| | | | | | | | |   

Opel Zafira Tourer 1.6 CDTI: sete lugares de máxima eficiência

13 February , 2013

A Opel vai revelar dentro de poucas semanas, no Salão de Genebra, o motor turbodiesel 1.6 CDTI ECOTEC que pertence à novíssima geração de propulsores que o fabricante se prepara para lançar no mercado. Caberá ao modelo Zafira Tourer estrear este que é o motor mais ‘limpo’ da história da Opel. Dotado do sistema ‘BlueInjection’ de redução catalítica seletiva, o novo 1.6 CDTI já cumpre a exigente norma de emissões Euro 6. Além disso, sobressai pela elevada eficiência – com 136 cv de potência e 320 Nm de binário, o Zafira Tourer 1.6 CDTI consegue consumir apenas 4,1 litros de gasóleo a cada 100 km e emitir 109 g/km de CO2. Nenhum outro monovolume no mercado oferece melhor relação entre performancee economia de combustível. Registe-se que o novo Zafira 1.6 a gasóleo consegue atingir a velocidade máxima de 193 km/h. O 1.6 CDTI de quatro cilindros fixa novos padrões em desempenho, com valores referenciais de potência e binário específicos, e destaca-se também pelo refinamento, com níveis muito baixos de ruído e vibrações.

O novo turbodiesel 1.6 CDTI ECOTEC foi totalmente desenvolvido na Opel e na GM, por uma equipa global de engenheiros de Turim, Rüsselsheim e dos Estados Unidos. Com a nova unidade, o Zafira Tourer alarga ainda mais a sua oferta de motores, que passa a compreender, na origem, cinco unidades Diesel – incluindo o 2.0 BiTurbo CDTI de alta performance, com 195 cv – e quatro a gasolina. O elogiado modelo da Opel reforça assim a sua competitividade de forma inegável. «Não há no mercado nenhum outro automóvel de sete lugares com um equilíbrio tão perfeito entre economia, desempenho, refinamento e qualidade», defende o vice-presidente da GM Europe para a Engenharia, Mike Ableson.

O Opel Zafira Tourer, recém-galardoado com o ‘Volante de Ouro 2012’ atribuído por leitores de revistas europeias da área automóvel, é reconhecido pelo ambiente extremamente confortável a bordo, pela versatilidade e pela tecnologia.

Os maiores destaques técnicos do modelo da Opel são, sem dúvida, o sistema de chassis mecatrónico FlexRide com suspensão controlada eletronicamente, a câmara dianteira de segunda geração, os faróis direcionais adaptativos AFL+ e o grande para-brisas panorâmico. O habitáculo está dotado da nova geração do sistema de bancos Flex7, que inclui a disposição ‘Lounge’, capaz de oferecer níveis inéditos de conforto e espaço aos passageiros da segunda fila.

1.6 CDTI ECOTEC é líder em refinamento, performance e compatibilidade ambiental

Com bloco em alumínio e controlo de combustão em círculo fechado, o novíssimo turbodiesel 1.6 CDTI substituirá o atual motor 1.7 CDTI bem como as versões menos potentes da gama 2.0.

O desenvolvimento deste moderno 1.6 seguiu linhas orientadoras claras com o objetivo de obter um motor com valores referenciais em áreas como ruído e vibrações, densidade de potência e binário, e consumo de combustível. Os níveis de potência e binário haviam sido fixados em 136 cv e 320 Nm, respetivamente. Isto traduz um aumento de 4,6 e 6,6 por cento face aos valores do motor 1.7 CDTI anterior. Quando comparado com as versões do turbodiesel 2.0 com potência equivalente, o 1.6 CDTI da nova geração de motores apresenta uma redução até 10 por cento no consumo de gasóleo.

O baixo consumo e as baixas emissões do novo Zafira Tourer 1.6 CDTI devem-se, nomeadamente, ao sistema de redução catalítica seletiva (SCR) que a Opel designa de ‘BlueInjection’. Este processo de tratamento de gases de escape utiliza um líquido inofensivo constituído por ureia e água, designado ‘AdBlue’, que é injetado no escape.

A solução decompõe-se em amónia, ficando acumulada num substrato catalítico. Nesse catalisador, os óxidos de azoto (NOx) existentes nos gases de escape são reduzidos seletivamente para azoto e água.

Notável relação entre performance e economia de combustível

O novo Zafira Tourer 1.6 CDTI vai ser lançado este ano. A Opel prevê que o novo modelo seja muito bem recebido em mercados onde a tributação de automóveis está diretamente ligada às emissões, como sejam os casos de França, da Bélgica e da Holanda. A notável relação entre performances e economia de combustível, a par de preços competitivos, também deverão tornar o novo Zafira Tourer 1.6 CDTI num sucesso considerável em mercados como Portugal e Espanha, onde o monovolume compacto da Opel já é um ‘best-seller’ e a percentagem de vendas de motorizações Diesel é muito elevada.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks