| | | | | | | | |   

Renato Pita: “Satisfeito, mas podia ter sido melhor”

1 September , 2013

Renato Pita e Marco Macedo estrearam-se no Rali Barum Zlin, na República Checa, com um sexto lugar na classe. A prova confirmou as dificuldades esperadas, mas depois de uma primeira etapa já com um ritmo interessante, a chuva do derradeiro dia complicou as escolhas de pneus e, pior do que isso, o motor do Peugeot 208 R2 voltou a acusar quebras de potência, o que custou à dupla a queda de alguns lugares na classificação.

“Estou bastante satisfeito, porque este é um rali muito complicado e terminá-lo na estreia já é uma vitória”, começa por dizer Renato Pita. No entanto, as coisas podiam ter corrido bem melhor: “Os troços são muito complicados, por florestais com zonas limpas e sujas, cortadas a espaços por longas secções de terra, muito escorregadias. Ontem (sábado), não choveu, à excepção de um troço, mas hoje, a chuva constante dificultou muito a escolha dos pneus, entre intermédios e de chuva, e nem sempre acertámos. Como se não bastasse, o motor do 208, que foi substituído depois da avaria na Bélgica, voltou a acusar falta de potência. Vibrava muito e não rendia o que devia, o que, tudo somado, nos custou algumas posições na classificação”.

Mas o piloto de Viana do Castelo gostou muito da prova, dos adeptos incondicionais de ralis que encontrou na bela República Checa – “milhares em todos os troços e nas assistências, desde crianças a idosos” -, tanto que, apesar de não o ter planeado inicialmente, está a considerar seriamente voltar em 2014, “porque as pessoas vivem os ralis como eu nunca vi em lado nenhum, num ambiente fantástico”, assegura Renato. “E para os patrocinadores é excelente, com os milhares e milhares de pessoas na assistência e nas cerimónias de abertura e pódio”, reforça.

Renato Pita faz também questão de agradecer à equipa de assistência e ao «staff» que o acompanha, “porque foram inexcedíveis, fazendo tudo na perfeição para encontrar a melhor afinação para o carro e para que tudo corresse bem”, e deixa uma referência ao navegador Marco Macedo: “O Marco foi fundamental. Fez um trabalho perfeito e nunca deixou de me incentivar. A ele, um muito obrigado”.

Resta dizer que a prova foi dominada pelo piloto local Jan Kopecky, que venceu com mais de um minuto de vantagem sobre o segundo classificado, o compatriota Vaclav Pech. O programa de Renato Pita, piloto apoiado pela BP Portugal no Campeonato da Europa de Ralis (ERC) 2013, prossegue com o Rali da Croácia, já este mês, de dia 27 a dia 29.

ERC 2013 - Barum Czech Rally Zlín
ERC 2013 - Barum Czech Rally Zlín
25 photos

por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks