| | | | | | | | |   

Bernardo Sousa regressa com uma vitória incontestada!

24 February , 2013

Surpreendeu pela maturidade revelada nos quilómetros iniciais e afirmou-se pela rapidez que sempre o notabilizou… Mas 24 horas depois de ter conquistado a vitória no Rali Serras de Fafe, Bernardo Sousa confessa que as emoções têm “um certo sabor agridoce”. Afinal, apesar da atuação irrepreensível e do triunfo na prova inaugural do Campeonato de Portugal de Ralis, o jovem piloto não tem garantida a participação nas restantes provas do calendário.

Não se deixou abater pela falta de apoios e deixou-se motivar pelo desafio do regresso a um Campeonato de Portugal de Ralis que poderá ser um dos mais competitivos e disputados dos últimosanos. E são os números da prova de abertura que falam por si: mais de 60 pilotos à partida – quatro antigos campeões nacionais absolutos! – e a presença de vários milhares de espetadores nas nove classificativas disputadas na região de Fafe, autêntica catedral dos ralis nacionais. Sim, este fim-desemana, nenhum estádio de futebol terá tido tantos espetadores!

Mas quando se fala na possível chegada de outros projetos que podem enriquecer (ainda mais) o nível do campeonato, não deixa de ser irónico que o piloto que começou o ano a vencer, e de forma irrepreensível e inequívoca, corra o risco de ficar parado. Mas, infelizmente, esse é um cenário que o jovem Bernardo Sousa está a equacionar: “Ainda não conseguimos garantir apoios e só por isso é que alinhámos em Fafe com a carroçaria do Peugeot 207 S2000 sem um único autocolante. Ou seja, participámos com o objetivo claro de demonstrarmos o profissionalismo e a competitividade do projeto. Se o resultado espelha o que podemos fazer nas restantes provas do campeonato, fico agora na expetativa que também ajude nas negociações que andamos a estabelecer com potenciais patrocinadores. O campeonato vai ser um dos melhores dos últimos anos, os portugueses voltaram a comparecer em grande número e eu gostaria de lutar pela conquista do meu segundo título».

E não deixa de ser curioso que, apesar de já ter somado um ceptro (na época de 2010) e de ter conquistado várias vitórias, talvez a do último sábado tenha sido uma das mais impressionantes e há várias razões que o corroboram: por um lado, Bernardo Sousa estava parado há quase dois anos e o Peugeot 207 S2000 com que alinhou nem sequer incorporava as últimas evoluções. Consciente disso mesmo, optou por não correr riscos desnecessários nas primeiras classificativas, “pois tinha consciência que tinha de readquirir ritmo, reaprender o Peugeot 207 S2000 e adaptar-me às notas do Hugo Magalhães, com quem pela primeira vez fiz equipa, mas que realizou um excelente trabalho”.

Mas depois da notável maturidade revelada nos primeiros quilómetros, a partir da terceira classificativa, o jovem Bernardo Sousa partiu para uma vitória convincente, sendo regularmente (e pelo menos) meio segundo por quilómetro mais rápido que o adversário direto, precisamente o campeão nacional em título! Os 46,8 segundos de diferença para o 2º classificado expressam a superioridade revelada por Bernardo Sousa no Rali Serras de Fafe, com o mérito do piloto ter somado mais três pontos (para além dos 25 obtidos pela vitória) pelo facto de ter sido o mais rápido na “Power Stage”, uma novidade na competição.

Com a próxima prova prevista para Maio, o jovem Bernardo Sousa espera que “até lá consigamos reunir os apoios suficientes para continuar. Queremos lutar pelo título, mas para além dos objetivos desportivos, queremos que este seja um projeto de comunicação para todos os que nele apostem. Os ralis são a modalidade rainha do automobilismo nacional, o Campeonato de Portugal de Ralis promete ser um dos mais competitivos e espetaculares dos últimos anos e o público continua a sentir um carinho especial pela modalidade, como aliás ficou bem evidente no último sábado. No fundo, estamos confiantes e vamos continuar a trabalhar para estarmos à partida das próximas provas”.


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks