Porsche também combinou este novo motor com um turbocompressor arrefecido por água. O novo turbocompressor consegue um maior débito de ar e uma pressão mais elevada que chega aos 3 bar (anteriormente era de 2,5 bar). Ao mesmo tempo que a potência sobe para os 300 Cv às 4000 rpm, o binário também subiu 100 Nm, para os 650 Nm entre as 1750 rpm e as 2500 rpm, oferecendo uma maior disponibilidade a baixos regimes. Mas esta potência tem que ser convertida em tracção e é aqui que entra o PTV+: o sistema compreende um dife-rencial traseiro autoblocante controlado electronicamente e totalmente variável, com inter-venções de travagem individuais nas rodas traseiras. A velocidades baixas e moderadas o PTV Plus melhora a agilidade e a precisão da direcção; a velocidades elevadas e em acele-ração à saída das curvas, oferece uma melhor estabilidade dinâmica. Como resultado, ago-ra o Panamera Diesel consegue lidar com cargas de reboque de até 2600 kgs sem esforço, o que significa que está mais capaz de rebocar atrelados, como boxes para cavalos, do que o seu antecessor.

As características do novo motor também permitiram uma afinação diferente da caixa de velocidades. Para reduzir o consumo de combustível e melhorar o conforto, especialmente a velocidades elevadas, as relações da caixa estão mais longas, o que quer dizer que o novo Panamera Diesel utiliza rotações mais baixas do motor para alcançar a mesma velocidade que o seu antecessor. O novo Panamera Diesel, com o novo motor, consegue, no percurso NEDC, um consumo de 6,4 litros/100 km, que é equivalente a 169 CO2/km. Para além disso, as relações da caixa Tiptronic S de oito velocidades, são mais curtas da primeira à quarta relação e oferece ao familiar de luxo um impressionante poder de aceleração. Este incre-mento de prestações também é evidente na agilidade: as barras estabilizadoras dianteira e traseira são mais rígidas, concedendo ao Panamera Diesel uma dinâmica mais desportiva que o seu antecessor.

O Panamera Diesel com o novo motor substitui a actual versão com 250 CV e estará dispo-nível no nosso mercado em Janeiro de 2014. O preço em Portugal será de 110.431 euros, calculado com as taxas e impostos


por:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks