| | | | | | | | |   

Team Novadriver foi penalizado, sai de 16º

30 March , 2013

O Team Novadriver voltou a não ter a sorte pelo seu lado, com mais uma decisão inflexível e exagerada por parte de um colégio de comissários desportivos, que penaliza de forma gravosa a performance desportiva de César Campaniço e Carlos Vieira, ambos ao volante do Audi R8 LMS Ultra. 

Após ter feito o melhor tempo na primeira sessão de treinos livres entre a categoria PRO-AM e o quarto lugar à geral, o Team Novadriver conseguiu o melhor tempo na segunda sessão de treinos livres. Balde de água fria desabou sobre a equipa quando o Colégio de Comissários Desportivos entendeu que Carlos Vieira tinha feito o melhor tempo debaixo de bandeira vermelha, entretanto mostrada devido a um despiste a muito pouco tempo do final da sessão. O piloto do Team Novadriver viu as bandeiras vermelhas já muito próximo da meta e não teve tempo para abrandar o ritmo, como especifica o regulamento.

O Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver passou pela meta já em andamento mais contido, mas o Colégio de Comissários Desportivos, sentado numa decisão que a todos pareceu exagerada (mostrar a bandeira vermelha para um despiste que não deixou o carro acidentado em posição perigosa), foi inflexível e além de anular o tempo registado, ainda penalizou a equipa, de forma duríssima, com o recuo de 10 lugares na grelha de partida para a corrida de Qualificação de amanhã.

Esta decisão veio juntar-se a uma outra tomada pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) que proibiu as equipas que alinharam com os Audi R8 LMS Ultra, de usarem o “upgrade 2013” preconizado pela Audi. Assim, o Team Novadriver teve de refazer o seu carro para as especificações de 2012, mais uma contrariedade desportiva para a equipa nacional.

Tudo isto não impediu, contudo, que o Team Novadriver tivesse cumprido todos os seus objetivos para as sessões de treinos de qualificação. Com um novo formato – onde existem duas sessões de qualificação (Q1 e Q2) e uma “Superpole”, apurando-se para esta os dez melhores feitas contas aos tempos combinados das duas primeiras – a qualificação sorriu à equipa. Com um sexto e um sétimo lugares, respetivamente na Q1 e na Q2, César Campaniço pode disputar a “Superpole” e rubricar um excelente sexto tempo, dentro do mesmo segundo do tempo da “polé-position” para a corrida de amanhã.

Este esforço acabou por ser em vão, pois com a dura penalização imposta, o Team Novadriver vai começar a corrida de Qualificação apenas no 16º lugar da grelha de partida, com Carlos Vieira a ser o primeiro a tomar lugar no Audi R8 LMS Ultra , completando a segunda metade da corrida César Campaniço.

César Campaniço – “Apesar da penalização demasiado dura para aquilo que sucedeu e que teve origem num claro excesso de zelo dos comissários perante uma situação facilmente resolvida com bandeiras amarelas, estou muito satisfeito pois estamos ao nível dos nossos adversários não só na nossa categoria (PRO_AM) mas também à geral, pois estivemos sempre entre os mais rápidos e não fora aquele incidente, teríamos mesmo encimado a tabela de tempos nos treinos livres. O objetivo para a qualificação era chegar à Superpole, fizemo-lo com grande à vontade mas com uma pista sempre a melhorar, pois estava a secar rapidamente, regressei ao tempo do karting, onde os últimos a sair tinham maior vantagem. Foi o que sucedeu com o Audi que fez a “pole-position”, que encontrou a pista ainda mais rápida. O sexto lugar satisfaz-me, pois o ritmo está lá e só é pena que tenhamos de ir para a oitava fila da grelha de partida, tendo assim de reequacionar os objetivos que, agora, passam por tentar um lugar nos 10 primeiros no final da prova.”

Carlos Vieira – “Foi com agradável surpresa que percebi que tanto eu como o César estávamos perfeitamente ao nível dos nossos adversários em termos de andamento, pelo que foi com grande mágoa que recebi a notícia da nossa penalização, exagerada, de 10 lugares na grelha de partida. O que fica para a história é que temos equipa para ombrear com os melhores do campeonato e tudo vamos fazer para recuperar, nesta primeira corrida, o lugar que é nosso entre os dez primeiros.”


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks