| | | | | | | | |   

Novo Audi A8 completamente redefinido

22 August , 2013

O novo A8 coloca a Audi entre os líderes em inovação no segmento de luxo. Um dos parâmetros fundamentais e em destaque na nova Limousine é a sua construção ultra leve. O Audi A8 3.0 TFSI com a distância entre eixos normal possui um peso de apenas 1.830 kg, o melhor na categoria para os modelos com tração quattro. A carroçaria foi quase inteiramente construída em alumínio; através do conceito Audi Space Frame (ASF) apresenta um peso de apenas 231 kg.

As dimensões exteriores permanecem inalteradas, fazendo com que o Audi A8 seja a Limousine mais desportiva no seu segmento: comprimento de 5,14 metros, largura de 1,95 metros, altura de 1,46 metros e distância entre eixos de 2,99 metros. Por sua vez, o A8 L (versão longa) ganha um adicional de 13 centímetros no comprimento e na distância entre eixos. As duas variantes de carroçaria apresentam uma nova forma da bagageira que facilita a arrumação da bagagem. Medidas adicionais de isolamento acústico reduziram ainda mais o já baixo nível de ruído no interior.

O design dinâmico desta Limousine tornou-se ainda mais expressivo. O capot do motor, a grelha Singleframe e o pára-choques dianteiro surgem agora ainda mais esculpidos, enquanto o contorno inferior dos grupos óticos é em linha reta. A Audi também oferece os opcionais faróis com tecnologia Matrix LED, que estabelece novos padrões no que diz respeito a design e tecnologia. Com estes faróis, os “máximos” são composto por 25 díodos emissores de luz individuais, por unidade, que podem ser ligados e desligados ou variar a sua intensidade luminosa de modo individual, dependendo de cada situação.

Tal permite que o sistema de faróis reaja com extrema precisão à presença de outros veículos, enquanto ilumina a estrada de forma inigualável. As características adicionais dos novos faróis são a luz inteligente em curva, novo visual de luzes diurnas e indicadores de direção dinâmicos. O sistema de iluminação no A8 utiliza os dados pré-estabelecidos na rota programada a partir do sistema de navegação para regular a distribuição de luz em consonância à atual situação de condução. Em combinação com o MMI de navegação plus com MMI touch, de série, o sistema reconhece e reencaminha os dados contidos no sistema de navegação, tais como curvas e as características do tipo da estrada em que se está a circular.

As lâmpadas em LED nos farolins traseiros do novo Audi A8 também se tornaram mais planas. Em todos os modelos, exceto no S8, o redesenhado para-choque integra duas saídas de escape em forma de losango. Novos frisos cromados e molduras das janelas em preto de alto brilho completam os detalhes de diferenciação. A gama de cores exteriores é composta por 12 tonalidades, incluindo cinco novas cores. As jantes estão disponíveis numa dimensão até 21 polegadas.

Os motores: mais potência e eficiência

A Audi oferece o novo A8 com dois motores a gasolina – 3.0 TFSI sobrealimentado com 310 Cv (228 kW) e o ainda mais sofisticado e eficiente 4.0 TFSI V8 Bi-turbo com 435 Cv (320 kW) – e dois blocos diesel: o económico e altamente eficiente 3.0 TDI clean diesel com 258 Cv (190 kW) e o propulsor 4.2 TDI clean diesel que destaca o extraordinário binário de 850 Nm e uma potência de 385 Cv (283 kW).

As prestações aumentaram na maioria dos motores. A versão 4.0 TFSI quattro acelera agora dos 0-100 km/h em 4,5 segundos. Sob carga parcial, o sistema Audi cylinder on demand (COD) desativa quatro dos oito cilindros. O motor mais eficiente é o 3.0 TDI clean diesel que consome apenas 5,9 litros aos 100 km, correspondendo a emissões de CO2 de 155 g/km. Todos os motores cumprem já a norma EU6. As medidas implantadas para reduzir a fricção interna permitiram alcançar uma diminuição no consumo de combustível em cerca de 10 por cento.

Além das variantes clássicas são ainda propostos três modelos adicionais. O modelo de topo é o luxuoso Audi A8 L W12 quattro. O seu motor a gasolina possui reduzidas dimensões e uma grande leveza, graças à sua disposição em W, assegurando este bloco de 6.3 litros uma potência de 500 Cv (368 kW). De destacar também o melhor consumo de combustível neste segmento de mercado: 11,7 litros aos 100 km (emissões de CO2 de 270g/km). O sistema COD foi desenhado especificamente para este motor. A baixas rotações, desativa a injeção de combustível e a ignição de seis cilindros. O sistema Active Noise Cancellation (ANC) garante um excelente conforto acústico.

Com uma potência de 520 Cv (380 kW), o S8 é a maior limousine desportiva da Audi. Equipado com sistema de tração quattro e a sonoridade única do seu motor 4.0 TFSI, o S8 acelera dos 0-100 km/h em 4,2 segundos. O consumo médio de combustível do S8 é de apenas 10,1 litros aos 100 km, a que corresponde emissões de CO2 de 235 g/km. O sistema COD desempenha neste âmbito também um papel fundamental. O sistema Active Noise Cancellation (ANC), uma tecnologia que também é utilizada nos A8 4.0 TFSI quattro, A8 L W12 quattro e no A8 hybrid, emite sons com a mesma frequência e amplitude mas de sinal contrário ao dos ruídos intrusivos dentro do habitáculo, quando o motor funciona no modo quatro cilindros, anulando-os. Ao mesmo tempo, os apoios do motor ativos diminuem as vibrações do motor. O chassis e muitos detalhes da carroçaria refletem o carácter desportivo do S8.

O Audi A8 hybrid combina um bloco 2.0 TFSI com um motor elétrico, produzindo uma potência combinada de 245 Cv (180 kW) e um binário máximo de 480 Nm. A potência do motor é transmitida às rodas dianteiras através de uma transmissão tiptronic modificada. A bateria de iões lítio posicionada colocada por baixo da bagageira permite uma condução puramente eléctrica, desde o arranque até aos 100 km/h, percorrendo uma distância de cerca de três quilómetros. O A8 híbrido consome, em média, apenas 6,3 litros de combustível aos 100 km (147 g/km de CO2).

O novo A8 está equipado com uma rápida, suave e precisa transmissão tiptronic de oito velocidades. A transmissão automática é controlada eletronicamente e acoplada com a tração integral permanente quattro. A Audi também oferece, como opcional, o diferencial traseiro desportivo, que distribui ativamente a força motriz entre as rodas traseiras. O diferencial traseiro desportivo é de série no S8 e no A8 4.2 TDI quattro clean diesel.

A nova Limousine deve o seu caráter desportivo, em grande parte, aosofisticado chassis. Osistema Audi drive select permite variar o caráter do Audi A8 (de série); também controla a suspensão pneumática “adaptive air suspension” de amortecimento variável.. A Audi oferece ainda, como opção, a suspensão pneumática “adaptive air suspension” com configuração desportiva. A direção assistida utiliza um acionamento eletromecânico eficiente. A direção dinâmica, que varia em função da velocidade, está disponível como uma opção. Os discos de travão cerâmicos estão disponíveis para os modelos V8 e A8 L W12 quattro.

Outra opção é encontrada nas jantes com a dimensão 9J x 20 em alumínio. Neste caso, um processo especial une os diversos elementos da jante de 10 raios através de um polímero de alta resistência.

Caráter artesanal: o interior do Audi A8

O interior do modelo porta-estandarte da Audi deslumbra com as suas linhas elegantes e generoso espaço. Opções para os bancos dianteiros incluem ventilação e massagem. Reguláveis eletricamente, os bancos traseiros individuais estão disponíveis como uma opção para o A8 e o A8 L. O A8 L também está disponível com uma consola central contínua, revestida em couro. Uma das ofertas para viajar em primeira classe é o banco traseiro de relaxamento com apoio para os pés elétrico. Está disponível uma larga gama de equipamentos opcionais, como o sistema de ar quatro condicionado automático de 4 zonas, fecho assistido das portas e frigorífico.

Todos os componentes do novo A8 foram cuidadosamente escolhidos e tralhados com a máxima precisão. Cada um dos componentes foi cuidadosamente executado como comprova o caráter artesanal do interior: uma nova gama de opções para os revestimentos de bancos, inserções e cores estão disponíveis em muitas áreas. São ainda propostas novas e adicionais madeiras nobres – Álamo castanho-prata e de Freixo castanho-dourado natural – bem como couro Unikat, particularmente macio e com uma aparência natural.

Os pacotes de equipamento Audi design selection apresentam uma pré-seleção de materiais e cores para criar um interior exclusivo, incluindo a tonalidade cinzento / cinzento mármore. A seleção preto / castanho vermont com inserções em carbono e cobre está disponível para o Audi S8. A conceituada linha Audi exclusive oferece opções de individualização adicionais para os clientes particularmente exigentes.

Como é típico para a Audi, o novo A8 recorre a controlos exemplarmente intuitivos apesar da abundância de funções. O ponto-chave está no controlo MMI posicionado no túnel da consola central. O sistema de navegação MMI plus também inclui um touchpad. Por exemplo, o condutor indica o destino desenhando com o dedo as letras e os números sobre o campo de manuseamento tátil. Ao realizar esta operação, a sua visão pode permanecer fixada na estrada, já que o sistema emite uma breve confirmação acústica depois de cada carácter. O MMI touch permite ainda controlar numerosas funções de navegação e de multimédia.

Para uma condução inigualável: os sistemas de assistência

Conduzir de uma forma inigualável é o que também acontece com a oferta de uma verdadeira panóplia de sistemas de assistência: o adaptive cruise control (ACC) com função Stop & Go está aliado à versão base do sistema de segurança Audi pre sense. O mesmo se aplica ao Audi side assist.

No novo Audi A8 destaque também para o active lane assist que permite fazer pequenos ajustes na direção quando necessário e o sistema park assist com um display 360° que permite manobrar a direção no ângulo ideal ao estacionar. O Head-up display, que também é uma novidade no Audi A8, projeta no para-brisas dados importantes no campo de visão do condutor. Por sua vez, o assistente de visão noturna (night vision) com reconhecimento de peões, ganhou a funcionalidade de reconhecimento de animais de maior porte.

Já o Audi connect inclui o telefone do veículo e está disponível como um suplemento para o sistema de navegação MMI plus. A partir do módulo integrado UMTS pode ligar o novo A8 à Internet. Os passageiros podem navegar e utilizar o e-mail livremente através de uma ligação sem fios WLAN. Para o condutor, o sistema oferece os serviços on-line personalizados, desde o Audi connect para o veículo propriamente dito, tais como informações de tráfego on-line, Google Earth, Google Street View e notícias online. O destaque multimédia é o avançado sistema de som Bang & Olufsen Advanced Sound System. O sistema de entretenimento do banco traseiro inclui dois monitores, auriculares Bluetooth e um leitor de DVD.

O novo Audi A8 está agendado chegar aos concessionários em Novembro.

 


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks