| | | | | | | | |   

Dani Sordo garante a sua 1ª vitórioria no WRC

26 August , 2013

Líderes na manhã da última etapa do Rali da Alemanha, Dani Sordo e Carlos del Barrio conquistaram a pulso aquela que foi a sua primeira vitória no Campeonato do Mundo de Ralis. Com isso, a Citroën Racing garantiu, também, o 13º sucesso consecutivo na Alemanha, o 12º no âmbito do WRC. Graças ao 3º lugar de Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen, a Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team recuperou grande parte do atraso que detinha no Campeonato de Construtores.

As regras do jogo do quarto dia de competição eram simples. Com apenas oito décimos de segundo de vantagem sobre Thierry Neuville, Dani Sordo deveria atacar durante as duas passagens pelos 24,58 km do troço de Dhrontal. O piso estava seco no momento da escolha de pneus, pelo que todos os concorrentes mantiveram os Michelin Pilot Sport de composto macio.

Mais do que nunca, todos os olhos do parque de assistência estavam fixos nos dígitos vermelhos e verdes, painel do painel dos tempos, simbolizando os diferenciais dos tempos parciais. O início da ES15 foi favorável a Neuville mas Sordo pressionava e vencia com uma margem de 2,2 segundos. « Cometi um pequeno erro nos quilómetros iniciais, » referia Sordo, quase sem fôlego no final do troço. « Estava muito escorregadio, com muita lama no final. Apliquei-me e ataquei para recuperar a vantagem, mas vai ser apertado até o final! »

À partida da ES16, a Power Stage que oferecia o bónus pontual, Dani Sordo contava, portanto, com 3 segundos de margem para Thierry Neuville. Dito de outro modo… muito pouco! Mais rápido nos dois primeiros parciais, Sordo viu o seu rival recuperar a vantagem a meio da especial. A quatro quilómetros da chegada estavam em igualdade de tempo, pelo que os dois pilotos causaram alguns suores frios no parque de assistência. Mas seria Neuville a quebrar, fazendo com que Sordo triunfasse com 53 segundos de avanço!

« É fantástico conquistar esta primeira vitória após uma luta tão intensa », expressou-se Sordo, apresentando um enorme sorriso. « Não tivemos outra hipótese senão manter a pressão e foi o Thierry quem cometeu um erro. O rali não começou da melhor forma para nós, mas trabalhámos em conjunto para evoluir. Ontem fizemos o mais difícil, mas precisávamos de o confirmar hoje e foi isso que fizemos. Esta primeira vitória, já a tenho, mas agora quero mais! »

Mais longe, na 4ª posição, Mikko Hirvonen não estava a fazer o mesmo rali que a dupla da frente. Adoptando um ritmo mais prudente ditado pelos tempos intermédios, ele viria a assegurar o 3º lugar mesmo sobre a chegada. Subindo ao pódio pela primeira vez desde o Rali de Portugal, o finlandês saboreou o momento: « Estou especialmente feliz que o Dani tenha conseguido, finalmente, a sua primeira vitória. De todos os pilotos do WRC, é ele quem a merecia mais! O meu resultado ajuda a equipa a poder voltar a discutir o Campeonato do Mundo de Construtores, o que promete um interessante fim de temporada. Vou para a Austrália também para ganhar! »

« É um dia fantástico para toda a equipa, » concluiu Yves Matton, Director da Citroën Racing. « O Dani já fez tantos ralis connosco que queríamos dar-lhe, muito em particular, a hipótese de ganhar uma prova do Campeonato do Mundo. Este sucesso permite à Citroën manter sua a invencibilidade na Alemanha e também demonstra que o DS3 WRC também pode ganhar sem o Sébastien Loeb. Tínhamos razões para nunca baixar os braços e enfrentar a última parte da temporada com a intenção de defender nossas hipóteses até o final! »

CLASSIFICAÇÃO FINAL (provisória)

1

Sordo / del Barrio Citroën DS3 WRC

3h15’19’’4

2

Neuville / Gilsoul Ford Fiesta RS WRC

+53’’0

3

Hirvonen / Lehtinen Citroën DS3 WRC

+2’36’’1

4

Prokop / Ernst Ford Fiesta RS WRC

+8’00’’8

5

Kubica / Baran Citroën DS3 RRC

+9’01’’3

6

Evans / Barritt Ford Fiesta R5

+9’14’’2

7

Latvala / Anttila VW Polo R WRC

+9’55’’0

8

Paddon / Kennard Skoda Fabia S2000

+13’01’’2

9

Østberg / Andersson Ford Fiesta RS WRC

+13’28’’1

10

Novikov / Minor Ford Fiesta RS WRC

+15’17’’9

11

Al Qassimi / Martin Citroën DS3 WRC

+17’46’’9

CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL DE PILOTOS

1º S. Ogier, 184 pts; 2º T. Neuville, 109; 3º J-M. Latvala, 98; 4º Dani Sordo, 96; 5º Mikko Hirvonen, 88; 6º Sébastien Loëb, 68; 7º M. Østberg, 67; 8º M. Prokop, 49; 9º E. Novikov, 40; 10º N. Al-Attiyah, 30; (…) 13º R. Kubica, 14; (…) 25º K. Al Qassimi, 3; (…).

CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL DE CONSTRUTORES

1º Volkswagen Motorsport, 258 pts; 2º Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team, 236; 3º Qatar WRT, 127; 4º Qatar M-Sport WRT, 126; 5º Jipocar Czech National Team 51; 5º Abu Dhabi Citroën Total World Rally Team, 37; 7º Volkswagen Motorsport 2, 30; 8º Lotos WRC Team, 20.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks