| | | | | | | | |   

Lexus LS Climate Concierge

11 February , 2013

O novo Lexus LS está equipado com uma série de tecnologias de topo que garantem o máximo conforto para todos os ocupantes durante viagens longas e a mínima distração do condutor. Entre essas tecnologias, encontra-se o Lexus Climate Concierge, o primeiro sistema no mundo a monitorizar e regular a climatização de cada ocupante.

Lexus Climate Concierge

O Lexus Climate Concierge oferece a todos os passageiros do novo LS um excelente conforto térmico. O mais avançado sistema de climatização do mundo apresenta os benefícios de um sistema de Controlo Automático de Climatização Multi-Zonas desenvolvido e aplicado na geração anterior, combinado, agora, com a integração dos sistemas de aquecimento ou arrefecimento automático dos bancos, bem como o aquecimento do volante.

Garantindo o mais avançado nível de conforto, o sistema de controlo de 4 zonas independentes não se limita a monitorizar e gerir a temperatura do ar dentro do habitáculo do carro, permitindo também verificar a temperatura de todos os pontos de contacto no interior do veículo – os bancos e o volante – de forma a proporcionar a cada ocupante a temperatura mais cómoda, com a maior rapidez possível.

Por exemplo, no clima frio, antes do sistema de ar condicionado atinje a sua máxima eficiência, o aquecimento do volante e o aquecimento individual dos bancos são automaticamente ligados para rapidamente aquecerem o condutor e os passageiros. Assim que a função de aquecimento rápido dos bancos atinge uma temperatura confortável – o que acontece em metade do tempo comparativamente ao sistema de climatização – o sistema de aquecimento dos bancos reduz automaticamente a temperatura, antes de se desligar.

De uma forma semelhante, nos dias quentes, a função de arrefecimento rápido controla a temperatura dos bancos antes do sistema de ar condicionado atingir a sua eficiência máxima, para que rapidamente se obtenha um ambiente confortável.

O Lexus Climate Concierge pode utilizar até 13 sensores, geridos por uma unidade de controlo eletrónico (ECU) –incluindo a versão de chassis longo. Através de uma rede de sensores infravermelhos instalados no tejadilho, o sistema mede com precisão as diferenças de temperatura existentes no habitáculo, incluindo a temperatura da superfície dos bancos traseiros. Com a análise das temperaturas, o sistema avalia o nível de conforto térmico dos ocupantes, para depois ajustar individualmente cada saída de ar traseiro adaptando a ventilação para a maximização do conforto dos passageiros traseiros.

Com cerca de 20 saídas individuais que distribuem ar frio e quente por todo o habitáculo, o sistema permite uma temperatura de ar mais homogénea. Para além das saídas pilar B, os passageiros dos bancos traseiros beneficiam de difusores de climatização no tejadilho, de dimensões generosas. Em complemento, existem ainda saídas no topo de cada banco traseiro para um conforto e controlo de climatização sem precedentes, à volta da cabeça e pescoço do passageiro.

O novo full hybrid LS 600h beneficia ainda de um permutador de calor com elementos de resistências (PTC) integrados. Este sistema aquece a área dianteira do habitáculo bastante mais rápido logo após o arranque e antes que o motor atinja uma temperatura suficientemente para fornecer o calor ao sistema de ar condicionado.

Tecnologia Nanoe®

O sistema de climatização também incorpora a nova Tecnologia Nanoe® de série. Este sistema de limpeza e ionização do ar funciona automaticamente ao mesmo tempo que é acionado o sistema de ar condicionado. O sistema liberta pelo habitáculo nano partículas de 20 a 50 nm de diâmetro – iões carregados negativamente envoltos em partículas de água.

Com a união das matérias em suspensão e as nano partículas obtemos um efeito simultâneo de purificação de ar e eliminação de odores. Este sistema permite também desodorizar, a roupa dos passageiros, por exemplo depois de ter estado em locais com muito fumo, assim como os bancos e tejadilho, criando um ambiente saudável e mais limpo em todo o habitáculo.

Em complemento, como o teor de humidade das partículas nanoe é aproximadamente 1,000 vezes maior do que o dos iões convencionais, tem um efeito de hidratação da pele e do cabelo, aumentando o bem-estar dos ocupantes.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks