Foram uns míseros cinco décimos de segundo que ditaram a vitória de Jan Kopecky na primeira prova do campeonato da Europa de ralis de 2013, o Jannerallye. O piloto checo do Skoda Fabia S2000 terminou os dois dias de intensa competição no primeiro lugar depois de ter relegado Bryan Bouffier, em Peugeot 207 S2000, para a segunda posição no derradeiro troço da prova. No último lugar do pódio terminou o piloto da casa, Raimund Baumschlager, que em Skoda Fabia S2000 ficou a 1m18,1s do vencedor.
A 15ª especial quase ditou a vitória do francês que, mesmo com um pião, ganhou muito tempo a Kopecky que teve um furo no seu Skoda. Mas o checo não baixou os braços e, em três troços, recuperou a desvantagem para triunfar pela pequeníssima margem de meio segundo.
Na quarta posição terminou Václav Pech, em Mini S2000, enquanto o veterano François Delecour, que este ano vai fazer dez das 13 provas do Europeu, levou o seu Peugeot 207 S2000 ao sétimo posto, a mais de cinco minutos do primeiro. Beppo Harrach, em Mitsubishi Lancer Evo IX R4, foi o quinto enquanto Kajetanowicz levou o seu Subaru Impreza Sti R4 ao sexto posto da classificação geral.
Com a primeira jornada do campeonato cumprida, Kopecky lidera com 38 pontos, Bryan Bouffier é segundo com 31 e Baumschlager está em terceiro, com 23 pontos. Depois desta prova em pisos de asfalto e neve, as equipas preparam-se para a terra e a neve do Rali Liepaja, na Letónia, que se realiza entre os dias um e três do próximo mês.
por: João Picado