| | | | | | | | |   

Monte Carlo: Loeb pela 7ª vez!

22 January , 2013

Tão difícil como os três dias anteriores, apesar do cancelamento da ‘noite do Turini’, a última etapa do Rallye Monte-Carlo consagrou Sébastien Loeb e Daniel Elena pela sétima vez em sua carreira.

Dois Citroën DS3 WRC subiram ao pódio desta jornada de abertura, com o 3º lugar de Dani Sordo e Carlo del Barrio. Graças à 4ª posição de Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen, o Citroën Total Abu Dhabi WRT sai do Mónaco na liderança do Campionato do Mundo de Ralis – Construtores.

Pequeno « flashback « em Valence, na sexta-feira após o meio-dia: enquanto as equipas enfrentavam as duas últimas especiais do dia, a equipa Citroën Racing começou a desmontagem das estruturas de assistência. Depois de 393 km, os cinco camiões articulados chegavam ao Principado a meio da noite. Pela manhã, tudo estava pronto para receber os DS3 WRC no mesmo local onde são instaladas as « boxes » do Grande Prémio de F1.

Esta continuação do rali no extremo sul de França não significou uma acalmia em termos climatéricos. A chuva caiu de modo contínuo no Mónaco, transformando-se em neve a partir dos 800 metros acima do nível do mar. Estas condições obrigaram, mais uma vez, ao uso de pneus com pregos Michelin Pilot Alpin. A primeira ronde compunha-se por duas subidas do Col du Turini (Moulinet – La Bollène Vésubie), intercaladas com uma passagem por Col de Loda (Lantosque – Luceram).

No ‘stop’ da SS14, Sébastien Loeb referiu não esperar encontrar um terreno assim tão difícil: « Era simplesmente impossível de conduzir… Tive de abrir caminho através de uma grossa camada de ‘slush’, fazendo ‘aquaplanning’ permanente. Não podíamos ultrapassar os 30 km/h em linha recta sob pena de sairmos da estrada! » Obrigado a abrir caminho aos seus perseguidores, os esforços de Séb agradaram a Bryan Bouffier, que colocou o seu DS3 WRC no topo da tabela de tempos.

Esta especial ficou marcada por muitas desistências por saída de estrada. Dani Sordo e Mikko Hirvonen viram vários dos seus rivais falhar em simultâneo. O espanhol e o finlandês ascenderam, assim, ao 3o e 4º posto. « Tínhamos que ficar na estrada, as condições eram mais do que terríveis, foi completamente louco, » referiu Dani Sordo. « A segunda volta ao Turini foi um pouco menos difícil, já que apenas era necessário seguir as marcas na estrada. De qualquer forma estou a conduzir sem arriscar para atingir o final. »

Menos difícil, a SS15 permitiu a Sébastien Loeb recuperar antes de atacar novamente no Turini: « a primeira passagem formou dois caminhos, dois trilhos de que não devemos sair de modo algum. Voltou a não ser interessante nem para os pilotos nem para os espectadores, mas tínhamos de chegar ao final… »

De regresso ao Mónaco ao início da noite, as equipas escolhiam os seus pneus de pregos menos usados para a noite do Turini, consistindo de uma passagem por duas especiais. Mas mal os carros haviam deixado a assistência, a organização anunciou o cancelamento das últimas especiais por motivos de segurança.

O rali chegava, assim ao final e o sentimento de surpresa rapidamente dava lugar a outro de alegria no clã Citroën, que comemorou condignamente os resultados dos seus heróis. « É um final um pouco estranho, mas as condições são tão extremas que se não pode senão aplaudir esta decisão, » reconheceu Yves Matton, Director da Citroën Racing. « Tínhamos como objectivo de colocar dois carros no pódio e conseguimo-lo. É também muito gratificante ver os quatro DS3 WRC terminar a prova no ‘top 5’. »

Vencedor do Monte-Carlo pela sétima vez, Sébastien Loeb igualou o recorde de quatro vitórias consecutivas detido por Tommi Mäkinen. « Este é um momento um tanto incomum, não tanto por causa da antecipação da chegada, mas porque encontramos todos os tipos de condições possíveis ao longo do fim-de-semana… excepto piso seco! Acho que foi o primeiro Monte-Carlo que disputei sem usar pneus ‘slicks’. Dominámos a quase totalidade da prova desde o início até final, pelo que estou satisfeito e vou aproveitar esta vitória, pois poderá ter sido a minha última aqui. »

« Claro que estou satisfeito por marcar o meu regresso à Citroën com um pódio, » referia, por seu turno, Dani Sordo. « Foi um bom resultado, em condições que não são realmente naturais para mim. Claro que terminei muito longe dos dois Séb, mas rapidamente nos vamos encontrar noutra prova. Estou ansioso pelo próximo rali! »

4º classificado, Mikko Hirvonen permitiu que o Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team terminasse esta primeira prova com uma vantagem de 19 pontos no topo do Campeonato do Mundo de construtores. « Talvez tenha tido um pouco de mais sorte no final da prova, mas estou muito feliz com este resultado, » referia o finlandês. « Foi uma prova tão difícil que só posso dar-me com satisfeito por ter atingido a chegada numa boa posição. Não é um mau resultado em termos de campeonato. »

 


por:

Tags: , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks