| | | | | | | | |   

Carlos Sousa recupera 11 lugares

6 January , 2013

Após uma entrada algo cautelosa na curta especial que marcou o arranque oficial deste Dakar 2013, Carlos Sousa assumiu já hoje um lugar entre o top-10 da classificação dos automóveis, numa etapa em que o piloto do Team Great Wall Motors fez uso de toda a sua experiência para recuperar nada menos do que 11 lugares à geral. O resultado final só não foi melhor porque o português se atrasou cerca de quatro minutos numa das últimas dunas do percurso, numa altura em que rodava já na sexta posição, a escassos segundos de entrar no top-5. Sem dúvida, um excelente pronúncio para as duras etapas que se seguem em território peruano…

Depois do aquecimento da véspera, com uma mini-especial de 13 km que serviu sobretudo para os concorrentes tomarem o pulso à corrida e ao ambiente em Lima, o verdadeiro Dakar começou este domingo, com uma etapa dominada pela areia e onde as primeiras dunas, mesmo ainda de dificuldade média, causaram já alguns dissabores e atrasos significativos ao cabo de apenas dois dias de prova.

Totalizando 327 km, com partida e final em Pisco, a segunda mais curta etapa desta edição incluía, ainda assim, um setor cronometrado de 242 km, num cenário ideal para os pilotos começarem já a apurar a sua técnica de condução em areia, preparando as temíveis dunas que se seguem no programa, nomeadamente, à chegada a Nazca e Arequipa.

Cumprindo com o prometido na véspera, Carlos Sousa e Miguel Ramalho cedo começaram a recuperar lugares na classificação, impondo toda a sua experiência nas traiçoeiras pistas de areia peruanas, num dia em que foram apenas o vigésimo carro a largar para especial.

“Entramos bastante mais descontraídos do que ontem e mesmo sem arriscar nada, acho que hoje conseguimos impor um ritmo de corrida forte desde início, cumprindo toda a especial sem grandes problemas, à exceção de uma duna mais complicada já perto do final, onde atascamos e teremos perdido entre quatro a cinco minutos”, explicou Carlos Sousa à chegada.

“Ultrapassamos vários carros ao longo da especial e vimos muitos concorrentes perdidos e atascados ao longo do percurso. O Miguel (Ramalho) fez um trabalho fantástico de navegação e isso acabou por ser determinante para este resultado, que é bastante motivador após o início mais cauteloso de ontem. Claro que as principais dificuldades ainda estão para chegar, mas é um facto que hoje estivemos já mais próximos do ritmo que queremos e podemos impor neste Dakar. Só foi pena aquela duna no final… Distraí-me um pouco e acabei por atascar, perdendo alguns minutos para conseguir sair daquele local. Mas o Dakar ainda está agora a começar”, completou o piloto português, num dia em que recuperou nada menos do que 11 lugares na classificação, garantindo o 9º melhor tempo da especial e fixando-se em igual posto da geral.

 


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks