| | | | | | | | |   

Gerard de Rooy vence 6ª etapa e Iveco lidera à geral

10 January , 2013

Gerard de Rooy garantiu ontem a quarta vitória em etapas do presente Dakar. O detentor do título foi perseguido de perto durante toda a etapa pelos camiões da Kamaz. No acumulado, Eduard Nikolaev está agora atrás de si na classificação geral a 18m40s, enquanto Ayrat Mardeev (Iveco) encontra-se a 30m32s de de Rooy.

A 6ª etapa viu os companheiros de De Rooy a passarem por grandes problemas. Hans Stacey, que na véspera havia sido o piloto mais rápido na categoria, perdeu uma quantidade de tempo considerável após capotar o seu camião, fazendo-o de frente. Embora conseguisse voltar à pista com a ajuda do seu companheiro René Kuipers, chegar à cabeça da corrida está agora longe do seu alcance.

No início da especial Hans Stacey e seu novo Iveco Trakker estavam à frente de Eduard Nikolaev e dos companheiros de equipa na Iveco, Gerard de Rooy e Ayrat Mardeev. A luta entre a elite da categoria prometia ser de proporções épicas, numa batalha entre a Iveco e a Kamaz.

Os dois camiões da Iveco guiados por Miki Biasion e de Rooy estavam em luta direta, no 5º e 6º lugares, respetivamente, em CP2 (após o km 131). Os Tatras, Kamaz e Man lideravam a etapa, com o russo Nikolaev e o Kamaz na frente da classificação. Atrás dele estavam o checo Ales Loprais (Tatra) e o holandês Pieter Versluis (Man). Biasion e de Rooy, seguiam a 5m31s e 6m26s respetivamente.

A meio da especial, de Rooy subiu para 4º, com o italiano Biasion 5m47s atrás de si. Após o km 384, Nikolaev, o então líder da especial, foi forçado a parar devido a problemas mecânicos. Naquele momento parecia que Loprais seria o vencedor da etapa.

Mas o holandês de Rooy não poupou o seu camião na perseguição aos seus adversários na última parte da rota e venceu a etapa. Andrey Karginov (Kamaz) foi 2º, 34s atrás de De Rooy e apenas um segundo à frente de Versluis, tal foi a intensidade da batalha. Miki Biasion terminou em 5º. No final do dia, Hans Stacey viu-se forçado a deixar a competição, no decurso do seu acidente.

O 1º lugar da classificação geral é, assim, ocupado por Gerard de Rooy. No entanto, o avanço de apenas 18m40s não permite ao líder poder ainda relaxar, o mesmo valendo para os 30m32s que o separam do seu colega Ayrat Mardeev.

Amanhã corre-se a 7ª etapa, com 218 km entre Calama e Salta.


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks