| | | | | | | | |   

Novadriver com fim de semana para esquecer na Eslováquia

18 August , 2013

A quarta jornada dupla do FIA GT Series que decorreu no Slovakian Ring, Eslováquia foi um verdadeiro pesadelo para o Team Novadriver. Além do desconhecimento da pista por parte dos dois pilotos e da inferioridade técnica do Audi R8 LMS Ultra, versão 2013, o Team Novadriver debateu-se com uma enorme falta de sorte, que se traduziu num 6º lugar na categoria Pro-Am na primeira corrida e um abandono na segunda, depois da quebra da suspensão traseira devido a um violento toque de outro concorrente.

A primeira corrida foi muito difícil para os dois pilotos do Team Novadriver. Escapando à confusão da largada, César Campaniço estava a encontrar o ritmo certo quando a corrida foi neutralizada com o “Safety Car”, que se manteve em pista até à abertura da janela para troca de pilotos. Inteligentemente, o Team Novadriver cumpriu a paragem nas boxes mal a corrida foi retomada. Um extraordinário trabalho de boxes por parte dos elementos da equipa permitiram a Carlos Vieira entrar em pista no quinto lugar da categoria.

Uma saída de pista logo na primeira volta após a paragem nas boxes e um erro no calor da luta com o quarto classificado da categoria Pro-Am, cuja consequência foi nova saída de que e um placar publicitário “colado” na frente do Audi do Team Novadriver, arruinaram qualquer hipótese de um bom resultado. 

Carlos Vieira foi forçado a uma passagem pela boxes para retirar o referido cartaz e a parte final da corrida foi um calvário pois o Audi R8 LMS Ultra ficou muito danificado e com problemas de sobreaquecimento. Contas feitas, um sexto posto na categoria Pro-Am e um 17º lugar à geral, resultado que manteve a dupla do Audi R8 LMS Ultra  no terceiro lugar da categoria.

Para a segunda corrida, o Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver deveria ter largado do 17º lugar, mas a equipa foi penalizada por não ter respeitado as bandeiras amarelas na primeira corrida e, assim, Carlos Vieira foi forçado a partir do último lugar da grelha. Nada de preocupante para o piloto que com um excelente arranque recuperou várias posições durante a primeira volta, até nova intervenção do “Safety Car” neutralizar a corrida.

No recomeço, Carlos Vieira voltou a arrancar muito bem e quando estava já na luta pelo pódio da categoria Pro-Am, o Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver foi, literalmente,  abalroado pelo Mercedes do indiano Karun Chandhok. O toque foi tão insano como violento, provocando a quebra da suspensão traseira e o inevitável abandono.

Contas feitas, os pilotos do Team Novadriver saíram da Eslováquia ainda no terceiro lugar da categoria Pro-Am, mas agora a 37 pontos dos primeiros classificados da categoria.

A próxima jornada dupla do FIA GT Series será realizada no circuito espanhol de Navarra nos próximos dias 28 e 29 de Setembro.

César Campaniço – “Tudo nos correu mal este fim de semana, desde a surpresa de ver os Audi da WRT com especificações de 2012 e com grande andamento, passando pelo  desconhecimento da pista, pelo mau resultado na primeira corrida, até ao abandono na corrida mais importante devido a um toque de outro piloto. Para mim foi muito mau, pois na primeira prova passei quase o tempo do meu turno atrás do ‘safety car’ e na segunda corrida nem me sentei no carro! Portanto, esta prova da Eslováquia é mesmo para esquecer e vamos já preparar-nos para a próxima jornada dupla, numa pista que conheço e onde eu e o Team Novadriver queremos regressar aos lugares de topo.”

Carlos Vieira – “Estava apostado em recuperar muitas posições no arranque, consegui fazê-lo, mas o ‘safety car’ veio cortar essa recuperação. No recomeço voltei a arrancar muito bem e estava já na luta pelo pódio da categoria quando o Chandhok, pura e simplesmente, não travou para a curva do final da reta da meta, abalroando o Audi do Team Novadriver com violência tal que partiu a suspensão traseira do R8 LMS Ultra, traçando ali o destino desta corrida. Foi pena pois poderíamos ter marcado pontos valiosos para nos manter próximo dos primeiros do campeonato.” 

Classificação do FIA GT Series PRO-AM

1ºs Sergey Afanasiev/Andreas Simonsen, 96 pts

2ºs Dominik Baumann/Hari Proczyk, 88 pts

3ºs Carlos Vieira/César Campaniço, 59 pts


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks