| | | | | | | | |   

Rally de Portugal 2013: Terceira vitória para Sébastien Ogier

14 April , 2013

Portugal é um país abençoado para Sébastien Ogier, que hoje conquistou a sua terceira vitória no Vodafone Rally de Portugal. O piloto francês estreou-se a vencer no WRC precisamente em Portugal, quando em 2010 ao volante de um Citroen C4 WRC venceu para espanto de todos. Ogier viria a repetir a vitória em 2011 com un Citroen DS3 WRC. Agora, regressou  a Portugal para voltar a vencer, mas ao volante de um convincente VW Polo R WRC, comandando a prova da terceira à última classificativa. Aliás, Sébastien Ogier que deu os primeiros sinais logo com uma vitória na primeira especial, só não liderou a prova portuguesa  no final do 2º troço cronometrado, quando cedeu o comando a Mads Ostberg. Um domínio total para Ogier  e para a Volkswagen Motorsport neste seu ano de estreia.

Depois do conjunto de nove títulos consecutivos por parte de Sébastien Loeb, a escola francesa de ralis continua a dominar o panorama do WRC, agora com outro Sébastien a pretender herdar  os dotes do seu compatriota. E se Ogier obteve a terceira vitória em Portugal, também obteve a terceira no WRC 2013. Em quatro provas disputadas, o francês da VW venceu três com pontuação máxima, pois foi também o vencedor das três Power Stage. Tudo perfeito!

E a Volkswagen também esteve à beira de ter um Vodafone Rally de Portugal perfeito. Antes da primeira classificativa do último dia de prova a equipa tinha a “dobradinha” no pensamento, pois Latvala ocupava a segunda posição, com teórica margem de conforto para Mikko Hirvonen, que era terceiro classificado. No entanto um problema na transmissão traseira do Polo obrigou Latvala a abdicar do segundo lugar, ao perder demasiado tempo nas primeiras passagens por Silves e Almodôvar. Mikko Hirvonen herdou aí o segundo lugar na prova, terminando no entanto a quase um minuto de diferença de Ogier.

Andreas Mikkelsen que também sentiu alguns problemas, completou o resultado positivo para a Volkswagen ao alcançar o 6º lugar, nesta sua estreia ao volante de um Polo R WRC.

Com o pódio composto por dois Volkswagen e um Citroen, com Ogier, Hirvonen e Latvala, sucederam-se Evgeny Novikov (Ford) na 4ª posição e Nasser Al-Attiyah (Ford) em 5º.  Ainda nos pontos, e depois do 6º lugar de Mikkelsen, Martin Prokop (Ford vFiesta) foi 7º classificado e um espectacular Mads Ostberg (Ford Fiesta), que acabou a prova portuguesa no 8º lugar, conquistando para além dos três pontos desta posição, mais dois obtidos pelo segundo lugar na Power Stage. Khalid Al Qassimi em Citroen termina a prova no 9º lugar, enquanto Esapeka Lappi em Skoda Fabia S 2000 conquista o 10º lugar e a vitória entre as viaturas do WRC 2, revelando-se uma forte promessa nos ralis mundiais. Bryan Boufier ao volante de um Citroen R3T venceu de forma fantástica a categoria WRC 3.

Um Vodafone Rally de Portugal mais uma vez superiormente organizado pelo ACP, que teve como grande novidade uma Power Stage longa (52,3 km), onde Ogier teimou em ser o mais rápido, conquistando mais três pontos para o WRC, seguido por Mads Ostberg e por Jari-Matti Latvala, que adicionaram dois e um ponto às contas do campeonato do mundo de ralis.

A competitividade não durou até ao fim, porque os acidentes de Dani Sordo (Citroen) e Mads Ostberg (Ford) se verificaram demasiado cedo, entregando a Ogier e à Volkswagen, os destinos da prova portuguesa, que terminou banhada com sol e calor do Algarve, numa festa mais do que merecida para Sébastien Ogier.

 

grupo_interpass_banner


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks