| | | | | | | | |   

Novo Jaguar XFR-S e F-TYPE – Los Ángeles Motor Show

29 November , 2012

“O carácter desportivo é evidente em todas as berlinas Jaguar. No XFR-S esse carácter foi maximizado, tendo resultado um veículo realmente envolvente, com uma combinação de inovação tecnológica, design, precisão e performance excepcional que irá satisfazer os condutores mais exigentes.” Adrian Hallmark, Global Brand Director, Jaguar Cars.

O segundo modelo da gama Jaguar R-S de prestações ultra elevadas, o XFR-S junta-se ao seu irmão XKR-S no clube exclusivo dos 300 km/h e é a expressão viva da lendária e antiga linhagem das berlinas desportivas Jaguar.

O XFR-S incorpora características técnicas tanto do XKR-S como do novo desportivo F-TYPE de dois lugares, para criar a versão mais ágil, com a resposta mais rápida e mais orientada para o condutor da galardoada gama de berlinas Jaguar XF. O XFR-S foi desenvolvido pela ETO (Engineered To Order), a divisão especializada da Jaguar Land Rover – o motor, transmissão e chassis especificamente desenvolvidos e as melhorias na carroçaria permitiram aumentar os limites da sua performance.

As suas prestações electrizantes são proporcionadas pelo motor V8 de 5 litros Supercharged a gasolina, que agora desenvolve 550 CV de potência e 680 Nm de binário, mais 40 CV e 55 Nm, respectivamente, que no XFR. Este aumento foi conseguido através de uma importante revisão no sistema de gestão electrónica, que proporcionou uma optimização notável dos fluxos de admissão de ar e escape.

Acoplado a uma caixa de oito velocidades que incorpora a tecnologia ‘Quickshift’ da Jaguar (desenvolvida para o F-TYPE), o aumento de potência do motor permite ao XFR acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos, e atingir uma velocidade máxima electronicamente limitada a 300 km/h.

O fluxo aerodinâmico foi também cuidadosamente revisto, para permitir que o motor funcione ao seu nível máximo de eficiência e, ao mesmo tempo, conseguir que o veículo corte o ar de forma limpa e eficiente. Como resultado, as alterações realizadas na carroçaria proporcionaram uma presença em estrada mais assertiva, começando num pára-choques dianteiro mais baixo, com entradas de ar inferiores de grandes dimensões e alhetas verticais, complementado por uma moldura dianteira em fibra de carbono.

As embaladeiras de maiores dimensões e alhetas aerodinâmicas exclusivas, asseguram uma passagem de ar sem turbulência nas secções laterais do veículo e no pára-choques traseiro. Também mais baixo, o difusor traseiro em fibra de carbono incorporado entre as ponteiras de escape quádruplas exclusivas, prolonga-se para baixo da secção inferior do XFR-S para redução da força de sustentação. Este é complementado por spoiler de pequenas dimensões instalado na tampa da bagageira, que se encontra disponível em dois designs. No total, todos estes elementos proporcionam uma redução de 68% na força de sustentação aerodinâmica.

As jantes em liga leve forjadas exclusivas ‘Varuna’ de 20 polegadas no XFR-S são mais largas em ambos os eixos e encontram-se equipadas com pneus Pirelli especialmente desenvolvidos para a ocasião, proporcionando ao XFR-S uma aparência mais musculada, maior tracção e estabilidade. Em complemento, as revisões profundas no sistema de suspensão contribuíram para o aumento de 30% na rigidez lateral, para proporcionar maior precisão de direcção e uma resposta mais rápida às solicitações no volante.

As alterações na taragem das molas e na calibração dos amortecedores adaptativos aumentam a sensação de ligação à estrada, proporcionando um comportamento que inspira segurança e uma condução suave e controlada. A recalibração do diferencial electrónico activo e das configurações do Controlo Dinâmico de Estabilidade permite ao condutor mais entusiasta tirar o máximo partido do enorme potencial do XFR-S.

A intenção do veículo é realçada pela gama de materiais técnicos utilizados no interior. Nestes incluem-se couro carbono nos apoios laterais e apoios de braços, bem como um tablier em Dark Aluminium, ambos exclusivos na gama R-S. A gama de opções de costuras e micro-debruados em cores contrastantes, que podem se combinadas com a cor exterior, proporcionam um toque ainda mais distinto.

“Durante o desenvolvimento do XFR-S, o desafio de engenharia foi aumentar as consideráveis qualidades dinâmicas típicas de toda a gama XF. As melhorias específicas incorporadas no chassis, no sistema de propulsão e na carroçaria foram ao encontro do desafio e proporcionam ao XFR-S uma vantagem exclusiva em termos de prestações.” Andrew Whyman, Chief Programme Engineer, Jaguar XF

V8 5,0 litros Supercharged

O XFR-S incorpora o aclamado motor V8 de 5,0 litros Supercharged a gasolina na sua versão mais potente, acoplado a uma caixa de oito velocidades com função Quickshift. Esta combinação, totalmente nova, proporciona uma mistura visceral de aceleração intensa, cumplicidade com o condutor e controlo, em complemento à entrada no clube exclusivo de veículos de ultra performance que atingem os 300 km/h.

“O XFR-S é um produto muito harmonioso em termos de design, comportamento e da resposta do sistema de propulsão. O veículo proporciona uma resposta instantânea a qualquer solicitação do condutor e, como resultado, identifica-se imediatamente com este.” Tim Clark, Technical Specialist for Performance and Driveability Attributes, Jaguar

O motor V8 em alumínio com quatro árvores de cames proporciona não apenas prestações extremas, como também uma eficiência tremenda graças às tecnologias incorporadas, incluindo injecção directa com pulverização direccionada (SGDI) e sistema de distribuição variável dupla independente (DIVCT).

O bloco de peso reduzido em alumínio fundido a alta pressão foi reforçado com camisas em ferro fundido e apoios de cambota com pernos transversais, que proporcionam um nível de requinte em conformidade com a potência do veículo. As cabeças de quatro válvulas por cilindro utilizam agora alumínio reciclado e entre elas foi instalado o compressor tipo Roots Twin Vortex com dois intercoolers. Estes dispõem do seu próprio circuito de água para refrigeração, reduzindo a temperatura do ar comprimido e optimizando a potência e eficiência do motor.

Para disponibilizar os 40 CV e 55 Nm adicionais em relação ao XFR, as entradas de ar dianteiras de maiores dimensões incorporadas no pára-choques, posicionado mais baixo que no XFR-S, permitem que o motor receba um fluxo de ar superior. O sistema de admissão conta também com uma funcionalidade que direcciona uma parte maior da banda sonora de admissão para o habitáculo, adicionando um ponto adicional de sonoridade excitante à condução do XFR-S. O resultado é uma aceleração 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos e uma velocidade máxima electronicamente limitada a 300 km/h.

O sistema de escape foi igualmente optimizado, para direccionar os gases para o exterior com a maior eficiência. O silenciador central foi substituído por um componente em “X” e secções traseiras quase directas, que se conjugam para proporcionar uma sonoridade reforçada com o beneficio adicional das características desportivas a regimes elevados.

Para adaptar o XFR-S ao seu nível superior de potência e binário foi actualizado um conjunto de componentes chave e, simultaneamente, aumentada a rigidez de todo o conjunto motor/transmissão para assegurar uma resposta mais imediata em qualquer situação. Nestes incluem-se semi-eixos reforçados, um rolamento central de maiores dimensões no veio de transmissão e um conversor de binário novo.

Este conjunto de alterações permitiu aos engenheiros da Jaguar calibrar a resposta do acelerador para ir ao encontro da natureza mais exclusiva e desportiva do XFR-S. Utilizando os conhecimentos adquiridos no novo desportivo F-TYPE, a resposta às solicitações no pedal do acelerador foi tornada significativamente mais rápida. O resultado final é uma ligação íntima entre o pé direito do condutor e o motor. A activação do modo Dynamic maximiza a resposta do motor ao mínimo movimento no pedal do acelerador.

Caixa automática Quickshift de oito velocidades

A caixa automática de oito velocidades com tecnologia Quickshift maximiza os benefícios da recalibração do motor. Desenvolvida para o desportivo F-TYPE, o sistema Quickshift encaixa-se perfeitamente nos atributos do exclusivo XFR-S. Quando o condutor entusiasta selecciona uma velocidade manualmente utilizando as patilhas do volante, o sistema Quickshift assegura uma selecção mais rápida e positiva, através de intervenções precisas e programadas de binário. Em complemento, na selecção de uma relação inferior, manualmente ou utilizando o modo Sport, a gestão do motor dá automaticamente um ligeiro “toque” de acelerador para garantir que o XFR-S permanece equilibrado, em especial no momento crucial de abordagem a uma curva. Esta função permite também a realização de reduções múltiplas e rápidas durante uma travagem intensa.

Quando é utilizada em modo automático, a caixa de velocidades detecta o estilo de condução monitorizando a aceleração, a travagem, as forças em curva, as solicitações nos pedais de travão e acelerador, as cargas provocadas pela estrada e as solicitações de kickdown. Se for detectado um estilo de condução mais dinâmico, a caixa irá realizar automaticamente uma selecção de velocidades mais agressiva e irá engrenar a relação acima a um regime superior. Em complemento, a gestão electrónica tem a capacidade de detectar quando o veículo se encontra em curva e mantém a relação apropriada para a saída. O sistema de transmissão identifica inclusivamente manobras sucessivas de ultrapassagem que exigem mudanças rápidas na posição do acelerador e, em vez de seleccionar a relação acima, mantém uma relação inferior, permanecendo preparado para a solicitação seguinte de aceleração.

A caixa de oito velocidades permite também ao XFR-S incorporar de série o Sistema Stop/Start Inteligente da Jaguar. Este sistema desliga automaticamente o motor quando o veículo se imobiliza o pedal de travão é pressionado. Ao levantar o pé do travão, o sistema liga o motor num intervalo de tempo inferior ao que o condutor leva a deslocar o pé do pedal do travão até ao acelerador.

Um sistema de solenoide duplo proporciona inclusivamente a função de “mudança de ideia”, permitindo que o volte ao seu regime de funcionamento mesmo quando estiver a ser desligado se, por exemplo, estiver prestes a parar num cruzamento e o condutor vir a possibilidade de se juntar ao fluxo de trânsito sem ter que parar.

“Com o XFR temos uma plataforma muito credível competitiva como base de trabalho. O que proporcionámos ao XFR-S foi uma maior estabilidade, maior precisão e maiores capacidades. É uma berlina para os puristas da condução, proporciona uma condução envolvente e emocionante nos primeiros 50 metros, mas permanece acessível e continua a inspirar confiança a qualquer velocidade.” Mike Cross, Chief Engineer, Vehicle Integrity, Jaguar Cars

As características dinâmicas do XFR-S baseiam-se no desenvolvimento de engenharia do XKR-S e do F-TYPE, o resultado é uma super berlina incrivelmente ágil, de resposta rápida e emocionante.

Tanto a suspensão dianteira como a traseira foram revistas e cuidadosamente calibradas ao longo de mais de dezenas de milhares de quilómetros nos centros de testes da Jaguar Cars no lendário Nürburgring, o circuito de alta velocidade de Nardo em Itália e, obviamente, nas estradas preferidas dos engenheiros nos arredores do Centro de Investigação e Desenvolvimento de Gaydon e no norte do país de Gales.

A rigidez lateral global do sistema de suspensão foi aumentada em 30%, tendo a taragem das molas também sido alvo de um incremento igual em ambos os eixos. As mangas de eixo dianteiras foram revistas em conformidade com as exigências superiores das prestações do XKR-S, para proporcionar o aumento da rigidez dos ângulos de camber e avanço, o que, em conjunto com os novos rolamentos das rodas, optimiza a direcção e a precisão de condução. O sistema de direcção beneficiou adicionalmente da instalação das válvulas desenvolvidas para o F-TYPE.

No trem traseiro, um novo sub-chassis permitiu a revisão da geometria de suspensão, o que, associado à maior rigidez dos sinoblocos, novas mangas de eixos traseiras e molas mais rígidas, aumenta a estabilidade, a rapidez e precisão de resposta.

O XFR-S dispõe de novas jantes em liga leve forjadas ‘Varuna’ de 20 polegadas que lhe permitem tirar o máximo partido das alterações incorporadas na suspensão. Estas são meia polegada mais largas no eixo dianteiro e uma polegada mais largas no eixo traseiro em comparação com as jantes do XFR, mas não apresentam um peso superior devido ao tipo de construção utilizado.

Os pneus, desenvolvidos em parceria com a Pirelli exclusivamente para o XFR-S, são 10 mm mais largos, sendo de 265/35 à frente e 295/30 atrás. A diferença entre as jantes e o aumento de largura dos pneus tem o efeito de pré-carga nas paredes laterais para proporcionar um comportamento e resposta da direcção superiores sem prejudicar o conforto.

Os programas electrónicos revistos que controlam o Sistema Dinâmico Adaptativo, o Diferencial Electrónico Activo e o Controlo Dinâmico de Estabilidade funcionam em harmonia com a nova suspensão, jantes e pneus. O Sistema Dinâmico Adaptativo da Jaguar controla activamente o movimento vertical da carroçaria, o rolamento e a aceleração longitudinal através da utilização de amortecedores continuamente variáveis. O Sistema monitoriza as solicitações do condutor e as condições da estrada, ajustando a taragem dos amortecedores até 500 vezes por segundo para melhorar a estabilidade e a agilidade. A selecção do modo Dinâmico pelo condutor proporciona um controlo maximizado carroçaria através da utilização de um amortecimento mais firme.

O Diferencial Electrónico Activo da Jaguar, que pode aplicar de forma instantânea um bloqueio total de binário caso seja necessário, foi recalibrado para tirar máximo benefício da tracção superior disponibilizada pelos pneus traseiros mais largos, pela suspensão com controlo mais preciso e pela potência do motor. O modo ‘Trac DSC’ do Controlo Dinâmico de Estabilidade funciona em paralelo com o diferencial. Desta forma o sistema de controlo proporciona agora uma maior oportunidade de explorar os limites do comportamento do veículo aos condutores mais entusiastas, mas com uma discreta rede de protecção.

O Sistema de Travagem Jaguar High Performance, que disponibiliza uma conjugação inigualável de potência, estabilidade e modulação de elevada precisão, proporcionando os mesmos níveis de confiança. Os discos dianteiros de 380 mm de diâmetro e os traseiros de 376 incorporam ventilação interna para assegurar uma potência de travagem continuada e, no XFR-S, beneficiam da refrigeração adicional proporcionada pelo ar direccionado para a zona inferior da carroçaria.

“A equipa de design estava verdadeiramente consciente de que seriam as soluções aerodinâmicas necessárias para proporcionar a performance do XFR-S que iriam ditar a sua estética. Este é um veículo muito centrado num objectivo claro, e as revisões ao design e os materiais utilizados reflectem precisamente isso.” Wayne Burgess, Studio Director, Jaguar Design

Reflectindo as alterações sob o couro, a aparência do XFR-S foi discretamente modificada para permitir ao veículo atingir todo o seu potencial. O novo pára-choques dianteiro mais baixo, com moldura em fibra de carbono, incorpora entradas de ar centrais e laterais inferiores de maiores dimensões, para proporcionar uma ventilação adequada no compartimento do motor. A fibra de carbono é também utilizada na composição do splitter dianteiro, a primeira de uma série de alterações aerodinâmicas concebidas para suavizar o fluxo de ar através do veículo a velocidades muito elevadas.

As embaladeiras de maiores dimensões e as alhetas aerodinâmicas incorporadas atrás das rodas dianteiras servem para criar um ponto de separação entre a parte inferior da carroçaria e a superfície da estrada, para manter o fluxo de ar junto às secções laterais do veículo durante o maior período de tempo possível. Foi utilizado o mesmo sistema nas secções laterais de maiores dimensões incorporadas atrás das rodas traseiras. Este pára-choques traseiro alongado incorpora também um difusor central em fibra de carbono, de maiores dimensões que o do XFR e que se prolonga mais para debaixo do veículo, tendo como objectivo a redução da força de sustentação. A força de sustentação traseira é também reduzida devido à instalação de um spoiler na tampa da bagageira para gerir o fluxo de ar que se separa da zona traseira da carroçaria. Encontram-se disponíveis duas opções, ambas concebidas com a ajuda da dinâmica computacional de fluidos para proporcionar uma aerodinâmica perfeitamente equilibrada. O spoiler de maiores dimensões incorpora uma secção central do perfil aerodinâmico em fibra de carbono. O resultado combinado de todas as alterações realizadas na carroçaria é uma redução de 68 % na força de sustentação.

As jantes em liga leve forjadas ‘Varuna’ de seis raios, mais largas que as instaladas no XFR, proporcionam ao XFR-S uma presença em estrada mais objectiva e larga e são disponibilizadas de série com um acabamento dual. Nas superfícies exteriores é aplicado um polimento cerâmico, com uma aparência atraente que contrasta com as zonas interiores em preto brilhante. Como opção, as jantes se podem fornecidas em qualquer um dos acabamentos completos: preto brilhante ou cinzento técnico (Gloss Black, Technical Grey). 

A presença assertiva do XFR-S é maximizada com a utilização de acabamentos em preto brilhante em vez de cromado nas molduras da grelha dianteira, grelhas laterais, pára-brisas, vidros laterais, vidro traseiro e tampa da bagageira. A malha das grelhas dianteiras é também disponibilizada em preto brilhante.

Os clientes do XFR-S podem ainda seleccionar uma gama de cores exteriores que podem incluir cinco opções: French Racing Blue, Ultimate Black, Stratus Grey, Polaris White e Italian Racing Red. Esta paleta de cores é complementada no habitáculo do XFR-S com acabamento em couro Warm Charcoal nos bancos e portas, realçado com a utilização de couro com efeito de fibra de carbono. Exclusivo para os veículos R-S, este é utilizado nos apoios laterais dos bancos e nos apoios de braços e reflecte a utilização de fibra de carbono exótica nos elementos aerodinâmicos do veículo. Os bancos têm gravado o logo R-S e podem incorporar acabamento com costuras e micro-debruado contrastantes em vermelho, azul ou marfim. A mesma melhoria subtil foi incorporada na parte superior do tablier, que dispõe de um acabamento em Dark Aluminium com o logótipo exclusivo R-S.

O XFR-S encontra-se equipado de série com um equipamento de som surround de 380W e 12 altifalantes do reconhecido especialista britânico de áudio, a Meridian. Considerado líder em reprodução de áudio e alta fidelidade, o sistema utiliza técnicas digitais de processamento de sinal para criar um palco sonoro excepcional. O sistema opcional de 825W e 18 altifalantes, incorpora o exclusivo sistema Meridian Trifield, que posiciona cada ocupante na sua própria sala de concertos.

XFR-S. Especificações técnicas *

  XFR-S
Motor 5,0 litros V8 Supercharged a gasolina
Cilindrada (cc) 5.000
Diâmetro / curso (mm) 92,5/93
Potencia máxima (CV@rpm) 550 @ 5.500
Potência máxima (kW@rpm) 405 @ 6.500
Binário máximo (Nm@rpm) 680 @ 2.500-5.500
Transmissão Caixa automática de oito velocidades ‘Quickshift’
Sistema Stop/Start Inteligente da Jaguar Sim
0-100 km/h (seg.) 4,6
Velocidade máxima (km/h) 300 (electronicamente limitada)
Consumo combinado (l/100 km) 11,6
Emissões de CO2 (g/km) 270

*Valores do fabricante


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks