| | | | | | | | |   

Primeiro momento de decisão nas Finais Rotax Max 2012

28 November , 2012

Depois das duas sessões de treinos livres de ontem, foi possível verificar que a diferença entre os pilotos era curta… muito curta! O facto de todos usarem o mesmo material garante a todos hipóteses semelhantes de vitória e esta manhã, na última sessão de treinos livres, todos procuraram encontrar a melhor afinação para a qualificação da tarde. As coisas estão a ficar mais quente e emocionantes na pista, mas a temperatura do ar continua muito baixa…

No início do dia a pista estava húmida devido à chuva que caiu durante a noite, o que surpreendeu um pouco os pilotos da categoria Júnior. Ainda assim, Zachary Claman-Demelo assinou o melhor tempo das sessões livres. No entanto, seria um português a brilhar na qualificação, Bruno Borlido. O jovem piloto nacional foi o mais rápido e num pelotão em que 53 pilotos cabem em menos de um segundo, bater o segundo mais veloz, Harry Webb, por 0.159s é sem dúvida uma boa margem. “Estou contente, até porque este era um objectivo e desta forma coloco Portugal em destaque nestas Finais Rotax Max. A afinação do chassis esteve perfeita e conseguimos um bom resultado. Largar na pole position para as mangas de qualificação é bom, mas esta pista é muito rápida e por isso quem vem atrás consegue fazer bons cones de ar e ganhar posições. A vantagem que consegui é boa, mas vamos ver amanhã”, afirmava satisfeito o piloto português.

Entre os séniores Pierce Lehane foi o primeiro a baixar do segundo 61 nos treinos livres, rodando em 1m00.999s. Na qualificação o australiano não conseguiu repetir esse registo, mas ainda assim foi o mais rápido, num treino em que os números ímpares foram dominadores. “Não foi uma qualificação fácil. Estavam todos muito juntos. Consegui arranjar ‘espaço’, mas mesmo assim na melhor volta tive de evitar um adversário logo na primeira curva. Não deu para melhorar o tempo da manhã, mas acabou por ser suficiente. É bom sair na frente, mas penso que a corridas vão ser espectaculares e duras, com 57 pilotos no mesmo segundo”, disse Pierce Lehane.

A classe DD2 Masters foi bastante equilibrada, mas depois de Gonçalo Gaivão ter sido o mais rápido durante o último treino livre, coube a Henry Martin marcar o melhor tempo da qualificação, batendo Florent Lambert por 14 milésimos de segundo. “É bom partir na frente para evitar as confusões, mas estou sobretudo contente por estar a cumprir um sonho com 32 anos. Em 1980 corri com o Ayrton Senna no campeonato da América do Sul onde fui vice-campeão, mas por falta de verba não consegui ir ao Mundial. Agora 32 anos depois e 27 após deixar o karting regressei este ano e estou muito feliz por estar aqui, por fazer parte deste evento maravilhoso que são as Finais Rotax Max,” afirmou o argentino.

Os pilotos da classe DD2 foram os únicos que até agora conseguiram quebrar a barreira do minuto no traçado do KIA ao longo da semana, tendo Xen de Ruwe rodado em 59.101s. Naturalmente que o belga não escondia a satisfação, embora esse não fosse o objectivo para hoje. “Tinha apontado para um lugar no top 5, mas é muito bom sair na frente. Agora nas mangas de qualificação é importante andar bem nas três e ficar sempre entre os cinco, 10 primeiros. O facto de largar na pole position é igualmente importante porque pode permitir-me evitar os toques no início, embora não seja uma garantia absoluta” explica o jovem belga.

Quanto aos portugueses, Bruno Borlido assinou o melhor tempo na categoria Júnior, vendo ainda Nuno Sousa fazer a nona marca.  Nono tempo foi também o que conseguiu João Correia entre os seniores, classe onde Pedro Paixão, Francisco Mora e Luís Silva foram 16º, 24º e 42º respectivamente. Na DD2 Masters Gonçalo Gaivão foi o mais rápido no global das sessões livres, mas a qualificação não correu bem e foi apenas 19º. A fechar o dia Henrique Baptista foi oitavo na classe DD2, Tiago Ribeiro 13º, Eduardo Leitão 22º, Ricardo Leitão 26º e Frederico Duarte 45º.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks