| | | | | | | | |   

Citroën mantém a vantagem

11 February , 2013

Depois de ter atacado implacavelmente durante a 3ª etapa do Rali da Suécia, Sébastien Loeb e Daniel Elena terminaram a prova na 2ª posição, a 41,8s dos vencedores. Marcando dois pontos no Campeonato do mundo de ‘Construtores’, Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen permitem à Citroën Total Abu Dhabi WRT manter-se na frente da classificação geral.

Depois de duas etapas de recorte clássico, o último dia do Rali da Suécia foi mais singular. A manhã foi pontuada por cinco especiais consecutivas, sem assistência, totalizando apenas 75 km. Depois de uma curta paragem na pequena cidade de Torsby, as equipas terminaram-na nos 19,26 km da Power Stage. Considerando que a diferença que o separava de Sébastien Ogier não era recuperável em condições normais, Sébastien Loeb mostrou ofensivo desde a primeira especial do dia. Ele apenas levava uma única roda de reserva, contra as duas da maioria dos restantes concorrentes.

Em Mitandersfors (ES17), uma especial corrida fora da Suécia, já dentro da Noruega, ganhava 3,3s ao líder. Fazendo o mesmo em Finnskogen 1 e Kirkener 1 (ES18 e 19), Seb ficava a 20,’7s da liderança: « Estou a atacar ao máximo! Mas numa especial como Finnskogen, não podemos fazer verdadeiramente a diferença. Assim sendo, mantenho a pressão sobre o Seb [Ogier], mas tenho que reconhecer que ele está a fazer uma prova perfeita. »

A luta terminava na ES21, onde ‘Loebinen’ apanhou um grande susto: « Resolvi atacar um pouco menos, mas logo depois bati numa parede de neve. A partir daí levantei o pé… »

Seb tinha, sem dúvida, pensado em Dani Sordo, que estava preso, como muitos outros antes dele, nos muros de neve das estradas escandinavas.  « Eu estava bastante feliz com o meu início de dia », disse o espanhol. « Tínhamos progredido muito em termos da afinação do carro e sentia-me confortável. Tinha recuperado o 8º lugar ao Martin Prokop e estava tudo bem. Mas na ES10 bati num muro de neve que escondia uma pedra grande. Fomos atirados para fora da estrada e o carro estava muito danificado para nos permitir continuar. »

De regresso à Suécia, o rali parava em Torsby para uma assistência remota de um quarto de hora. Calçado com pneus Michelin X-Ice North novos, os concorrentes lançavam-se para a última especial. Enquanto Seb assegurava o seu 2º lugar, Mikko atacou para tentar arrebatar os pontos de bónus. O seu quarto melhor tempo não foi suficiente para isso… « Sabíamos que seria difícil, mas havia que dar tudo por tudo, » concluiu Mikko. « A nossa prova permitiu, no entanto, que a Citroën somasse dois pontos adicionais no Campeonato do Mundo de Construtores. Não há muito mais a dizer sobre este rali, já estou focado no México. »

«”Penso que perdi o rali na manhã de quinta-feira, na sessão de qualificação, » analisou Sébastien Loeb. « Decidimos mudar o ‘set-up’, mas partimos numa direcção errada e o fosso aumentou durante toda a primeira etapa. A partir daí fizemos jogo igual com o Sébastien Ogier, mas já era tarde demais. Parabéns a ele e à sua equipa por esta primeira vitória, no que foi um fim-de-semana sem falhas. »

« Também quero saudar os vencedores deste rali, que alcançaram um trabalho perfeito. Isso nos dá uma ideia sobre a intensidade de uma temporada que está apenas a começar. Temos demonstrado um nível de desempenho de acordo com os nossos objectivos, mas agora temos de conseguir não errar para alcançar vitórias, » concluiu Yves Matton, Diretor da Citroën Racing. “A Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team mantém-se na liderança do Campeonato do Mundo de Construtores e nós estamos prontos a defender essa posição. »


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks