| | | | | | | | |   

Loeb e a Citroën mantêm-se invencíveis na argentina

5 May , 2013

Com uma sólida liderança à entrada para a última etapa, Sébastien Loeb e Daniel Elena fizeram uma gestão perfeita da sua corrida para alcançar a sua oitava vitória na Argentina. É, também, o nono sucesso consecutivo da Citroën na América do Sul! Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen colocaram o segundo DS3 WRC da Citroën Total WRT de Abu Dhabi na 6ª posição, enquanto Dani Sordo e Carlos del Barrio foram 9ºs classificados.

Disputado sem direito a assistência, este terceiro dia de competição levou os concorrentes até às especiais mais famosas do rali da Argentina: Mina Clavero / Giulio Cesare e El Condor / Copina, disputadas por duas vezes cada uma. A segunda passagem pelo troço de El Condor recompensou com pontos Power Stage.

Equipados com pneus Michelin Latitude Cross ‘suaves’, as formações da Citroën Racing largaram da Villa Carlos Paz de manhã, em direcção a oeste. Com uma vantagem relativamente confortável sobre Sébastien Ogier, Sébastien Loeb pôde poupar-se nas partes mais duras dos troços. Ainda assim, ele aumentou significativamente essa diferença. Vencedor com quase um minuto de vantagem, o nove vezes Campeão do Mundo viveu momentos de alguma emoção naquela que será, provavelmente, a sua última vitória em provas de terra do WRC.

« É incrível ganhar pela oitava vez o Rali da Argentina, defronte de tantos espectadores apaixonados, » disse o piloto após a sua chegada triunfal na Villa Carlos Paz. « Vencer não foi primordial para mim, mas joguei para isso quando vi que encontrara o ritmo certo. Ogier foi, também ele, rápido, mas eu estava um pouco mais regular antes de fazer a diferença no final da segunda etapa. Apraz-me oferecer este sucesso à equipa, pois ela merece. »

Mais longe na classificação geral, Mikko Hirvonen adoptou um ritmo elevado. As suas performances valeram-lhe a conquista de um ponto de bónus na Power Stage. O seu sexto lugar permitiu à Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team marcar tantos pontos como a sua adversária no Campeonato do Mundo de Construtores: « Foi um dia muito bonito, com muito sol, muitos espectadores e especiais que me deram muito prazer. O meu ritmo era bom, o carro estava perfeito e não foi difícil fazer tempos satisfatórios. »

Décimo classificado no início do último dia, Dani Sordo foi um dos grandes animadores da fase final do rali. Apesar da sua segunda posição na estrada, o espanhol ultrapassou Andreas Mikkelsen e Martin Prokop. Mas um problema de caixa de velocidades permitiu que o norueguês conquistasse o 8º lugar por dois décimos de segundo… « Não estava propriamente preocupado com os tempos, pois especialmente queria levar o carro até à chegada, » disse o piloto da Abu Dhabi Citroën Total WRT. « Aproveitei para tentar melhorar ainda mais a minha condução, especialmente nas curvas lentas. »

Feliz com este segundo sucesso de 2013, depois do obtido no Rali de Monte-Carlo, Yves Matton apreciou o resultado de toda a sua equipa. « Vou recordar, sobretudo, a confirmação do progresso das performances do DS3 WRC », observou o Director da Citroën Racing. « Entregámo-nos a um longo trabalho desde o Rali do México e fomos recompensados com esta vitória. Uma vitória naturalmente indissociável do Séb, que foi igual a ele próprio, apesar da sua ausência das últimas provas. Não nos esqueçamos dos nossos outros pilotos: depois do Dani em Portugal, o Mikko provou neste fim-de-semana que estava a jogar para a vitória. Ainda lhe falta um pouco de consistência para a concretizar, pelo que vamos trabalhar todos em conjunto. »

CLASSIFICAÇÃO FINAL (provisória)

1

 Loeb / Elena Citroën DS3 WRC

4h35’56’’7

2

Ogier / Ingrassia VW Polo R WRC

+55’’0

3

Latvala / Antilla VW Polo R WRC

+2’00’’8

4

Novikov / Minor Ford Fiesta RS WRC

+2’36’’7

5

Neuville / Gilsoul Ford Fiesta RS WRC

+4’40’’5

6

Hirvonen / Lehtinen Citroën DS3 WRC

+6’23’’9

7

Østberg / Andersson Ford Fiesta RS WRC

+11’02’’2

8

Mikkelsen / Markkula VW Polo R WRC

+13’22’’1

9

Sordo / del Barrio Citroën DS3 WRC

+13’22’’3

10

Prokop / Ernst Ford Fiesta RS WRC

+14’07’’6

CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL DE PILOTOS

1º S. Ogier, 122 pts; 2º Sébastien Loëb, 68; 3º Mikko Hirvonen, 57; 4º J-M. Latvala, 49; 5º M. Østberg, 38;  6º T. Neuville, 35; 7º Dani Sordo, 29; 8º E. Novikov, 27; 9º M. Prokop, 21; 10º N. Al-Attiyah, 20 (…).


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks