| | | | | | | | |   

Terceira vitória para Bernardo Sousa onde Adruzilo Lopes foi o piloto do rali

9 June , 2013

Bernardo Sousa caminha a passos largos para a conquista do título de 2013 ao obter o terceiro triunfo consecutivo em outras tantas provas pontuáveis para o Campeonato de Portugal de Ralis. Na Marinha Grande os quatro primeiros classificados ficaram separados por escassos segundos, ficando assim comprovada a grande emoção deste rali sprint com sete especiais de classificação e três comandantes diferentes. Na luta pelo segundo lugar, Ricardo Moura foi o mais rápido numa incerteza constante de décimas de segundo a separarem o 2º do 4º classificado.

Apesar da vitória de Bernardo Sousa, o piloto do rali acabou por ser Adruzilo Lopes ao vencer três especiais de classificação, batendo claramente as viaturas S 2000 e instalando-se no comando a partir do segundo troço. Apenas um problema de electrónica no comando do motor do Subaru Impreza R4 impediu Adruzilo Lopes de conquistar uma vitória que lhe pareceia destinada. Nas duas passagens pela especial do Farol, um troço onde o piloto de Regilde pretendia consolidar a vitória, o Impreza evoluiu de forma condicionada, obrigando Adruzilo a abrir mão de uma vitória que parecia feita à sua medida. Resolvido o problema na assistência, Lopes viria a terminar em beleza vencendo a Super Especial da Marinha Grande, resultado logicamente insuficiente para regressar ao comando do rali. Adruzilo Lopes vence três do sete troços cronometrados, Ricardo Moura obtem duas vitórias, enquanto Pedro Meireles e Bernardo Sousa conquistam uma vitória cada um.

Foi um rali onde as emoções alternaram de forma constante. Pedro Meireles em skoda Fabia S 2000 vence o primeiro troço, mas de forma categórica Adruzilo Lopes responde com duas vitórias que o colocaram no comando da prova, depois de Ricardo Moura também ter dado sinais ao vencer uma das especiais da primeira ronda. Com todos os pilotos dos carros S 2000 batidos e surpreendidos pelo andamento de Adruzilo Lopes, esperava-se que num troço mais favorável a um R4 de Grupo N, o antigo campeão nacional viesse a consolidar uma vitória que poderia ter sido brilhante. No entanto Adruzilo Lopes viu pela segunda vez consecutiva a vitória a fugir-lhe por entre os dedos. Depois de uma controversa decisão que lhe tirou o triunfo em Guimarães, desta vez um problema de ordem eléctrica no motor do Subaru que impediu o merecido festejo.

Com Bernardo Sousa a vencer a 5ª especial de classificação e a herdar o comando da prova, assistiu-se a partir daí a um duelo ao segundo pela 2ª posição do rali, entre Ricardo Moura, Pedro Meireles e Adruzilo Lopes, com estes três pilotos a ficarem separados apenas por cinco décimas de segundo. Numa dança emocionante do cronómetro, o Campeão Nacional Ricardo Moura acabou por conquistar a segunda posição na Super Especial que viria a encerrar o rali, com apenas duas décimas de vantagem frente a Pedro Meireles, também em Skoda Fabia S 2000 que viria a terminar na  3ª posição. Adruzilo Lopes terminou no 4º lugar, apenas a 11,5 segundos do vencedor, a cinco décimas de segundo de Ricardo Moura e a três décimas de Pedro Meireles. Emoções medidas à décima de segundo, uma situação que há muito não se assistia numa prova do Campeonato de Portugal de Ralis.

Na “Power Stage”, a segunda passagem pela especial do Farol, Ricardo Moura obteve os três pontos extra, enquanto Bernardo Sousa conquistou dois pontos relativos ao segundo melhor tempo e Pedro Meireles um ponto referente ao terceiro melhor crono.

Miguel Barbosa num Mitsubishi Lancer Evo IX conquistou o 5º lugar, mas a distantes 2m20 do vencedor, seguido por Ivo Nogueira (6º) em Subaru Impreza e João Barros (7º), que viria a vencer entre as viaturas de duas rodas motrizes ao volante de um Renault Clio S 1600.

Uma prova muito emotiva, com a vitória a sorrir a Bernardo Sousa, que parece querer caminhar para o título de 2013, depois de se ter sagrado campeão em 2010, e de ter visto Ricardo Moura conquistar o “Bi” em 2011 e 2012. Adruzilo Lopes foi sem dúvida o piloto do rali, depois de ter batido com um Grupo N todos os candidatos que tripularam viaturas S 2000. Ricardo Moura está mais familiarizado com a condução do Skoda Fabia em pisos de asfalto, prevendo-se que a reta final do campeonato de 2013 possa vir a ser bastante emocionante.


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks