| | | | | | | | |   

A vez de Hirvonen e Sordo

4 March , 2013

Após duas provas atípicas, o WRC inicia no México uma série de seis provas em terra. Líder do Campeonato do Mundo de Construtores, a Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team faz alinhar as formações Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen e Dani Sordo/Carlos del Barrio. O DS3 WRC da Abu Dhabi Citroën Total WRT será confiado a Chris Atkinson/Stéphane Prévot.

No 10º aniversário da sua ascensão ao calendário do WRC, o Rali do México será diferente por várias razões. A lista de inscritos desta terceira ronda da temporada não conta com o n° 1, já que Sébastien Loeb e Daniel Elena não irão participar no evento. Tal não acontece desde 2006, pelo que nesta prova a Citroën Total Abu Dhabi WRT terá, assim, uma nova formação. Ao lado de Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen, que estão nomeados para as 13 provas do ano, surgem Dani Sordo e Carlos del Barrio, titulares pela primeira vez no presente ano.

Mikko Hirvonen espera muito deste primeiro rali de terra: « Para mim este é o verdadeiro pontapé de saída da temporada. Temos agora uma ideia muito clara do nível de nossos adversários. Penso poder dizer que termos de batalhar muito em cada especial e fazer troços perfeitos e sem erros para conseguirmos ganhar ralis. No ano passado bati-me com o Seb em boa parte da prova. Assim sei que sou capaz de realizar performances muito boas neste terreno que aprecio. Trabalhámos muito em ensaios desde a Suécia, quer na minha pilotagem quer nas configurações da viatura. »

« Na ausência do Seb, é possível que este rali se torne um pouco especial para a Citroën Racing », continua o finlandês. « Trata-se, verdadeiramente, do início de uma nova era para o WRC, mas não o considero como uma pressão suplementar para mim. Estou aqui para obter os melhores resultados e levar a Citroën à vitória. Todos os que me apoiam também o esperam. Sinto-me cheio de energia positiva e quero realmente mostrar que posso ganhar. »

Esta sede de vitórias tem também Dani Sordo. Mesmo que não tenha participado nas duas últimas edições, o espanhol não está presente apenas para fazer número:  « Contando com a Argentina e a Catalunha, este é meu terceiro rali ’em casa’! É uma prova de que gosto, especialmente nas segundas passagens pelas especiais, quando os troços já têm maior aderência. Tal significa que a especial de qualificação e a escolha da ordem de partida no primeiro dia serão muito importantes. »

Após ter disputado o Rali da Finlândia de 2012 ao volante de um DS3 WRC, Chris Atkinson regressa à ‘bacquet’ de um Citroën nas especiais mexicanas. Escolhido por Khalid Al Qassimi para conduzir o carro da Abu Dhabi Citroën Total WRT, o australiano não esconde seu entusiasmo: « É sempre bom regressar ao WRC e a uma equipa tão competitiva como a Citroën Racing. Esta é uma oportunidade magnífica, pois não tinha nada planeado para o Campeonato do Mundo deste ano. Vou fazer tudo para obter pontos para a equipa. Testei o carro em Portugal há poucos dias. Mesmo se chovia na altura, tal permitiu-me retomar o embalo. Espero terminar no top-5, algo que seria um bom resultado. »

A prova mexicana contará com um quarto Citroën DS3 WRC, da equipa privada Benito Guerra/Borja Rozada. Campeão do Mundo de P-WRC no ano passado, o piloto mexicano fará a sua estreia ao volante de um World Rally Car.

Baseado em León – a capital mexicana dos sapatos – o Rali do México inicia-se na quinta-feira à noite em Guanajuato. Após a tradicional cerimónia de partida nas ruas da antiga cidade mineira, os concorrentes vão disputar duas super especiais. O alinhamento da restante prova andará na linha das edições anteriores, alternando sectores longos – com o troço de Guanajuatito, de 55 km – e incontáveis super especiais, em que a vitória também se poderá decidir!

 


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks