| | | | | | | | |   

Faz-se história em Monte Carlo

16 January , 2013

Sébastien Loeb

Loeb começa a sua “retirada” do WRC na liderança. Volkswagen vence o primeiro troço no seu regresso ao Mundial de ralis. A classificação está toda baralhada por causa das imprevisíveis e difíceis condições metereológicos. O Rali de Monte Carlo deste ano tem tudo para ser uma grande edição.

Com quatro especiais a abrir a competição neste primeiro dia de prova, Sébastien Loeb está na frente do Rali de Monte Carlo com 1m20,3s de vantagem sobre aquele que já foi seu companheiro de equipa e agora está na Volkswagen, Sébastien Ogier. O piloto francês e a marca alemã acabaram, aliás, por fazer história. Porque esta etapa não só foi a primeira do construtor depois de mais de duas décadas arredado do WRC, como Ogier efectuou o melhor tempo logo na especial de abertura. Não podia ter sido um início mais auspicioso.

Líder logo a abrir, o piloto gaulês mostrou que o Polo WRC é competitivo e a Citroën vai ter concorrência forte em 2013. Para já, Ogier é segundo e se a diferença parece grande para Loeb, basta uma infeliz escolha de pneus de qualquer um dos concorrentes para a classificação voltar a dar cambalhotas.

Sébastien Ogier

As condições da estrada estão muito traiçoeiros. Loeb que o diga. Mesmo com pneus de pregos no seu DS3 WRC, o campeão do Mundo admite que na última classificativa apanhou uns sustos e perdeu parte da confiança que tinha. Ainda assim, conseguiu fazer o melhor tempo.

A acompanhar de perto este duelo francês está o finlandês, Mikko Hirvonen. Com uma desvantagem de 1m46,7s, o nórdico aposta na regularidade e, depois de um início de prova menos fulgurante, sabe que tem capacidade para ser competitivo mesmo  sem se sentir muito à vontade. “Odeia estas condições. Tenho sido demasiado cauteloso, mas sempre que forço o andamento o carro foge”, lamentou.

O terceiro lugar de Hirvonen foi conquistado na derradeira especial da etapa por troca com o seu companheiro de equipa, Dani Sordo. O espanhol perdeu mais de um minuto nesta classificativa para Loeb mas afirmou, no final, que tudo tinha corrido normalmente. É quarto classificado a mais de dois minutos do líder.

No quinto posto surge Jari-Matti Latvala com o VW Polo WRC. O finlandês teve um furo no seu carro a cinco quilómetros do final do derradeiro troço e perdeu cerca de 30 segundos. Em seguida surgem os dois pilotos mais competitivos da M-Sport, Evgeny Novikov e Mads Ostberg, ambos em Ford Fiesta WRC.

Evgeny Novikov

Bryan Bouffier, que já venceu o Rali de Monte Carlo num dos anos em que a prova monegasca pontuou para o já extinto Intercontinental Rally Challenge, é oitavo com um Citroën DS3 WRC, e Juho Hanninen, piloto que já venceu o IRC, está em nono. Marin Prokop fecha o “top-ten”.

Amanhã, os pilotos têm mais seis classificativas para cumprir. O primeiro a sair para a estrada será Sébastien Loeb às 8h33 (hora de Portugal Continental).


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks