| | | | | | | | |   

Sébastien Loeb e o 208 T16 Pikes Peak da Peugeot marcam novo recorde!

1 July , 2013

Após meses de antecipação, Sébastien Loeb estilhaçou o recorde da Pikes Peak International Hill Climb com um tempo impressionante de 8m13,878s no 208 T16 Pikes Peak. O francês negociou os 20 quilômetros e as 156 curvas da montanha em uma velocidade média de 145 km/ph.

O tempo de Loeb acabou com o melhor tempo anterior de 9m46,164s estabelecido por Rhys Millen no ano passado, com todos os três finalistas batendo o recorde de 2012. „Para mim, essa foi a corrida do ano“, disse Loeb no final, a 4.300 metros de altura nas Montanhas Rochosas. „No início de minha corrida houve um pouco de pressão, é claro, porque eu sabia que havia muito trabalho e investimento da Peugeot e dos parceiros. Agora, depois de todo o treino, era só eu e eu tinha que mostrar serviço“.

Loeb terminou em primeiro na categorria de carros Unlimited, soltando um carro com 875 cavalos na montanha nesta manhã depois que todos os competidores de moto tinham passado. No entanto, houve alguns atrasos antes de ele começar, o que significou que a equipe começou a se preocupar com o mau tempo: uma característica comum na alta altitude de Pikes Peak. „Quando estava na linha de partida esperando, podia ver as nuvens se fechando no topo da montanha“, disse Loeb. „Lembro-me de ter pensado que, se não fôssemos logo, seria muito difícil“.

Como aconteceu, Loeb pressionou o seu 208 T16 através das nuvens de Pikes Peak em um tempo que foi mais rápido até do que o computador da Peugeot Sport achou possível. O tempo ideal teórico – calculado usando dados dos treinos de Loeb na montanha Colorado – era de 8m15s. O nove vezes campeão mundial de rally de alguma forma conseguiu tirar dois segundos do total.

„Estou muito feliz por ter sido uma boa corrida no final“, disse Loeb. „Eu realmente não esperava nada melhor do que 8m15s, então fazer 8m13s foi fantástico. Antes do início eu realmente não sabia se deveria pressionar totalmente até o máximo ou se deveria pressionar apenas para obter um ritmo confortável, a fim de garantir a vitória. No fim, decidi pressionar até o limite“. O resultado foi espetacular, com Loeb agora ingressando no Panteon dos vencedores de Pikes Peak, quase um ano depois de ele ter conquistado a América pela primeira vez ao vencer a final do rally cross dos X Games em 1 de julho de 2012. Apesar de sua postura informal, o várias vezes campeão não chegou a relatar nenhum momento principal, e seu Peugeot se comportou de forma totalmente confiável durante todo o mês que ficou na América.

„Foi bom, tudo esteve sob controle do início ao fim“, ele concluiu. „Fora a possibilidade de o tempo piorar, não tivemos nenhum momento preocupante“. As cenas de sucesso da Peugeot lembram as de 1988, quando o ex-campeão mundial de rally Ari Vatanen quebrou o recorde de Pikes Peak para a fabricante francesa há exatamente 25 anos, com o 405 T16 Pikes Peak. Na época, o tempo foi de 10min47,220s em estradas de cascalho – um sinal de como a tecnologia evoluiu rápido.

No segundo lugar da 91a ‚Race to the Sky‘ deste ano ficou o recordista Rhys Millen em seu Hyundai RMR PM580-T, 49 segundos atrás de Loeb com um tempo de 9m02,192s. Contudo, o neozelandês bateu seu próprio recorde – e diz que está determinado a quebrar a barreira dos nove minutos no próximo ano.

„Acho que é justo dizer que corríamos pelo segundo lugar hoje“, disse Millen. „Eu e Romain Dumas estivemos bem próximos durante a prática, mas então escutei que o motor dele tinha infelizmente quebrado no início. Eu sabia que não ia conseguir bater o tempo de Sebastien, então decidi não correr nenhum risco. É preciso reconhecer, com relação a Loeb e a Peugeot Sport: eles são imbatíveis. Aquele tempo que eles estabeleceram foi simplesmente incrível. Quando será superado? Talvez nunca…“

Para Loeb & Peugeot Sport, foi o fim de uma aventura notável, que os levou dos primeiros testes do 208 T16 Pikes Peak em Mont Ventoux, na França, até as montanhas do Colorado: oficialmente, o Estado mais alto da América. Pikes Peak é uma lenda: a segunda corrida de carros mais antiga na América depois das 500 milhas de Indianapolis. E agora Loeb – o novo Rei de Peak – e o carro da Peugeot fazem parte da história americana.


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks