| | | | | | | | |   

Primeiro abandono português no “Dakar”: Acidente afasta Filipe Palmeiro

7 January , 2013

A terceira etapa provocou a primeira baixa entre o contigente português nesta edição do Rali Dakar, ao registar-se o abandono do Mini tripulado por Krzysztof Holoczyc e Filipe Palmeiro, vítimas de um acidente ainda na parte inicial do sector selectivo: numa passagem sobre dunas, ao quilómetro 36 — dos 243 km do sector selectivo — o Mini levantou voo sobre a areia e sofreu um violento impacto ao atingir o solo, do qual resultaram ferimentos no piloto polaco e danos que impediram a continuação em prova. O navegador alentejano, contudo, nada sofreu com este acidente, que o fará regressar prematuramente a Portalegre…

Na frente, a corrida foi bastante movimentada e o tema do dia foram os enganos no percurso, um labirinto entre dunas, que castigou sobretudo os primeiros “motards” a arrancar, que se perderam e atrasaram imenso. Isso resultou numa nova alteração na liderança, que passou a ser ocupada pela KTM do francês Cyril Desprès, embora sem nenhuma vitória nesta edição, pois o mais rápido da etapa foi de novo o chileno Francisco Lopez, também numa KTM. Lopez foi secundado por Paulo Gonçalves, que perdeu apenas um minuto e oito segundos, permitindo-lhe assim recuperar em termos absolutos para o 16º lugar absoluto. Ainda assim, o melhor português nas motos continua a ser Rúben Faria, que nesta etapa se quedou pelo 24º posto, descendo para o 11º lugar da geral. Atrás de Faria e Gonçalves seguem Hélder Rodrigues, novamente atrasado e a cair para o 28º lugar, bem como Pedro Bianchi Prata, que perdeu mais algumas posições, baixando ao 62º posto, e Mário Patrão, que reentrou no lote dos 100 primeiros, ao colocar-se em 97º com a sua Suzuki.

Nos automóveis, em termos absolutos registou-se a vitória do buggy de Nasser Al-Attiyah, que se livrou da penalização da segunda etapa e graças a este resultado ascendeu ao segundo posto absoluto, a 6m.33s. do Mini de Stéphane Peterhansel, que ascendeu à liderança. Carlos Sainz, por sua vez, trocou o comando pelo quinto posto, mas quem realmente se atrasou bastante foi Carlos Sousa, que terminou num modesto 26º lugar, baixando do nono ao 17º lugar absoluto.

Revista Todo Terreno


por:

Tags: , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks