| | | | | | | | |   

Citroën Top Driver: Keith Cronin vence com estilo

7 August , 2013

A prova mais espectacular da temporada manteve a sua reputação. Difícil e seletcivo, o percurso finlandês permitiu destacar as equipas mais ousadas e as mais hábeis. No âmbito do Citroën Top Driver, os Citroën DS3 R3 de Keith Cronin, Sébastien Chardonnet e Jussi Vainionpää ocuparam o pódio da categoria WRC3.

Nesta terceira ronda do Citroën Top Driver, as nove equipes inscritas no Rali da Finlândia enfrentaram um traçado atípico e muito formador. Especiais ultra-rápidas, saltos sem fim e condições climatéricas caprichosas que tornaram as especiais escorregadias, foram os elementos que ajudaram a honrar a tenacidade e a velocidade de ponta, mas também a capacidade de análise dos pilotos.

Desde os primeiros quilómetros que a contenda entre Keith Cronin e Alastair Fisher ficou lançada. Durante todo o dia, ambos os pilotos do Reino Unido deram réplica um ao outro, mesmo se Fisher aproveitou a vantagem e fechou os primeiros seis sectores da prova com 9,2 segundos de avanço sobre o seu principal adversário. No dia seguinte, a pressão iria ter resultado sobre o piloto britânico que falhou em Palsankyla 1. Keith Cronin manteve-se na frente para não mais largar essa posição, alcançando oito melhores tempos. A cereja no topo do bolo, o irlandês lidera agora a categoria Citroën Top Driver, com três pontos de vantagem sobre Sébastien Chardonnet.

« Estamos realmente muito satisfeitos por esta vitória que nos permite assumir a liderança da competição », referia, satisfeito, Cronin no final. « Participámos pela primeira vez no Rali da Finlândia e tivemos muito boas sensações neste terreno tão específico. O DS3 R3 foi perfeito e eficiente, pelo que estamos realmente ansiosos para estar na Alemanha, para iniciar a série de asfalto da competição. Vamos dar tudo para manter a nossa posição de líderes. »

Terminando na segunda posição na classificação, o francês Sébastien Chardonnet passou por um primeiro dia difícil, conseguindo fazer uma substancial recuperação nos oito troços da segunda fase, com grande brio. Em luta com o local Jussi Vainionpää, recuperou, gradualmente, a vantagem antes de ocupar o segundo degrau do pódio à chegada. Mesmo perdendo a liderança do Citroën Top Driver, o piloto da Côte d’Azur dava-se por satisfeito com a sua viagem à terra dos 1.000 Lagos. « É verdade que o início da prova foi complicado mas depois encontrámos o ‘feeling’ ideal e o DS3 R3 tem sido realmente de topo. O objectivo é claro, em qualquer dos casos, sendo que faremos o máximo para recuperar a liderança da competição no Rali da Alemanha! »

Verdadeira surpresa do fim-de-semana, o finlandês Jussi Vainionpää realizou uma corrida inteligente. Regular, não correu riscos imprudentes num percurso que tem muitas armadilhas. Terminou no terceiro degrau do pódio e assinou um bom resultado naquela que foi a sua estreia com um Citroën DS3 R3.

Simone Campedelli terminou à entrada do pódio e não se mostrou envergonhado com o seu desempenho na Finlândia. Depois de um início de temporada difícil, o piloto italiano geriu a sua prova, ao mesmo tempo que garantiu dois melhores tempos e lutou pelo 3º lugar até os últimos quilómetros. Por seu turno, o francês Quentin Gilbert foi menos feliz. Retardado por problemas técnicos e uma saída em frente na primeira passagem por Ouninpohja, alcançou o « top-5 » no final dos três dias da corrida, mantendo para si um lugar no pódio provisório de competição da Citroën.

Stéphane Consani fechou a tabela da ronda finlandesa do Citroën Driver Top, admitindo ter sido um fim-de-semana definitivamente para esquecer. Vítima de um duplo furo em Himos 2, fez um erro no 11º troço e teve de integrar o grupo Rally2. Depois voltou aos lugares pontuáveis com o seu 6º lugar.

No Campeonato de Equipas, a formação Top Teams mantém-se na liderança, seguido da Charles Hurst Citroën Belfast e da Delta Rally Team.

CLASSIFICAÇÃO GERAL (provisória)

1

Cronin / Clarke Citroën DS3 R3

   3:06:35.4

2

Chardonnet / De La Haye Citroën DS3 R3

+1:14.5

3

Vainionpää / Juntunen Citroën DS3 R3

+2:43.1

4

Campedelli / Fappani Citroën DS3 R3

+3:08.1

5

Gilbert / Galmiche Citroën DS3 R3

      +9:04.7

6

Consani / Veillas Citroën DS3 R3

    +44:23.0

CLASSIFICAÇÃO CITROËN TOP DRIVER

1º Cronin, 51 pts; 2º Chardonnet, 48; 3º Gilbert, 36; 4º Bouffier, 27, 5º Riedemann, 25; 6º Campedelli, 18; 7º Vainionpää, 15; 8º Fisher, 13; 9º Consani, 6; 9º Parli, 4.

CLASSIFICAÇÃO EQUIPAS

1º Top Teams, 84 pts; 2º Charles Hurst Citroën Belfast, 76; 3º Delta Rally Team, 33; 4º Sainteloc Racing, 31.


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks