| | | | | | | | |   

SKYACTIV-D: Tecnologia diesel ambiental de referência

1 February , 2013

Resultando numa combinação única de performances e eficiência de consumos líderes da classe, a gama de motores ambientais diesel SKYACTIV-D da Mazda têm conquistado a atenção dos especialistas automóveis e dos consumidores de todo o mundo.

O sucesso da inovadora tecnologia diesel da Mazda é global, alcançando muito para além dos tradicionais feudos do diesel, numa conquista de terreno sem paralelo que se está a registar noutros mercados. Ao contrário da Europa, onde os diesel representam mais de metade das vendas de automóveis de passageiros novos, os motores que operam a gasóleo têm uma presença residual no Japão, representando apenas 0,4% do mercado de automóveis de passageiros. Mas agora, em contrapartida, quatro em cada cinco unidades do Mazda CX-5 vendidas no Japão contam com um bloco SKYACTIV-D de 2.2 litros debaixo do capot.

Único na sua espécie

O bloco SKYACTIV-D é, de facto, tão original quanto o seu sucesso até á data, sendo um exemplo perfeito de como a Mazda continua a desafiar as convenções. A sua taxa de compressão de 14:1 – excepcionalmente baixa para um bloco diesel e a menor de entre o actualmente disponível no mercado – melhora o processo de combustão do combustível e, portanto, a eficiência do motor, reduzindo as emissões nocivas, especialmente ao nível dos óxidos de azoto (NOx). Na verdade, o notavelmente suave e tranquilo motor SKYACTIV-D é o único bloco diesel que está em conformidade com a norma Euro 6 sem recorrer a um sistema de pós-tratamento de NOx, muito antes da entrada em vigor desta regulamentação, prevista para Setembro de 2014. O turbocompressor de geometria variável aumenta o binário do motor e capacidade de resposta em toda a gama de rotações até ao anormalmente elevado ‘redline’, bem acima das 5.000 rpm. Mas também proporciona consumos de combustível e emissões de CO2* referenciais na classe, a partir dos 3,9 l/100km e das 104 g/km, na versão sedan do novo Mazda6, e apenas de 4,6 l/100km e 119 g/km no Mazda CX-5. O motor SKYACTIV-D é, portanto, uma alternativa muito viável aos blocos híbridos, sendo também muito divertido.

A tecnologia ambiental diesel da Mazda ruma agora à América do Norte, outro mercado de implantação diesel tradicionalmente baixa (cerca de 3%). Previsto ali chegar mais para o final de 2013, o novo Mazda6 será o primeiro automóvel de passageiros equipado por um motor diesel de combustão limpa a ficar disponível no mercado dos EUA pelas mãos de um construtor asiático.

“Os motores SKYACTIV-D da Mazda têm os conteúdos necessários para mudar as mentalidades das pessoas e derrubar os preconceitos negativos para com os motores diesel, que ainda prevalecem nos EUA e Canadá,” explicou Jim O’Sullivan, Presidente e CEO da Mazda North America. “Pensamos que irão ter um enorme impacto, especialmente quando se considera que a nossa tecnologia diesel limpa vai ao encontro das crescentes preocupações dos consumidores, tanto para com o aumento dos custos de combustível, como em termos de meio ambiente.”

Uma vantagem clara do SKYACTIV-D é o facto de cumprir, não só, com os restritos requisitos em termos de emissões na Europa, como também o faz no Japão e na América do Norte. E ao contrário dos seus concorrentes, que precisam de disponibilizar versões ‘verdes’ especiais nos seus modelos equipados com motores diesel, o bloco diesel da Mazda não exige a montagem de qualquer dos caros sistemas de pós-tratamento de NOx. Sem surpresa, o motor SKYACTIV-D 2.2 é um dos concorrentes ao título de ‘Motor do Ano Internacional 2013’, que será atribuído em Junho, na mostra ‘Engine Expo’, em Estugarda (Alemanha).

“Devido às suas características únicas como um bloco diesel limpo, o SKYACTIV-D dá à Mazda uma grande vantagem competitiva em todo o mundo,” afirma Ichiro Hirose, responsável de Pesquisa & Desenvolvimento da Mazda Europa. “Este motor tem sido alvo de elogios por toda a Europa, onde já é considerado entre os melhores motores diesel disponíveis. E estamos confiantes que o SKYACTIV-D irá também ajudar a Mazda a desempenhar um papel importante na proliferação de automóveis de passageiros dotados de blocos diesel noutras regiões.”

O motor SKYACTIV-D 2.2 tem atraído inúmeros prémios desde a sua introdução no Mazda CX-5. Por exemplo, o novo SUV compacto foi votado ‘Carro do Ano 2012-13’ no Japão, tendo os jurados apelidado a sua tecnologia diesel limpa como “revolucionária”. O CX-5 com motor SKYACTIV-D 2.2 também foi admitido no ‘Automotive Hall of Fame’ do Japão, acabando à frente dos demais na categoria de ‘Tecnologia Automóvel do Ano 2012-13’. As mais recentes honras para com o CX-5 e o bloco SKYACTIV-D na Europa incluem o primeiro lugar na categoria SUV nos ‘What Car? Green Awards’ de 2012, que enaltecem os veículos mais económicos do mercado britânico. A mesma combinação de automóvel/motor também recebeu o troféu de ‘SUV do Ano 2013’ atribuído pelo semanário francês L’argus de l’Automobile e de “SUV do ano” na revista espanhola Motor Mundial. O motor SKYACTIV-D 2.2 terminou na segunda posição nos ‘Paul Pietsch Awards 2013’, um galardão alemão anunciado em Janeiro e que enaltece os desenvolvimentos inovadores no domínio da tecnologia automóvel.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks