| | | | | | | | |   

Venha acelerar no novo Autódromo Virtual de Lisboa!

23 May , 2013

Piloto de automóveis uma utopia? A resposta é um rotundo NÃO e a “culpa” é do Autódromo Virtual de Lisboa. Um inovador e arrojado projeto desenvolvido por cinco pilotos nacionais, com inauguração agendada para a próxima quinta-feira, dia 23 de Maio. Localizado em Carnaxide, é o primeiro do género na área da Grande Lisboa e o maior da Península Ibérica! Numa área de 300 metros quadrados, 18 sofisticados simuladores vão proporcionar emoções únicas aos curiosos, mas também aos “especialistas” do desporto automóvel, ou não fosse o elevado realismo uma das suas principais características.

Fizeram carreira nas pistas reais, como o Circuito do Estoril e o Autódromo do Algarve, mas conscientes do crescente fenómeno dos pilotos virtuais – estima-se que, na ordem dos 6.000, só em Portugal! – Pedro Villar, Francisco Villar, Miguel Neto, Nuno Pinto e Diogo Lopes decidiram unir esforços e criaram o Autódromo Virtual de Lisboa.

Um projeto pioneiro na área da Grande Lisboa, mas que, com os seus mais de 300m2, assume-se (também) como o maior da Península Ibérica. E se nos dois países apenas existem mais dois complexos do género, na Europa, o número também está longe de ser expressivo, o que só realça o carácter empreendedor dos cinco nomes que decidiram criar o Autódromo Virtual de Lisboa.

O Autódromo Virtual de Lisboa está equipado com 18 sofisticados simuladores de competição automóvel, que permitirão aos “simples” curiosos, aos candidatos a pilotos, pilotos ou ex-pilotos, viverem as emoções únicas do desporto automóvel, com custos simbólicos e, sobretudo, com elevado realismo!

São simuladores que transmitem aos seus praticantes as sensações e as emoções dos verdadeiros automóveis de competição (independentemente da categoria), enquanto a família e/ou amigos assistem ao desempenho em pista, através de um ecrã gigante situado na área lounge, ao mesmo tempo que desfrutam de uma bebida, ou conversam tranquilamente.

O Autódromo Virtual de Lisboa estará aberto ao público de segunda-feira a sexta-feira, entre as 15h00 e as 24h00 e, aos sábados, domingos e feriados, entre as 10h30m e as 24h.

Curioso é o facto dos promotores do Autódromo Virtual de Lisboa terem um passado bem recente ligado ao desporto automóvel: Pedro Villar correu, nos anos 80, em competições nacionais e em Inglaterra e, mais recentemente, no Campeonato Espanhol de GT com um Porsche. O seu filho, Francisco Villar, fez carreira nos monolugares, tendo sido mesmo um dos pilotos revelação de 2007. Miguel Neto marcou presença em diversos troféus monomarca em Portugal e em Espanha. Nuno Pinto foi presença assídua em competições de monolugares nacionais e também marcou presença no Campeonato Nacional de Ralis, sendo hoje um dos mais conceituados “treinadores” de jovens pilotos internacionais.

Há vários anos que os cinco participam, com regularidade, em campeonatos nacionais e internacionais de Simulação Automóvel, tendo transferido, com sucesso, o seu “know-how” das pistas reais para as virtuais. De resto, este é um factor comum a diversos pilotos como António Félix da Costa, piloto que integra o Red Bull Junior Team e que, atualmente, milita na Fórmula Renault 3.5 do World Series by Renault. Isto para além de nomes como Álvaro Parente, que corre no Campeonato do Mundo FIA GT, Daniel Juncadella, piloto Mercedes no DTM, Stoffel Vandoorne, adversário de António Félix da Costa e muitos outros, que são presenças regulares em diversas competições de simuladores, invariavelmente com sucesso.

Na verdade, o realismo que os simuladores de competição automóvel apresentam hoje em dia é de tal forma elevado, que não só serve como “campo de treino” para verdadeiros pilotos evoluírem, como também para as equipas desenvolverem os seus automóveis de competição, sendo muito comum ver as verdadeiras estrelas da competição automóvel dominarem, também, as corridas virtuais.

Como funcionará o Autódromo Virtual de Lisboa?

O Autódromo Virtual de Lisboa funcionará muito ao estilo de um kartódromo, ainda que com mais variantes e com uma infinita variedade de escolha de pistas e carros para os pilotos. O autódromo virtual terá as seguintes variantes:

Aluguer de cockpit – O utente utilizará um dos cockpits do autódromo por um determinado tempo à sua escolha. Esta variante será perfeita para quem experimenta a simulação automóvel pela primeira vez, ou para os mais perfeccionistas, que querem melhorar os tempos por volta sem a pressão de uma corrida.

Corridas Autódromo Virtual – Serão organizadas, frequentemente, corridas virtuais, abertas ao público em geral, onde os pilotos se defrontarão, e colocarão à prova as suas capacidades de pilotagem, sob a pressão de outros concorrentes. Carros de performances idênticas farão com que não falte emoção a estas corridas, bem como as ultrapassagens e os momentos “quentes” em que o desporto motorizado é pródigo. Este serviço estará também disponível para grupos de amigos e/ou empresas.

Campeonatos Autódromo Virtual – Os campeonatos serão compostos por seis a oito corridas, em semanas diferentes, reproduzindo fielmente um qualquer campeonato real.

Aprendizagem Autódromo Virtual – A equipa do autódromo virtual é constituída por pilotos profissionais que, para além da experiência no desporto motorizado real, já contam também com provas dadas no mundo virtual. Para os utentes que queiram dicas de como melhorar os tempos por volta e tirar o máximo partido dos simuladores, serão dadas aulas de pilotagem, personalizadas de acordo com as diferentes necessidades de cada piloto.


por:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks