| | | | | | | | |   

24 horas de Le Mans: Revela-se o Alpine nº 36…

22 March , 2013

Depois do anúncio, no passado dia 8 de Março, da participação da equipa Signatech-Alpine nas 24 Horas de Le Mans e no European Le Mans Series, foi hoje revelado, no Atelier Renault em Paris, o protótipo que ostentará o número 36 ao longo da temporada de 2013.

O regresso da Alpine às provas de resistência, depois de 35 anos de ausência, representa mais um capítulo no processo de ressurgimento da marca antes da comercialização, em 2016, do primeiro modelo desenvolvido pela Société des Automobiles Alpine-Caterham.

Anunciada foi também a formação que participará nas 24 Horas de Le Mans: Nelson Panciatici e Pierre Ragues – que disputarão todo o campeonato ELMS – aos quais se juntará Tristan Gommendy para a prova no mítico circuito de la Sarthe.

As primeiras voltas do Alpine com o número 36 terão lugar a 26 e 27 de Março, no circuito de Paul Ricard, no programa de ensaios colectivos do ELMS.

Em 1978, o Alpine-Renault A442B que venceu as 24 Horas de Le Mans desceu os Campos Elíseos, sob os aplausos do público, que aclamava a performance de Jean-Pierre Jaussaud e Didier Pironi. Mas 35 anos depois, o público de Paris pode de novo admirar o A442B, que é uma das “vedetas” da exposição « No Limit ! », no Atelier Renault até 7 de Abril.

E dificilmente seria possível encontrar um cenário mais adaptado à revelação desde novo Alpine, que disputará a temporada deste ano do campeonato de resistência… Hoje, Bernard Ollivier, Presidente Director-Geral da Société des Automobiles Alpine-Caterham e Philippe Sinault, Team Principal da Signatech-Alpine, revelaram um novo protótipo que, com a sua decoração azul e laranja, evoca os Alpine que participaram nas 24 Horas de Le Mans.

 « Desde o anúncio, a 5 de Novembro de 2012, do relançamento da marca Alpine, que percorremos etapas sucessivas e a revelação deste magnífico automóvel é uma dessas etapas », sublinha Bernard Ollivier. « O anúncio da nossa presença nas provas de resistência foi acolhido de forma muito positiva, quer pelos fãs da Alpine, quer, de forma geral, no mundo do Desporto Automóvel »

« Representar a Alpine é, ao mesmo tempo, um orgulho e uma enorme responsabilidade », sublinha Philippe Sinault. « A nossa ambição é ser um dos protagonistas na, muito competitiva, categoria LMP2. E vamos encarar as sessões de testes e as duas primeiras corridas do ELMS como preparação para as 24 Horas de Le Mans, sem dúvida, o ponto alto da temporada. »

Os pilotos do Alpine nº36 mostram-se, também, impacientes para se sentarem ao volante. Nelson Panciatici (24 anos) e Pierre Ragues (29 anos), que disputarão todo o campeonato ELMS, vão contar com o reforço de Tristan Gommendy (34 anos), nas 24 Horas de Le Mans. Três pilotos Franceses que, apesar da sua juventude, possuem bastante experiência e totalizam 10 participações na « maior corrida do Mundo ».

Calendário 2013

 26/27 Março  Testes oficiais ELMS Paul Ricard (França)
 13 Abril  ELMS – Silverstone (GB)
 18 Maio  ELMS – Imola (Itália)
 9 Junho  Qualificação das 24 Horas de Le Mans (França)
 23 Junho  24 Horas de Le Mans 2013 
 20 Julho  Red Bull Ring (Áustria)
 14 Setembro  Hungaroring (Hungria)
 28 Setembro  ELMS – Paul Ricard (França)

 

Ficha técnica do alpine-nissan n°36

Chassis Alpine
Motor V8 Nissan V8 type VK45
Potência 500 cv
Combustível e lubrificantes TOTAL
Caixa velocidades X-Trac sequencial de 6 relações
Direcção Assistida hidráulica
Travões Carbono – Brembo
Pneus Michelin
Comprimento 4610 mm
Distância entre eixos 2870 mm
Largura 1995 mm
Peso 900 kg
Velocidade máxima 330 km/h

por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks