| | | | | | | | |   

Yvan Muller com a Citroën no WTCC 2014

7 August , 2013

A Citroën Racing deu continuidade à constituição da sua equipa para o Campeonato do Mundo de Carros de Turismo ao anunciar a contratação de Yvan Muller. Triplo Campeão do Mundo, o francês vai pilotar um dos Citroën C-Elysée WTCC inscritos a partir de 2014.

Entre os pilotos do WTCC, Yvan Muller é uma referência, contando com três títulos (2008, 2010 e 2011) e todos os recordes da disciplina, do número de vitórias aos pontos marcados, passando pelas « pole positions » e pelo número de voltas na liderança. A temporada de 2013 volta a confirmar a supremacia do alsaciano, que poderá conquistar o seu quarto ceptro já na próxima prova em Sonoma (a 7 8 de Setembro).

Competitivo, regular e excelente afinador, o alsaciano representa uma escolha ideal para a Citroën Racing na constituição da sua formação para 2014. « Ao longo da sua história, seja em rally-raid ou no WRC, a Citroën Racing tem procurado sempre recrutar os melhores pilotos », recorda Yves Matton, Director da Citroën Racing. « O nosso novo desafio é acompanhado por objectivos ambiciosos e a chegada de um piloto tão experiente como o Yvan irá ajudar-nos a progredir rapidamente. Esta temporada ele volta a demonstrar que está no topo da sua arte e que a sua sede por vitórias nunca foi tão grande. Ele será, também, uma referência para Sébastien Loeb. Originários da mesma região, eles conhecem-se há muito e estimam-se mutuamente, permitindo-nos criar uma coesão natural na equipa. »

Tendo colaborado com cinco construtores ao longo da sua carreira nos ‘touring cars’, Yvan Muller mostra-se particularmente motivado por este desafio: « É uma honra defender as cores da Citroën Racing em 2014. Como entusiasta de ralis, segui sempre com interesse as temporadas vitoriosas da Citroën e do Seb no WRC. É fantástico que uma marca como um palmarés assim tão rico se envolva numa categoria onde tem tudo para aprender. Não será a primeira vez que integro uma equipa que não tem uma grande experiência na disciplina em que se inscreve. Para além do simples papel de condutor, é particularmente interessante trazer os meus conhecimentos e participar activamente na construção do sucesso. »

O contrato de Yvan Muller abrange as duas próximas temporadas. Após um primeiro contacto com o volante do Citroën C-Elysée WTCC no circuito Val de Vienne, ele participará no programa de testes que decorrerá até ao arranque do Campeonato do Mundo de 2014. 

Yvan Muller : “Uma geração de viaturas mais leves, mais potentes e mais eficazes”

Quais foram as suas impressões nos primeiros contactos com a Citroën Racing ?

« Encontrei um enorme profissionalismo, mas tal não constituiu uma surpresa, tendo em conta o palmarés da equipa nos ralis. Durante a minha carreira, corri em estruturas italianas, alemãs, espanholas ou inglesas e há muito tempo que não colaborava com os franceses. A maneira de pensar e de operar é diferente – não digo que seja melhor ou pior – e devo apreender os métodos de trabalho da Citroën Racing. Há também que encontrar algum automatismo na minha língua, porque às vezes tende-se a procurar termos técnicos em francês! Tudo isso é muito recente, mas já me sinto bem com a Citroën. »

O seu palmarés no WTCC é impressionante. Quais são os segredos da vitória nessa categoria ?

« É simples: deve ser-se eficiente e terminar todas as corridas conquistando o máximo de pontos! Mas a disciplina é muito mais complicada do que parece. A principal dificuldade provém do formato de duas corridas por jornada. Com o sistema de grelha de partida invertida, quem conquista a ‘pole’ para a primeira corrida parte na décima posição da grelha na segunda. Estando no meio do pelotão, há que saber evitar as armadilhas dos outros pilotos para subir até à cabeça da corrida. É, sem dúvida, por isto que os pilotos de topo tendem a monopolizar os primeiros lugares. »

Uma condução limpa parece ter também uma grande importância…

« Ao contrário do que acontece com a maioria dos carros de circuito, no WTCC os modelos têm tracção à frente. Isto significa pneus frontais que se degradam rapidamente, uma vez que suportam a direcção e a motricidade. A pilotagem deve adaptar-se em conformidade para melhor gerir o desgaste das borrachas durante toda a corrida. No entanto, julgo que o regulamento de 2014 será mais brando a este nível. »

Já conduziu o Citroën C-Elysée WTCC. Quais foram as sensações ?

« Comparativamente ao que experimentei nas últimas temporadas, o carro é mais leve, mais potente e mais eficiente em termos aerodinâmicos. Tem, também, pneus mais largos e travões maiores. Em resumo, tudo é melhor e esta nova geração será muito mais rápida do que a actual. Tirando isso, é um carro de turismo, um pouco mais fácil para o condutor. No meu primeiro contacto, o Citroën C-Elysée WTCC pareceu-me ser uma boa base de trabalho e estou ansioso por iniciar os testes de desenvolvimento. »

Recorda-se da primeira vez que se encontrou com o Sébastien Loeb ?

« Sim, foi no final da década de 90, numa corrida do Troféu Andros, em Vosges. Fazíamos parte do mesmo clube e o nosso Presidente apresentou-me ‘a jovem promessa’ . Eu segui a sua ascensão e hoje não posso senão admirar a sua carreira. Isto porque ele foi, por nove vezes, o melhor piloto do Mundo! Posso imaginar o que isso significa, mas mesmo se as minhas próprias estatísticas são boas, não têm nada a ver com o que o Seb tem feito. »

É raro encontrar dois pilotos na mesma equipa com um palmarés tão completo. Como imagina essa colaboração?

« Estou confiante de que vai ser muito bom. Nós somos rapazes crescidos, que já não têm muito a provar e que sabem o que significa trabalhar para um construtor. Há que pensar na Marca acima de tudo, algo que sempre fiz. Obviamente que prefiro estar no degrau mais alto do pódio, mas o primeiro objectivo é o de dar vitórias à equipa. A solidariedade entre os companheiros de equipa é um dos componentes essenciais do sucesso. »

 Yvan Muller em resumo

− Nasceu a 16/08/1969 em Altkirch (France)

− Início na competição : 1979 (karting)

− Página de internet: www.yvanmuller.com

Principais Títulos :

− 1986 : Campeão da Europa de Karting

− 1992 : Campeão da Grã-Bretanha de F2 (F3000)

− 1995 : Campeão de França de Superturismo (BMW)

− 1995-2006 : 10 títulos consecutivos no Trophée Andros

− 2003 : Campeão da Grã-Bretanha de BTCC (Vauxhall)

− 2008 : Campeão do Mundo de Carros de Turismo (Seat)

− 2010 : Campeão do Mundo de Carros de Turismo (Chevrolet)

− 2011 : Campeão do Mundo de Carros de Turismo (Chevrolet)


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks