| | | | | | | | |   

Gerard de Rooy vence 3ª Etapa do Dakar com a Iveco

9 January , 2013

Não é surpresa para ninguém saber que Gerard de Rooy venceu a especial de ontem do Dakar 2013. O seu colega de equipa Miki Biasion foi o terceiro mais rápido (+2m31s), o que significa que dois veículos Iveco subiram ao pódio no final dos 243 km que compuseram a 3ª etapa da prova.

Gerard de Rooy poderá ter garantido a vitória nas três especiais realizadas até ao momento, mas a sua liderança da classificação ‘Camiões’ ainda não é confortável. Tem apenas 6m59s sobre o Tatra de Ales Loprais, mas o 3º lugar de Miki Biasion (a 13m26s) aumenta as hipóteses da equipa. Quanto a Hans Stacey, perdeu mais algum tempo na etapa de ontem. Refira-se que há quatro construtores diferentes nos cinco primeiros lugares, aumentando a tensão no topo da classificação.~

Gerard de Rooy não fez segredo da sua vontade em vencer a etapa de ontem. O seu Iveco voou nos primeiros 108 km da especial, cumpridos em 1h12m36s, seguido de Eduard Nikolaev (Kamaz, a 2m59s) e Miki Biasion (Iveco, a 3m29s), enquanto Hans Stacey, também em Iveco, era 6º a 08m13s. Foi um dia de diferentes emoções, de felicidade porque o líder da equipa Gerard de Rooy dominou a competição ao longo do dia, e de tristeza porque Hans Stacey está a dizer adeus a uma possível vitória, apenas no terceiro dia do rali. O piloto perdeu um tempo considerável devido a falhas de abastecimento de combustível, terminando a especial no 15º lugar.

Gerard de Rooy completou os 243 km da especial em 2h55m, a uma média de 83 km/h. Caso a classificação fosse conjunta com os automóveis, o ‘crono’ registado permitiria que o piloto integrasse o top-10, numa performance impressionante.

“Tudo correu na perfeição hoje, sem nenhuns problemas técnicos, com uma condução segura e sem um único erro de navegação. O resultado fala por si”, referia o seu navegador Tom Colsoul à chegada.

O colega italiano Miki Biasion também realizou uma boa performance, terminando 2m31s atrás de de Rooy, no 3º lugar.

René Kuipers e o seu camião IVECO está a melhorar a cada dia, terminando em 15º, 40 minutos atrás de de Rooy. Hans Stacey terminou no 19º posto, quase 47 minutos atrás do seu líder de fila.

Gerard de Rooy afirmou ter “apreciado cada momento mas os perigos espreitam por todo o lado. Temos que nos manter atentos. Basta um furo e perdemos toda a nossa vantagem.”

Hoje (4ª Feira) corre-se uma longa especial de 289 km, igualmente em terrenos de dunas.


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks