| | | | | | | | |   

Etapa encurtada em dia de aniversário…

16 January , 2013

…pode deixar Carlos Sousa no top-5 da geral!

Pela segunda vez nesta edição, a Direção do rali Dakar viu-se forçada a interromper uma especial para os automóveis devido à subida repentina do nível da água em alguns rios que atravessam o percurso. O regresso às dunas ficou assim marcado por um curto aperitivo de apenas 53 km, o suficiente para confirmar que hoje era um dia bastante mais favorável aos buggys, que impunham o ritmo até à neutralização da corrida em CP1. Embora até aí a ganhar tempo aos mais diretos adversários – Orlando Terranova (5º) e Guerlain Chichérit (7º) – Carlos Sousa pôde assim festejar mais cedo e descansado o seu 47º aniversário. Resta agora saber se ainda em 6º ou já no 5º lugar da geral, uma vez que o Mini do russo Leonid Novitskiy (3º) ainda não chegou ao final antecipado desta especial…

A exemplo do sucedido no último sábado, na atribulada etapa que antecedeu a jornada de descanso, o mau tempo obrigou uma vez mais a organização a interromper uma especial e a neutralizar grande parte do percurso cronometrado previsto para os automóveis – e agora também para os camiões.

Encurtada inicialmente em 30 km, devido às fortes chuvas da noite anterior, o abreviado percurso de 190 km entre La Rioja e Fiambalá ainda chegou a ser cumprido por motos e quads. Mas quando os primeiros sete carros tinham já passado em CP1 (km 53), a Direção do rali tomou a decisão de interromper logo ali a corrida devido à repentina subida do nível da água em alguns rios que atravessam o percurso, entre os km 66 e 85.

Partindo hoje em 13º, Carlos Sousa era já o oitavo carro na estrada quando atingiu o CP1 com o 8º melhor tempo, a 5m25s do mais rápido, o Hummer de Robby Gordon: “Fui curiosamente o primeiro a ser informado desta decisão e a seguir diretamente para o acampamento. Uma bela e antecipada prenda de anos”, como ironizou o piloto português à chegada ao acampamento.

Optando por um início cauteloso, “porque a especial começava numa zona muito pedregosa e era muito fácil furar”, Carlos Sousa foi aumentando gradualmente o ritmo, ultrapassando vários concorrentes logo na primeira zona de dunas.

“Andámos muito bem na areia e passámos sem grandes dificuldades as primeiras dunas. Estávamos muito motivados para o resto da especial, embora também um pouco apreensivos com a temperatura do motor face aos problemas da véspera. Mas o certo é que já vínhamos a ganhar cerca de 2m ao (Orlando) Terranova e 4m ao Guerlain Chichérit… Enfim, ninguém pode saber o que esta etapa ainda poderia reservar no final”.

Para já, e caso o Colégio de Comissários mantenha a decisão de neutralizar a especial em CP1, contabilizando o tempo de corrida até ao km 53, Carlos Sousa e Miguel Ramalho poderão subir hoje mais um lugar à geral, beneficiando do facto do russo Leonid Novitskiy (o 3º classificado à partida desta 11ª etapa) não ter chegado ainda a este ponto do percurso.

“Vamos aguardar com expetativa o desfecho deste dia. Nesta altura, apenas 23 carros chegaram a CP1 e o Novitskiy continua parado numa zona de dunas, tal como muitos outros concorrentes. Resta-nos esperar pela publicação da classificação oficial”, concluiu Carlos Sousa, para já o virtual 5º classificado deste Dakar 2013.

A ETAPA DE MANHÃ

Saindo de Fiambalá em direção a Copiapó, os concorrentes atravessam novamente a Cordilheira dos Andes, agora no sentido este-oeste, através do Paso San Francisco. Totalizando 715 km, a etapa desta quinta-feira inclui uma especial com 319 km, idêntica para todas as categorias, que marca o regresso da caravana a algumas das maiores dunas do deserto de Atacama.


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks