Separados por 12,1 segundos, os três primeiros classificados após a conclusão da primeira etapa do Rali Liepaja – Ventspils, segunda jornada do renovado campeonato da Europa de ralis, Craig Breen, que lidera, Jari Ketomaa, segundo classificado, e o veterano François Delecour, em terceiro, estão todos em condições de deixarem a Letónia, país onde se realiza esta prova, com uma vitória.
Disputado em pisos de neve, este rali está a ser muito renhido mas, por agora, é o irlandês do Peugeot 207 S2000 quem lidera com 6,4 segundos de vantagem sobre Jari Ketomaa, que coloca o seu Ford Fiesta S2000 entre dois Peugeot. É certo que apenas se realizaram três especiais e todas elas foram ganhas por Craig Breen, mas o piso traiçoeiro e escorregadio, bem como as escolhas de pneus mais ou menos acertadas, podem muito bem baralhar as contas dos principais candidatos e, num só troço, ficar tudo ao contrário.
É por isso que todos estão muito cautelosos e ninguém com tácticas. “Desde miúdo que sonhava liderar um rali como este”, confessou Breen à chegada ao parque de assistência. Contudo, o irlandês sabe que tem de continuar consistente e rápido porque Ketomaa assume estar apto a tentar roubar o primeiro lugar ao seu adversário.
Em quarto surge Alexey Lukyanuk, em Mitsubishi Lancer Evo X, enquanto Svedas, também em Mitsubishi, é quinto. Nota para o facto curioso de, nos oito primeiros lugares estarem pilotos de outras tantas nacionalidades.
por: João Picado