| | | | | | | | |   

Robert Kubica tomou o gosto pelas vitórias

24 June , 2013

Robert Kubica não pára de surpreender naquela que é a sua primeira temporada do Campeonato do Mundo de Ralis. Ao volante do seu Citroën DS3 RRC, o polaco garantiu no Rali da Sardenha a segunda vitória consecutiva na categoria WRC2.

Sexto classificado em Portugal e, mais recentemente, vencedor na Acrópole, Robert Kubica estava sob os olhares de todos no Rali da Sardenha. Enfrentando uma maior oposição do que a que teve na Grécia, o polaco pretendia confirmar as suas capacidades, apesar da ainda limitada experiência nesta disciplina.

Logo desde a primeira especial na manhã de sexta-feira que o piloto do DS3 DRR assinou os melhores tempos, sendo um segundo por quilómetro mais rápido do que todos os seus rivais! Após nova vitória na ES2, ele passou por um pequeno percalço, quando danificou a parte traseira do seu carro com um toque. Ele sairia da assistência de Sassari com 50 segundos de vantagem sobre o seu adversário mais próximo.

Aproveitando a experiência colhida durante esta primeira volta, Robert e o seu co-piloto Maciek Baran reforçaram o avanço durante a tarde. Intocáveis, eles alargaram o seu avanço para cerca de dois minutos! O dia terminava com duas passagens pela especial de Gallura. Particularmente incomodado com o sol e com a poeira dos concorrentes à sua frente, Robert retardou o passo por diversas vezes, pelo que não foi além do 7º melhor tempo. Na segunda passagem, já de noite, melhorava o seu ‘crono’ em um minuto, apesar de um problema de rádio!

Comparativamente, a 2ª etapa foi muito mais simples de gerir. Com uma ordem de partida mais favorável, o polaco livrou-se do pó estagnado no ar. Sem correr riscos desnecessários, obteve um conjunto de resultados perfeito, assinando oito melhores tempos na categoria, em outras tantas especiais!

À chegada, ele garantiria a vitória com 4’17” de avanço sobre Abdulaziz Al-Kuwari, o actual líder da categoria WRC2. « Estou obviamente muito feliz por ter conseguido impor-me de novo numa prova completamente diferente da Grécia. Cada dia que passo no DS3 RRC dá-me mais experiência. Sinto-me mais forte em termos de pilotagem, mas também na minha percepção do terreno e das reacções do carro. Não foi tudo fácil, pois fomos confrontados com alguns problemas específicos dos ralis em terra, como a poeira. Foi uma experiência e tanto conduzir nessas condições, embora não o aprecie muito, dada a sua periculosidade. »

Robert Kubica passa, agora, a ocupar o 4º lugar da geral no WRC2, tendo conquistado 58 pontos em três ralis. Com uma média superior a 19 pontos por prova, o polaco pode considerar-se na luta pelo título. « O meu objectivo principal continua a ser aprender », afirma, refreando os ânimos. « Obviamente que não vou reclamar se os resultados forem bons! Mas a minha principal satisfação é o meu progresso em termos pessoais. »

A temporada de Robert Kubica e de Maciek Baran prossegue no mítico Rali da Finlândia, a próxima prova do WRC: « Trata-se de outro grande desafio para mim. Estou ansioso para tal, porque esse é um dos eventos mais famosos e de renome do mundial. É preciso muita experiência nesta disciplina, mas creio que isso é ainda mais verdadeiro no país dos 1000 Lagos. »


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks