| | | | | | | | |   

Desafio Total/Mazda: “tri” de Rui Lopes em Fronteira

2 December , 2012

Bis de João Rato no Desafio 

Terminou ao início da tarde de hoje a edição nº 15 das 24 Horas de Fronteira, prova de encerramento da temporada nacional de TT e que voltou a sagrar, a exemplo do sucedido em 2011, João Rato como grande vencedor do Desafio Total/Mazda, sendo que a melhor das Mazda BT-50 no evento voltou a ser, pela terceira vez, a da equipa Solar do Bitoque, liderada pelo piloto Rui Lopes.

Foi, sem dúvida alguma, uma prova atribulada e por isso cheia de pontos de interesse no que ao Desafio Total/Mazda diz respeito. A verdade é que as cinco BT-50 que partiram ontem chegaram hoje ao final e esse facto merece, naturalmente, destaque. Mesmo com alguns percalços pelo meio, Rui Lopes assumiu desde cedo a liderança do pelotão Mazda, arrecadando uma importante vitória, e o 17º lugar final,  no culminar de uma época de altos e baixos. “Tivemos alguns problemas, nomeadamente com o sistema de injecção e, já na fase final, com a embraiagem do nosso carro. Tudo isto fez-nos perder muito tempo,” afirmou Rui Lopes no fim da prova, acrescentando que “foi um importante resultado no final de uma temporada difícil. Estou muito contente e a minha equipa está de parabéns!”

Com um resultado final acima das expectativas, Etelvino Carvalho sabia das dificuldades que tinha pela frente. Um teimoso problema de injecção, aliado à algumas crises de transmissão fizeram com que a equipa de Portalegre estivesse parada um total superior a seis horas, ou seja 25% da corrida: “Foi muito duro e os vários problemas que fomos tendo impediram-nos de imprimir um ritmo melhor. O segundo lugar na prova é importante e acaba por ser um bom prémio para o esforço de todos na minha equipa.” 

O pódio ficou completo com a formação liderada por Carlos Pinto que a exemplo do sucedido com a maioria, sentiu na pele as agruras da prova levada a cabo pelo ACP: “a certa altura cheguei a pensar que não acabávamos a prova, tal o número de problemas que tivemos que enfrentar. Foi realmente duro…” Com o resultado obtido às 12 e às 24 horas, Carlos Pinto acabou por garantir uma dobradinha da sua equipa no Desafio Total/Mazda.

Para João Rato, muito mais saboroso que o quarto lugar na prova foi a revalidação do título no Desafio Total/Mazda. O piloto de Portalegre teve uma jornada das mais duras de que tem memória, mas acabou por voltar a saborear o champanhe: “acho que nos aconteceu um pouco de tudo nesta corrida. E desde muito cedo perdemos tempo parados na boxe a resolver os problemas que se foram sucedendo no nosso carro. Face a muito do que se passou com as restantes equipas acabámos por chegar a uma fase da prova em que nos bastava terminar e assim decidimos adoptar uma estratégia cautelosa apenas para trazer o carro até ao fim. Foi, ainda assim, uma jornada importante e proveitosa, uma vez que assegurámos o meu segundo título consecutivo,” esclareceu o piloto.

Referência final para a muito complicada prova de Durval Costa, que chegou a Fronteira candidato ao título, mas acabou, depois de uma primeira metade de prova irrepreensível, por se ver brutalmente atrasado devido ao sobre-aquecimento do motor da sua BT-50, que o levou a uma paragem que se prolongaria até de manhã, “esta foi uma prova para esquecer. Tudo nos aconteceu. Faltam-me as palavras para descrever aquilo que vivemos este fim-de-semana. Resta-me agradecer a toda a equipa pelo trabalho realizado e pela entrega.” Durval costa viria ser desclassificado da prova devido a um irregularidade cometida na fase final da prova.

CLASSIFICAÇÃO (OFICIOSA) ÀS 12 HORAS:

1º Rui Lopes/João Pais/João Paulo Rodrigues/Pedro Alves, 48 voltas

2º Durval Costa/João Oliveira/João Cunha/Nuno Tordo, 44*

3º João Rato/Ricardo Porém/Filipe Serra/Paulo Pinto, 43

4º Etelvino Carvalho/Miguel Cassiano/Filipe Rasteiro/Francisco Gil, 41

5º Carlos Pinto/Vitor Caeiro/Pedro Marcelo/Paulo Pinto, 41

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º Rui Lopes/João Pais/João Paulo Rodrigues/Pedro Alves, 86 voltas

2º Etelvino Carvalho/Miguel Cassiano/Filipe Rasteiro/Francisco, 73v

3º Carlos Pinto/Vitor Caeiro/Pedro Marcelo/Paulo Pinto, 71v

2º João Rato/Ricardo Porém/Filipe Serra/Paulo Pinto, 70v

* – A equipa de Durval Costa foi desclassificada pela organização da prova

DESAFIO TOTAL/MAZDA 2012

1º João Rato, 105 pontos;

2º Carlos Pinto, 73*

3º Etelvino Carvalho, 73*

4º Rui Lopes, 73*

5º Durval Costa, 57;

6º Miguel Paião, 51;

7º Bruno Oliveira, 30;

8º Pedro Barroco, 18;

 * – Factor de desempate (artigo 11.5 do Regulamento do Desafio Total/Mazda 2012)


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks