| | | | | | | | |   

Sata Rallye Açores2013: Jan Kopecky é líder nos Açores

26 April , 2013

O culpado foi o nevoeiro

O nevoeiro foi o principal responsável pela classificação do Sata Rallye Açores no final do segundo dia de prova. Tudo isto porque o polaco Robert Kubica em Citroen DS3 R3 foi obrigado a abrir mão do comando da prova, depois da priemira passagem pela especial das Sete Cidades. Kubica que vinha a brindar o público com um espectáculo de condução, vencendo a esmagadora maioria das especiais, foi vítima da pouca visibilidade que encontrou ao longo da maior parte da especial, vindo a perder 1m46 para Bernardo Sousa, o sensacional vencedor do troço, e mais de um minuto para Kopecky, que a partir daí passa a liderar a quarta prova pontuável para o ERC. Foi o mau tempo que se registou na ilha de São Miguel, que obrigou a organização a cancelar um troço no dia de ontem e a reduzir dez quilómetros a outra especial. De novo em nome da segurança, a organizaçãop da prova resolveu hoje cancelar a segunda passagem pelas Sete Cidades, uma vez que as condições de visibilidade eram práticamente nulas.

Como se não bastasse o brutal atraso de Robert Kubica, o piloto polaco viria a sofrer um aparatoso acidente na segunda passagem pela especial das Feteiras, capotando o Citroen DS3 R3, e cedendo definitivamente qualquer hipótese de recuperação. Instalado no comando da prova, Jan Kopecky, o piloto oficial da Skoda, não terá no entanto uma gestão demasiado fácil. Se o irlandês Craig Breen em Peugeot 207 S2000, senhor de uma condução agressiva e habituado a pisos deste tipo na Irlanda, alcançou o segundo lugar a apenas 13 segundos de Kopecky, o líder do Sata Rallye Açores também se deve preocupar bastante com a evolução de três pilotos portuguêses, apostados em conquistar o pódio, e porque não a vitória. Bruno Magalhães, Ricardo Moura e Bernardo Sousa estão na luta e a brilharem na prova açoriana.

Portugueses ao melhor nível

Os três portugueses que estão a discutir a vitória nos Açores já foram todos campeões de Portugal, e serão os pilotos nacionais mais competitivos do momento. Uma autêntica guerra ao segundo conferem uma emoção especial à prova. Para além de incomodarem sériamente os dois homens da frente, Bruno Magalhães é terceiro classificado depois de uma tarde brilhante, mas tem Ricardo Moura a apenas 1,6 segundos, que por sua vez tem uma vantagem mínima de seis décimas de segundo frente a Bernardo Sousa. De destacar a fantástica adaptação de Ricardo Moura (Skoda Fabia S2000) e Bernardo Sousa (Ford Fiesta RRC) aos seus novos carros, a demonstrarem excelentes actuações, ao nível dos mais cotados pilotos do europeu. A experiência e a garra de Bruno Magalhães e Nuno Rodrigues da Silva, tem dado uma “alma” suplementar ao Peugeot 207 S2000. É precisamente do presente “Top Five” que sairá o futuro vencedor do Sata Rallye Açores 2013, uma vez que o sexto classificado, Jérémi Ancian, já se encontra a mais de dois minutos do líder Jan Kopecky.

Para além desta luta que vai animar até final a prova açoriana, de destacar ainda o excelente desempenho de Miguel Jorge Barbosa (9º) e do muito jovem e promissor açoriano Luis Miguel Rego (11º), ambos em Mitsubishi Lancer Evo IX, a rubricaren muito bons desempenhos entre as viaturas do Agrupamento de Produção.

Amanhã a prova conta com mais sete provas especiais de classificação, com destaque para o longo e selectivo troço da Tronqueira, que conta com transmissão televisiva no EuroSport às11h21 e 18h06 (horas de Portugal continental), esperando-se que no último dia de prova o sol possa vir a sorrir na ilha de São Miguel.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks