| | | | | | | | |   

Rei em todos os terrenos!

12 February , 2013

É do novo Range Rover que estamos a falar. E podemos afirmar isso com toda a certeza, depois de termos experimentado longamente todas as versões do novo modelo em, literalmente, todos os terrenos! Começámos por guiar em areia, nas admiráveis dunas de Essaouira, na costa atlântica de Marrocos. Daí inflectimos paras o interior, por estradões de terra rápidos e deslizantes, em direcção a Marrakech, de onde prosseguimos para os cumes do Atlas, a enorme cadeia de montanhas que recorta o território marroquino. Nos trilhos sinuosos e estreitos do Atlas encontrámos lama e pedras, mas nem uma coisa, nem a outra, foram suficientes para nos impedir de progredir. Pelo meio, não faltaram troços de asfalto, por todo o tipo de estradas, desde as auto-estradas marroquinas, com rectas intermináveis, às vias secundárias, passando, claro, pelas estradas de montanhas, nos acessos ao Atlas. Faltava-nos encontrar verdadeiramente as condições extremas do Inverno, a neve e o gelo. A chuva já sentíramos em Marrocos, mas para conduzir em neve e gelo, tivemos de subir ao principado de Andorra, onde enfrentámos situações no limite.

Não há tempestade que detenha um range rover!

Em Andorra, a quase 1900 metros de altitude, estão quatro graus negativos e há horas que não cessa de nevar. Mas não isso que nos impediu de ir guiar um pouco lá fora. Quem diz que nestas condições de neve intensa nem um Range Rover consegue avançar é porque não conhece o novo modelo. Mesmo com as estradas todas cortadas em Andorra, conseguimos ser os últimos veículo a passar. E não foi por acaso!… Rodeados de neve por todo o lado, continuamos acompanhados por uma frota de Range Rover’s e Land Rover’s. E ficámos surpreendidos pelo desempenho do Evoque na neve!…

Enfrentar a neve mais fofa com a configuração para conduzir em…areia!

Ao volante do novo Range Rover, enfrentámos um percurso de neve muito fofa, acabada de cair, regulando o sistema “Terrain Response 2” não para o modo mais óbvio, o de condução em neve e gelo, mais sim para o modo de condução em areia. Bem, na verdade, experimentámos conduzir com as duas configurações, mas apenas para concluirmos, conforme nos haviam sugerido, que em condições de neve funda e fresca, o desempenho do novo Range Rover é claramente superior no modo para areia. E porquê? Explicamos tudo muito em breve, na próxima edição da revista Todo Terreno, mas para quem não resiste à curiosidade, sempre adiantamos que o modo de areia é bastante mais tolerante, admitindo alguma derrapagem das rodas e, sobretudo, disponibilizando toda a potência do motor. Neste caso, contámos plenamente com os 339 cavalos e 700 Nm de binário do Range Rover TDV8…

E, claro, ficámos convencidos de que o novo Range Rover é mesmo o rei o todo-o-terreno!

Revista Todo Terreno


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks