| | | | | | | | |   

Primeiros tempos nas Finais Rotax Max 2012

27 November , 2012

Ontem todas as equipas e pilotos tiveram o primeiro contacto com a pista do Algarve, ainda sem os transponders, por isso sem pressão ou qualquer preocupação que não conhecer o traçado. Hoje as coisas aqueceram a partir das 10 da manhã, altura em que teve início a segunda sessão de treinos livres e onde os pilotos começaram a mostrar ao mundo quem iria ser o mais rápido no KIA ao longo das sessões neste belo dia de sol

Mais uma vez foi a categoria júnior a abrir o dia, com Ross Gunn a revelar-se o mais rápido da sessão, enquanto Bruno Borlido assinava a segunda marca e era o mais rápido entre os concorrentes com os números ímpares. Da parte da tarde houve quem conseguisse melhorar os tempos e dessa forma o espanhol Álvaro Otero acabou por ser o mais rápido do dia, com o tempo de 1m02.461s. No agregado do dia Bruno Borlido foi o terceiro mais veloz, ao passo que Nuno Sousa fechou nos 15 primeiros. Após o primeiro dia com o cronómetro a funcionar Álvaro Otero estava satisfeito. “Estou de facto muito contente com este primeiro dia. A pista é muito técnica e dá muito trabalho ao piloto. Penso que ainda é possível melhorar mais um pouco e é isso que vamos procurar fazer amanhã. Para já tudo parece correr bem e o objectivo é estar na final e depois fazer o melhor possível,” referiu o jovem espanhol.

Espectacular promete ser a luta na classe Sénior, onde nada mais, nada menos de 58 pilotos terminaram as duas sessões de treinos livres dentro do mesmo segundo. A vantagem acabou por pender para o francês Alexandre Finkelstein, que bateu o australiano Pierce Lehane por 110 milésimos. “Este é apenas o primeiro dia, mas as coisas para já estão a correr bem. Vamos ainda tentar fazer mais alguns pequenos acertos, mas a base de afinação para já é muito boa. Esta pista é magnífica, embora a recta seja um pouco longa. Ao longo da semana espero continuar a divertir-me e manter este ritmo”, explicou o francês.

Ao contrário do que sucedeu nas classes Júnior e Sénior, na DD2 Masters os tempos que valeram neste primeiro dia foram os obtidos da parte da manhã, altura em que Guy Pansart foi o mais veloz. “Estou aqui para ganhar e por isso estou satisfeito com a forma como as coisas correram. Depois de já ter sido segundo e terceiro nas finais Rotax, quero ganhar. A pista é magnífica e na sessão da tarde preocupei-me em validar as afinações da manhã e sobretudo analizar quais os pontos da pista em que é possível ultrapassar em situação de corrida”, afirmou o gaulês ao final do dia no KIA.

Num dia marcado pelo domínio europeu, coube ao belga Xen de Ruwe assinar o melhor tempo do dia nas Finais Rotax Max, sendo naturalmente o mais veloz da classe DD2 com 59.419s. Numa categoria em que 51 pilotos cabem no mesmo segundo, o belga é acima de tudo realista. “No ano passado era quinto na grelha da final e acabei por largar de 34º devido a um problema de motor, pelo que sei que muita coisa pode acontecer nas corridas. Para já é um bom começo. O chassis parece estar bem e agora é trabalhar nos detalhes,” disse o homem mais rápido do dia no KIA.

Entre o contigente nacional o destaque do dia vai para Bruno Borlido, terceiro mais rápido entres os Júniores. “Estou satisfeito com o resultado. Claro que conhecer o circuito ajuda, mas estão aqui os melhores do mundo e rapidamente chegam ao nosso nível de conhecimento. Agora vou tentar melhorar o resultado na qualificação e depois lutar por um bom lugar na final”, explicou o piloto português, que nesta categoria tem a companhia de Nuno Sousa que foi 17º. Nos Séniores Francisco Mora foi 11º, ao passo que Pedro Paixão, João Correia e Luís Silva foram 13º, 22º e 38 respectivamente. Gonçalo Gaivão foi quarto nos DD2 Masters. Onde as coisas correram hoje menos bem foi entre os DD2, com Eduardo Leitão a ser apenas 12º, Tiago Ribeiro 31º, Henrique Baptista 32º, Frederico Duarte 47º e Ricardo Leitão 50º.

Amanhã as previsões apontam para um novo dia de sol. A acção regressa à pista a partir das 8h30 com a quarta sessão de treinos livres, que se estende até às 11h25. Após a pausa para o almoço é tempo para as sessões de qualificação, com 15 minutos cada, e que decorrem entre as 12h45 e as 16h40. Entre as 15 e as 17 horas terão lugar as verificações documentais da categoria Micro Max.

 


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks