| | | | | | | | |   

Volkswagen Golf: O eleito

20 February , 2013

Os critérios que levaram os 17 jurados a escolher o VW Golf entre os 17 automóveis candidatos a carro do ano são diversificados. Muitos pontos analisados, uma ponderação que por certo terá sido cuidada, levaram a Volkswagen a erguer uma vez mais o Tróféu Carro do Ano em Portugal. Desta vez foi o Golf, depois de ter conseguido o mesmo título com o Polo em 2010. A eleição não parece ter sido fácil, ainda mais quando para além do VW Golf, do lote dos seis finalistas faziam parte o BMW 320 d, Citroen DS 5,Ford B-NNax, Hyundai i 30 e Renault Clio. Seis notas de equlibrio e qualidade, escolhidas também tendo por base a situação económica que se vive em Portugal. É óbvio que carros de espanto, onde o design impera, o luxo cativa e os motores apaixonam, podem prcisamente ficar mais fragilizados pelo preço que custam. Nesta necessária nota de equilibrio na hora da escolha, o Golf mereceu as atenções da maioria dos membros do júri.

Nas outras categorias, o novissimo Renault Clio com motorização diesel de 90 cavalos venceu perante uma concorrência que se candidatou com motores a gasolina. O Ford B-Max 1.0 Ecoboost, o Peugeot 208 1.2 VTi e o VW Up 1.0 de 75 cavalos. Aqui, não foi o preço que comandou os destinos, mas sim talvez a economia reconhecida ao bloco diesel dci da Renault.

Entre os familiares, a categoria mais concorrida, o teconoligamente evoluído Volvo V40 com motor diesel D2 de 1,6 litros, levou vantagem frente ao BMW 116d, ao Citroen DS 5 2.0 HDI, ao Hyundai i30 1.6 CRDi, ao Honda Civic 2.2 DTEC, ao Kia Cee’d 1.4 CRDi e VW Golf 1.6 TDI. Uma ecolha entre automóveis de cilindrada muito diversificada, que oscilou entre os 1,4 e 2,2 litros, o que poderá ter baralhado as contas da economia…

Ente as carrinhas, a vitória coube à BMW 320 d Touring, frente aos rivais Chevrolet Cruze SW 1.7 CRDi, Hyundao i 30 1.6 CRDi e Kia Cee´d SW 1.4 CRDi. Aqui a disparidade de cilindradas e potências em confronto, também foi nota dominante. Para o Executivo do ano a vitória também foi para a BMW com 0 318 d, frente ao único rival Kia Optima 1.7 CRDi.

Nos novo segmento dos Crossover o bem nascido Mazda CX 5 de 2,2 litros com traçao dianteira venceu perante o Citroen C4 Aircross 1.6 HDI e o Nissan Qashqai 1.6 dci.

A festa do automóvel promovida pelo jornal Expresso e pelo Auto Sport, elegeu os seus carros do ano 2013, destacando ainda a figura de António Félix da Costa como piloto e personalidade do ano e Rafael Lobato como a jovem revelação.

Em época de crise, ficaram os critérios de um vasto leque de jurados que colocaram o VW Golf no lugar mais alto do pódio.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks