| | | | | | | | |   

Rally Argentina: O regresso do prodígio

6 May , 2013

Sebastian Loeb alcançou o seu oitavo triunfo na Argentina e nem precisou de vencer o maior número de provas especiais de classificação. Loeb levou o Citroen DS3 WRC ao triunfo apenas em dois troços, contra dez vitórias alcançadas pela VW, cinco para Ogier e outras cinco para Latvala. Mikko Hirvonen (Citroen) e Mads Ostberg (Ford) registaram um triunfo cada.

Que grandes saudades do oito vezes campeão do mundo. Senhor de uma frieza e eficácia reconhecida por todos, Loeb alcança a segunda vitória nas três provas que disputou em 2013, fazendo matutar a Citroen na falta que ele faz à equipa. Os responsáveis pela marca francesa, não só deixaram de contar com um vencedor nato, como também deixaram escapar o outro Sebastian para a Volkswagen, que agora com Ogier liberto de Loeb, deverá caminhar calmamente para os primeiros títulos mundiais do piloto francês e da marca alemã.

Claro que os problemas de Ogier e Latvala na Argentina ajudaram à vitória de Loeb, mas é inegável a classe e a aureola de campeão do piloto francês, que tanta falta faz às pretensões da Citroen.

Mikko Hirvonen ainda cheirou os lugares do pódio, mas com os problemas eléctricos do DS3 a ditarem o sexto lugar final. A rapidez e agressividade apreciada em Dani Sordo deixam marcas profundas que inevitavelmente estragam a matemática dos pontos, e Hirvonen está a anos luz de ser um piloto ganhador. A mais recente evolução do VW Polo R WRC faz dele um carro a abater, e como se isso não chegasse, a eficiência  de Ogier, Latvala e até de Mikkelsen são factores muito perturbantes para Citroen e Ford. Nas especiais argentinas, os Ford Fiesta WRC de Novikov (4º), Neuville (5º) e Ostberg (7º) contribuíram para uma segunda animação do rali, mas o regresso do prodígio chamado Sebastian Loeb foi a nota dominante desta etapa sul americana do WRC. Há mesmo quem suplique pelo regresso do francês à Citroen a tempo inteiro, mas a marca afasta essa possibilidade, afirmando que só irá regressar mais uma vez este ano para o Rali de França.

Apesar de tudo, o segundo lugar alcançado por Ogier solidifica a sua liderança do WRC 2013, um campeonato do mundo que, segundo tudo indica, irá ser dominado pela Volkswagen e por Sebastian Ogier, mas também pelas enormes saudades de um prodigioso Sebastian Loeb.

Fotos | AIFA by Manrico Martella


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks