| | | | | | | | |   

Um cavalo por quilo para chegar ao topo!

9 May , 2013

875 cavalos para 875 quilos, quatro rodas motrizes, uma aerodinâmica extrema… Não restam dúvidas: os engenheiros da Peugeot Sport não se pouparam a esforços para munir Sébastien Loeb com uma «arma poderosa». E é ao volante desta arma que o piloto que dominou os ralis na última década partirá, no próximo dia 30 de Junho, à conquista das nuvens e tentará obter o título de «King of The Peak»!

Altura e forma da carroçaria, cilindrada, posição do motor… Durante toda a sua carreira, um engenheiro do desporto automóvel tem de saber conjugar de forma sensata as inúmeras restrições impostas pelas regulamentações. Apaixonante, seguramente, mas por vezes muito frustrante ! É como fechar um puro-sangue numa cavalariça… No fundo, o engenheiro tem apenas um desejo: enviar para o diabo todas as barreiras e conceber o derradeiro veículo de competição! Um veículo que não esteja sujeito a nenhum compromisso, aquele que encarnará a busca da performance
absoluta… simplesmente aquele que se esconde – selvagem e preparado para correr – num recanto do seu pensamento.

Existe apenas uma corrida em todo o mundo que permite libertar esta fera adormecida: Pikes Peak ! Basta evocar esta corrida e a sua famosa categoria «Unlimited» para que, de repente, apareçam estrelas nos olhos dos criativos : « Esta corrida permite verdadeiramente dar asas à nossa imaginação », confirma Jean-Christophe Pallier, o chefe do projeto 208 T16 Pikes Peak na Peugeot Sport. « Tivemos o maior prazer em conceber este veículo, mesmo se tivermos de o fazer com uma restrição: o tempo ! ».

Com altitudes vertiginosas, a Pikes Peak constitui um desafio técnico único no mundo: a oxigenação do motor. «Com efeito, é necessário contar com uma perda de 1% de potência por centena de metros de altitude para um motor atmosférico », explica Bruno Famin, Director da Peugeot Sport. Este dado é fundamental para compreender a dimensão desta corrida, cuja partida é dada a 2.865 m de altitude e a linha de chegadaestá situada… a 4301 metros ! Ainda antes da partida, alguns elementos mecânicos já perderam cerca de 30 % da sua potência… Uma arma importante é, portanto, o rigor.

Está fora de questão que Sébastien Loeb sinta falta de potência no seu veículo, pelo que a Peugeot Sport não hesitou em preparar um motor de 875 cavalos ! É simples: dotado com este V6 de duplo turbo oriundo das provas de resistência, o 208 T16 Pikes Peak será mais potente que um F1 ! Não vale a pena referir que será o veículo mais potente alguma vez conduzido pelo campeão do mundo de ralis. Prevê-se uma experiência extrema… até porque em vez de rails de segurança, em Pikes Peak só existem precipícios …

Para partir à conquista das nuvens, a Peugeot Sport sentiu-se na obrigação de entregar a Sébastien Loeb um veículo leve: « Conseguimos reduzir para 875 quilos», diz Jean-Christophe Pallier. «Desta forma, conseguimos obter a relação mágica peso-potência de 1 cavalo por quilo!» É evidente que, para tornar o veículo o mais ágil possível, a distribuição do peso em torno do chassis tubular foi optimizada e o motor está colocado em posição central traseira, como nos famosos Grupos B dos anos oitenta ou como nos protótipos das corridas de resistência…

O 208 T16 Pikes Peak apresenta, aliás, uma verdadeira relação de parentesco com o 908 que venceu as 24 Horas de Le Mans. Desde o ano passado, o percurso da Pikes Peak está totalmente asfaltado e a Peugeot Sport preparou praticamente um protótipo de Le Mans. A nova arma de Sébastien Loeb recorre a vários elementos, como os seus trens rolantes, os travões ou ainda determinados elementos aerodinâmicos como a entrada de ar que alimenta o motor ou ainda o espetacular aileron de dois metros, recuperado do primeiro 908 HDi FAP. Não havia maior em stock, é pena !

Tal como para Le Mans, a pesquisa em termos de aerodinâmica foi muito profunda: « Consideramos que é isto que pode fazer a diferença relativamente aos nossos concorrentes», avança Jean-Christophe Pallier. «No percurso da Pikes Peak as velocidades vão de 50 a 240 km/h e a aerodinâmica transforma-se num critério crucial a partir dos 100 km/h». Espectaculares, o aileron e o deflector dianteiro conferem ao 208 T16 Pikes Peak um aspecto agressivo, mas também uma eficácia temível. De uma forma praticamente invisível, a parte inferior do veículo dá também origem a quase metade do apoio aerodinâmico da fera.

Equipado com pneus Michelin especiais que oferecem uma aderência preciosa nas quatro rodas motrizes, o Peugeot 208 T16 Pikes Peak é apresentado como uma verdadeira fera negra para a concorrência. Sébastien Loeb, o piloto com mais títulos no mundo dos ralis, terá em mãos, no próximo dia 30 de junho, um dos veículos mais extremos alguma vez vistos em corrida para atacar os 18 ganchos e as 156 curvas que o separam das estrelas e da lenda Pikes Peak !

 
Google has deprecated the Picasa API. Please consider switching over to Google Photos

por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks