| | | | | | | | |   

Miguel Paião lidera caravana do Desafio Total/Mazda

20 April , 2013

Teve início esta tarde a edição de 2013 do Rali Vinho Ervideira, prova de abertura do Campeonato de Portugal de TT e que marca também o início de mais um Desafio Total/Mazda. A prova alentejana arrancou sob sol e muito calor numa tarde que reuniu vários milhares de espectadores os terrenos da Adega Ervideira, onde teve lugar a Super Especial que no caso dos automóveis foi cumprida por duas vezes.

Entre os concorrentes ao Desafio Total/Mazda, Miguel Paião/Gil Brito levaram a melhor, num dia que para eles ficou marcado também pelo facto de terem cumprido a especial com o pára-brisas partido. Pois este não foi mais do que um pequeno percalço, já que o piloto que se estreou no Desafio em 2012 fez uma prova imaculada “e não tivemos problema algum. Cumprimos as duas passagens num bom ritmo, mas com algumas cautelas, principalmente por ter achado que o piso tinha alguma terra solta, provocando um escorregamento exagerado em algumas zonas”, esclareceu Miguel Paião.

A segunda melhor marca foi obtida pela dupla alentejana Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves, que chegaram a Reguengos de Monsaraz depois de um aturado trabalho noite dentro para trocar a embraiagem da BT-50 que revelou uma falha de última hora. Apesar de satisfeito com a posição obtida, o piloto de Portalegre esclareceu “a primeira volta podia ter sido um pouco melhor, mas recuperámos cinco segundos na passagem seguinte. Amanhã é que conta…” 

De excelente nível foi a estreia de João Oliveira que fez uso da experiência do seu navegador Paulo Torres para obter a terceira melhor marca entre os carros do Desafio Total/Mazda. Mesmo satisfeito com o lugar obtido, João Oliveira não deixou de frisar que “tenho muito trabalho para fazer principalmente em termos de habituação ao carro. Estou contente e diverti-me bastante e isso também é relevante. A ajuda do Paulo (Torres) é fundamental e espero que amanhã as coisas corram do mesmo modo.

Menos feliz foi a prova da dupla João Rato/Jorge Amaral que se viram atrasados devido a um problema de suspensão logo na primeira passagem pelo 5,4 Kms deste troço de abertura. “Furámos a roda da frente do lado direito sensivelmente a meio da primeira passagem e o pneu a desfazer-se partiu os “bombones” dos amortecedores que perderam todo o óleo… Com isto perdemos muito tempo que espero recuperar amanhã, já com o problema resolvido.” O “bi-campeão” do Desafio (2011 e 2012) teve de quedar-se com o quarto lugar do Desafio.

Para amanhã, a organização reservou cerca de 300 quilómetros ao cronómetro, divididos por uma dupla passagem pelo sector selectivo cujo arranque está agendado para as 8h30 na Herdadinha (Adega Ervideira).

Classificação da Super Especial

1º Miguel Paião/Gil Brito (Mazda BT-50), 11m06,8s

2º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves (Mazda BT-50), 11m18,6s

3º João Oliveira/Paulo Torres (Mazda BT-50), 11m24,3s

4º João Rato/Jorge Amaral (Mazda BT-50), 12m07,1s


por:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks