| | | | | | | | |   

Um vice-campeonato em Itália e pódio no Europeu

21 December , 2012

A prestação de Jorge Rodrigues durante o ano de 2012 no Troféu Abarth 500 – Itália e Europeu ditou duas presenças no pódio final em ambas as competições, mas ficou a sensação que podia ter sido melhor.

17 pódios em 20 corridas, entre os quais cinco vitórias na competição transalpina e uma na europeia não se pode dizer que tenha sido negativo, mas de fato o piloto de Braga teve alguns contratempos que o impediram de lutar pelo triunfo global em ambas as competições.

A temporada começou na pista de Varano de Melegari, Itália, com uma jornada pontuável apenas para a competição italiana. Não podia ter sido melhor arranque com dois triunfos.

Seguiu-se o circuito de Mugello, mas desta vez com as duas competições em simultâneo. Jorge Rodrigues não se deu mal com este traçado, apesar de na primeira corrida ter sido quarto da competição italiana e terceiro da europeia, depois de sofrer um «drive through» que o piloto discordou. Na segunda corrida deste fim-de-semana, as coisas foram diferentes, pois conseguiu mais uma vitória na prova italiana e ser segundo na europeia. Jorge Rodrigues estava agora no comando da classificação do Troféu Abarth 500 – Itália.

O circuito de Franciacorta, ainda em Itália, foi palco para mais uma jornada, mas desta vez apenas com os concorrentes italianos. Esta era uma pista que o piloto da capital do Minho não conhecia, e onde teve problemas mecânicos nos treinos, aproveitando muito pouco essas sessões. Na primeira prova foi o segundo classificado, baixando um lugar, na segunda, mas manteve a liderança da classificação geral.

A competição europeia deslocou-se em seguida para fora de Itália, nomeadamente para o circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Numa das pistas mais emblemáticas da Europa, o piloto de Braga esteve em plano positivo mas não conseguiu melhor que um quinto lugar na primeira corrida, e um quarto na segunda. No entanto, na primeira prova, foi penalizado por uma alegada ultrapassagem em zona de bandeiras amarelas.

Chegou então a vez da competição italiana cumprir a sua única jornada fora de Itália, neste caso na prista A1 Ring na Áustria, sendo também pontuável para o Troféu Europeu. A jornada começou com uma vitória italiana e um segundo lugar europeu, mas a segunda corrida não foi terminada em virtude de um tubo do turbo que se rompeu.

De regresso a Itália, cumpriu-se mais uma etapa do Troféu Abarth 500 – Itália e Europeu no circuito de Imola. Na primeira corrida foi segundo na competição italiana e terceiro na Europeia, mas estava na frente quando levou um toque de um adversário que o fez perder algum tempo. Na segunda corrida, novo toque de um concorrente que o fez sair de pista, indo ainda a tempo de ser segundo nas duas competições.

O circuito de Monza foi palco da derradeira jornada dupla, os treinos começaram mal com problemas no diferencial do carro. Mesmo assim, na primeira prova chegou à liderança, mas fez um pião em cima de óleo derramado na pista e só deu para ser segundo do troféu italiano e terceiro do europeu.

Para a última corrida do ano, foi o tudo por tudo e terminou como começou o ano, ou seja, a vencer. Arrancou em sétimo e com três voltas cumpridas já liderava.

Em termos de balanço, apesar de ter ficado um pouco triste por não conseguir o principal objetivo: “Acho que foi uma boa época e ser segundo num troféu e terceiro noutro, acaba por ser bom, mas efetivamente podia ter sido melhor, ”disse Jorge Rodrigues, que sobre o ano de 2013 apenas refere: “Estão em estudo algumas soluções e brevemente poderei dar novidades”.


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks